sexta-feira, maio 16, 2008

Demografia.

"Demografia: Mais mortes do que nascimentos em 2007. Há mais de um século, pelo menos desde 1900 que tal não acontecia em Portugal. O número de mortes superou o de nascimentos, o que significa que o País está em crescimento natural negativo (mais aqui)".
Tendo em conta que “cinco milhões de portugueses vivem no estrangeiro, o que equivale a metade da população de Portugal e, só nos principais países de destino europeu, a percentagem de emigrantes aumentou 52,6% entre 2000 e 2006, de 419 047 para 639 612, revela o Relatório Internacional sobre Migrações de 2007 da OCDE”, como podem ficar espantados com esta brutal quebra de democracia? Felizmente, segundo o governo, tudo está a melhorar neste grandioso pais pelo que é só uma questão de tempo a recuperação demográfica (entre outras).

Etiquetas: ,

segunda-feira, abril 09, 2007

CRIL / IC16

"Um grupo de moradores da Damaia (Amadora) e de Santa Cruz de Benfica (Lisboa) concentrou-se ontem à porta da câmara da capital para contestar o traçado lançado a concurso para a conclusão da CRIL e a ligação ao IC16 no troço entre a Buraca e a Pontinha. Durante cerca de duas horas, os representantes das comissões de residentes dos dois bairros tentaram sensibilizar para a sua causa quem passava em frente ao edifício dos Paços do Concelho de Lisboa. "Este traçado vai ser uma estrada da morte quando existe uma alternativa melhor que está guardada na gaveta", lamentou ao DN Fátima Cardina, da Comissão de Moradores da Damaia (mais aqui)."
Com essa da estrada da morte não vão lá. A verdade é que a maior parte das entradas e saídas da CRIL são do piorzinho planeado e executado em termos de engenharia atravancando o trânsito todo conforme se pode ver na SIC Notícias.

Quanto à pretensão dos moradores, por aquilo que nos foi dado a conhecer pela última edição do “Sol”, o traçado alternativo, por ser em linha recta e atravessar terrenos que se encontram livres de construção, parece ser mais vantajoso.

Só que esses terrenos vazios foram vendidos a um consórcio liderado pelo empresário Pereira Coutinho e incluem a estação de Metro Amadora Este. Ora uma estação de Metro não é construída no meio de nada …

Uma coisa é certa. Não se pode continuar a prejudicar milhares de frequentadores do IC19 e, numa altura em que se fala tanto, permitir as toneladas de poluição gerada por essas enormes filas. A CRIL E O IC16 TÊM DE SER ACABADOS.

Etiquetas: , , , , ,

sexta-feira, abril 06, 2007

"Houve, ou não, pressão do gabinete do primeiro-ministro sobre os directores dos órgãos de comunicação social que veicularam as notícias que questionavam a autenticidade da licenciatura de José Sócrates na Universidade Independente? Houve, de facto, afiançam estes directores, uma série de telefonemas do assessor de José Sócrates a contestar a notícia, numa tentativa de travar a sua repetição na emissão... e houve até a ameaça de um recurso aos tribunais. "Neste caso da Independente senti a pressão, a posteriori, ou seja, apenas depois de termos dado a notícia", conta ao DN Francisco Sarsfield Cabral, director da Rádio Renascença (RR) (mais aqui)."
Felizmente preocupa mais à “Orquestra Vermelha” a vitória de Salazar no concurso do que a Pressão do Governo sobre directores da imprensa. Os “paladinos da defesa da democracia” lá sabem…

Etiquetas: , , , , , , ,

Cartaz Fedorento.

"Cartaz dos Gato Fedorento já foi retirado(mais aqui)."
Um cartaz que diz mal dos portugueses e, por conseguinte, dos próprios autores, só demonstra a mentalidade portuguesa, aonde alguns “sábios” se julgam muito superiores ao comum do cidadão. Independentemente do mérito, foi uma manobra de génio aonde os “comediantes” conseguiram obter publicidade à custa de um assunto sério traduzido numa piada de mau gosto e, ainda por cima, xenófoba aos próprios portugueses.

Claro que a “Orquestra Vermelha” rejubilou de alegria. Afinal são estes “grandes combates” que lhe resolvem os problemas do país.

De qualquer forma seria interessante saber quem financiou o cartaz.

Etiquetas: , , , , ,

quinta-feira, março 29, 2007

Criminalidade.

"A criminalidade em Portugal aumentou dois por cento no ano passado, relativamente a 2005, mas nos homicídios voluntários a subida foi de 20,5 por cento, segundo o Relatório Anual de Segurança Interna/2006, apresentado hoje pelo Governo. A subida de dois por cento na criminalidade foi atribuída pelo Governo ao aumento de dois tipos de criminalidade: entre cônjuges ou análogos (30 por cento) e condução sem carta (22 por cento). Para o secretário de Estado adjunto e da Administração Interna, José Magalhães, que hoje apresentou o relatório em Lisboa, o aumento destes crimes "envergonha o país". No entanto, salvaguardou que Portugal continua ser um dos países "mais seguros da Europa".

Outros dados relevantes avançados no relatório são o aumento da criminalidade cometida em grupo, que cresceu 12,9 por cento, e a subida dos crimes graves e violentos em dois por cento. No caso dos crimes violentos, o maior acréscimo (51,7 por cento) ocorreu no roubo a motoristas de transportes públicos, com 226 casos, seguindo-se a associação criminosa, que aumentou 37,5 por cento para 22 casos, e o rapto, sequestro e tomada de reféns, que subiu 26,9 por cento para 556 casos, sendo que a maioria se inclui neste último grupo e tem a ver, em muitas situações, com a coacção de pessoas levadas até máquinas Multibanco para levantarem dinheiro
(mais aqui)."
Sempre adorámos estas explicações científicas. Afinal a subida de dois por cento na criminalidade foi atribuída pelo Governo ao aumento de dois tipos de criminalidade: entre cônjuges ou análogos (30 por cento) e condução sem carta. Não conta o aumento de 20,5 por cento nos homicídios voluntários, o aumento da criminalidade cometida em grupo, que cresceu 12,9 por cento, e a subida dos crimes graves e violentos em dois por cento. Nem conta os roubos na via pública, que também fazem parte da criminalidade grave, registaram um aumento de 3,5 por cento (quase 12 mil assaltos num ano, ou seja, diariamente uma média de 32 pessoas são ameaçadas e roubadas na rua - ler aqui)."

Ou seja, só corremos o risco de ser assaltados, agredidos ou assassinados pelas nossas namoradas. Ficamos mais descansados.

Etiquetas: , ,

Divulgue o seu blog!