"Houve, ou não, pressão do gabinete do primeiro-ministro sobre os directores dos órgãos de comunicação social que veicularam as notícias que questionavam a autenticidade da licenciatura de José Sócrates na Universidade Independente? Houve, de facto, afiançam estes directores, uma série de telefonemas do assessor de José Sócrates a contestar a notícia, numa tentativa de travar a sua repetição na emissão... e houve até a ameaça de um recurso aos tribunais. "Neste caso da Independente senti a pressão, a posteriori, ou seja, apenas depois de termos dado a notícia", conta ao DN Francisco Sarsfield Cabral, director da Rádio Renascença (RR) (mais aqui)."Felizmente preocupa mais à “Orquestra Vermelha” a vitória de Salazar no concurso do que a Pressão do Governo sobre directores da imprensa. Os “paladinos da defesa da democracia” lá sabem…
Etiquetas: Atirem-me areia para os olhos, Cantas bem mas não me alegras, Chão que já deu uvas., Conversa da treta, ensaios sobre a cegueira, Lullabies., Orquestra Vermelha da Robinóquilândia., Pobre país
20 Comments:
Eu ja ouvi falar disto ha cerca de 4 anos.
Sempre se falou nisto...SEMPRE foi abafado... no meu entender com CONIVENCIA de TODOS os que fazem parte do Governo. Quer a Esqquerda quer a Direita!
TODOS sabiam... SO nunca pensaram que isto iria rebentar a publico!
E AGORA????? que pensam fazer??
Nem sequer sao as graduacoes fantoches que sao o mais importante. O MAIS importante e'a FALTA de DECENCIA e ESCRUPULOS destes governantes!
Se fosse eu ou outro parvonio seria julgado...
COMO sao os meninos que brincam aos governos e desgovernos, ja sairao impunes??
Dizem mais meia duzia de mentiras e fica tudo em aguas de bacalhau! QUE POUCA VERGONHA!!
Comem as papas em cima da nossa cabeca e nos DEIXAMOS TUDO enquanto uns morrem de fome...
A pouca vergonha de uns e o grande descaramento de outros!
Nao ha decencia... que corja!
ACABE-SE com isto tudo de vez ANTES que seja tarde demais!
PORTUGAL MERECE MELHOR!!
Vamos lá a ver se nos entendemos, uma coisa é uma interpretação sobre a política, outra é uma opinião sobre um caso específico do qual já ouvimos falar. Não me esqueço que Sócrates criticou Santana por este colocar a hipótese de ter de aumentar o IVA e a seguir ter sido uma das primeiras medidas a promulgar. Não me esqueço da condenação que Sócrates fez ao modelo da saúde proposto pelo governo anterior e agora até lemos sobre clínicas privadas a concorrerem para ocuparem o lugar dos postos de saúde que este governo está a encerrar. Comparo a actuação do ministro da saúde e tenho de concluir que há indivíduos com a 4ª classe que melhor saberiam desempenhar o cargo. Mas o que me choca é a súbita ênfase que estão a dar a este caso ao mesmo tempo que continuamos a pagar cada vez mais impostos, os combustíveis não baixam, a saúde está a ser entregue a monopólios e ninguém parece mover uma perseguição atroz ao governo por estes motivos tal como o fazem quanto ao curso superior. E mais uma vez, analisando as notícias todas em conjunto, vemos a extrema-direita toda em polvorosa e por coincidência, temos antigos políticos que, não estando em período eleitoral, ou estão a meter-se a jeito ou estão a regressar em força. E, mais uma vez, temos pessoas de poder envolvidas em processos judiciais, desde simples elementos de clubes a políticos. Quer dizer, faz-se um burburinho infernal por um simples curso superior mas não se tenta encostar o homem à parede pelo estado em que o país fica ? Ainda há dias li que o Tribunal de Contas falou que dos 3 últimos governos, este foi o que mais gastou. Mas o importante é o curso superior do Sócrates. Vemos a questão da OTA e do TGV e finalmente começam a falar-se nos proprietários dos terrenos dessas zonas. E se eu pensar que o curso superior do Sócrates, para além de servir para o achincalhar, também serve para abafar o problema grave em que a Madeira mergulhou ? Se eu acreditasse nos políticos, pensaria como muitos e diria em coro ?ai o malandro, a pensarmos que era licenciado e afinal nem o curso tem ou não é reconhecido?. Mas em política nada é o que parece e não é agora que vai deixar de ser assim. Isto não é ter dois pesos e duas medidas, chama-se não raciocinar em massa mas sim ponderar os porquês de certas actuações, as razões para os jogos de cintura.
E depois? num país de "Euribores" quem tem um canudo é rei. Mas quem o não tem também é. Por acaso Narciso Miranda é licenciado? e não foi Presidente de Câmara? e não andou pelos Ministérios? Quanta gente inteligente, com canudos, anda a servir à mesa uma data de burros ricos sem canudo? Mas neste país não foi sempre assim? Uma casta de burros ricos, tacanhos como pedras não foi quem esteve à frente dos nossos destinos? O pior é que ainda permeiam os medíocres.
Há dirigentes, administradores Publicos, que porque são burros como socos, são retirados dos lugares onde foram encaixados. Mas, por esse facto, recebem chorudas indemnizações. Não é premiar a burrice, a estupidez?
Quanto a Sócrates tanto faz ser engenheiro como não ser, as asneiras fa-las-ia na mesma. Já lá esteve o Professor Catedrático e as asneiras foram maiores.
Neste país os inteligentes até têm medo de se aproximarem do poder pois há séculos que aquilo está de tal ordem enrodilhado que quem lá cair fica preso. De uma maneira ou outra fica.
Talvez um politico metalurgico soubesse faz er as coisas de forma mais correcta, soubesse governar o país de uma forma superior. E ele existe e por acaso é o lider de um partido de oposição. E vê o futuro por um prisma mais correcto.
Questão de canudo? claro que não. Com ou sem canudo são todos iguais, os da direita é claro.
Eu acho esta campanha toda uma indecência e uma prova da falta de elevação com que em Portugal se discutem estas questões e se praticam estes actos. A questão está em como combater o oportunismo, o clientelismo, o nepotismo e a corrupção (que não tem só a ver com a dimensão económica) que afligem e atrasam o país. Acho interessante falar do Sócrates e ninguém lembrar o Armando Vara a quem foi criado um cargo especial de "segurança" na Caixa Geral de Depósitos, até que a mesma Universidade Independente, em termos bem mais duvidosos que no caso de Sócrates, lhe ter dado o diploma que lhe permitiu transitar automaticamente para a direcção... querem mais descaramento ????
No entanto, é preciso lembrar que, em Portugla, como noutros países, os únicos cargos para os quais não são necessárias quaisqeru qualificações académicas, nem sequer a 4ª classe são os políticos.
Há dentistas (doutores falsos, engenheiros, padres, médicos, enfermeiros. A seguir metem-se nos partidos e os empregos e as coisas boas é tudo para ele e só para eles.
E há talvez alguns milhares de doutores feitos assim no fim de semana e mesmo durante a semana. São falsos, mas depois põem uma gravata, compram um telemóvel e um carro topo de gama e quem é que os atura? O jaculinodecacia é um deles.
Não ter um canudo ou um título não significa que não se seja capaz de ter uma qualquer actividade brilhante. No geral, os cidadãos que não tem canudos e se destacam na sociedade provam que ás vezes a universidade da vida, é tão boa como "Harvard".
No entanto, o que choca nesta história é que a honestidade do homem que nos governa pode estar em causa.
Depois não admira que muitos jovens estudantes se manifestem contra as aulas de substituição, dizendo que estavam muito melhor a fumar um cigarro no café da esquina, que se manifestem contra os exames ou que, quando chamados á atenção por estarem na conversa ou a brincar com o telemóvel, enquanto o professor explica o teorema de Pitágoras, respondam "Eu não estava a fazer nada "stora"" ou em casos mais extremos "Não me aborreça"...
Com exemplos destes... Para que trabalhar com seriedade se podem tirar um curso qualquer numa faculdade de vão de escada e até, quem sabe um dia chegar a Primeiro Ministro.
Esclareça-se a situação pois se as suspeitas forem confirmadas, o caso é grave.
Não me preocupa absolutamente nada que o 1º Ministro seja ou não Engº.
Conheço doutores ( então médicos!) que são autenticas cavalgaduras e conheco pessoas que, não tendo qualquer titulo académico, é um regalo conversar com elas, tão vasta é a sua cultura.
A questão é a falta de hombridade em assumir a situação, apoderando-se de um título para os quais não tem as habilitações necessárias!
De doutores e similares está o país cheio, basta ver quantos estão no desemprego ou a efectuar tarefas muito abaixo da sua classificação académica!
O que queremos são técnicos competentes, capazes de pôr travão no descalabro da classe média e dos habitantes do interior, que caminha a passos largos para a desertificação ( sem médicos, sem hospitais, sem maternidades, sem sap's, sem escolas, etc. etc.) que,cada vez mais, têm menos condições de vida!
Como digo no início: doutor ou não doutor, para mim é igual ao litro. Governasse ele bem . . .
Começo a convencer-me que isto de terminar cursos aos Domingos é coisa exclusiva de gente inteligente acima da média.
E que as políticas de Direita,quando executadas por gente de «esquerda» têem muito mais acolhimento.
E que copiar propriedade intelectual e publicitar com a intenção de difamar imagem pessoal não é crime.
Vai lá,vai...que até as convicções abanam....
Se isto fôr verdade (facto que eu ainda estou à espera de confirmar) isto seria um culminar de mentiras consecutivas.Para mim não me interessa se ele é Engºou não (isso é uma tarefa para o Ministério Público averiguar), o que me interessa de facto é quando mentiu ao dizer que não subia os impostos e afinal veio a subi-los de forma drástica.Esta situação é que exige a demissão imediata do Primeiro-Ministro.E se o país estava mal, pior ficou com a subida dos impostos!
Caramba,em 1996 trabalhava-se aos domingos nas Universidades independentes,por isso é que este senhor tem um diploma a que não tem direito,como terá sido?Depois do escândalo que rebentou na Independente,já nada me admira.Se temos o país no estado em que está,gradecemos aos grandes exemplos que vêm de cima.Que mais virá a seguir?
A verdade e que Socrates TEM USADO ILEGALMENTE o titulo durante anos a fio.
Socrates foi eleito burlando os Portugueses, nao so com falsas promessas eleitorais, mas tambem com falsas qualificacoes, DEVERIA DEMITIR-SE OU SER DEMITIDO!
Nao entendo porque razao a Ordem ainda nao actuou...
Sera politica?
Ou uma pessoa que, falsamente, use o titulo sem ser na actividade profissional de engenheiro nao pode ser processada pela Ordem?!
Agora aqui e que esta o ponto que o pode safar:
provavelmente Socrates nunca tentou exercer a profissao de engenheiro!
ELE SO QUERIA O TITULO!
No entanto, ao fazer-se passar pelo que nao e, torna-se NUM BURLAO!
Quanto ao diploma ser fraudulento, isso TEM DE SER AVERIGUADO!
Pois sera a 2 ilegalidade, que tornara a 1 ainda mais grave!
Logo, discutir se um curso da Independente e bom ou nao, ou se um nao licenciado pode ou nao ser 1º Ministro, e desviar-se da questao central.
No entanto digo-vos, com conhecimento de causa (a UnI ha bastante tempo que esta nos tribunais, porem a comunicacao social so acordou agora), que a Independente nem sequer deveria estar aberta!
Desculpai-me os ex e actuais alunos mas os vossos diplomas nem deveriam ser reconhecidos!
Nao por vossa culpa mas por causa da instituicao.
Quanto a ser ministro sem ter, PELO MENOS, UMA LICENCIATURA e algo de muito perigoso!
O nivel de informacao com que um ministro tem de lidar e muito grande!
E so quem for competente a lidar com informacao e que pode ser bom governante!
Quem nao conseguiu tirar um curso superior, porque estava mais preocupado com as jogadas partidarias e em aparecer na televisao, como o Socrates, NUNCA PODERA LIDAR COMPETENTEMENTE COM AQUELES NIVEIS DE INFORMACAO!
Se alguem acredita que os chefes de governo nao qualificados mandam alguma coisa entao acorde!
Alguem tem de estar por detras!
No caso de Socrates, assim se percebe a pessima relacao que ele tem com professores ou com quem tem formacao pos-graduada.
Para acabar, achais coincidencia que seja um 1 Ministro que se faz passar por AQUILO QUE NAO E que inventa aquela aldrabice das NOVAS OPORTUNIDADES?!
Escrito por Socrates:
O atraso que nos separa dos países mais desenvolvidos radica, em grande medida, no insuficiente nível de qualificação da população portuguesa.
É das coisas que me posso orgulhar, não há dinheiro nenhum que me pague as horas, as directas, o trabalho e o suor que passei para conseguir tirar o meu curso! Mas eu ainda o tirei à maneira antiga... a estudar!! E essa qualificação (licenciado) podem-ma tirar, assim como o canudo, mas nunca me hão-de tirar o conhecimento que como muitos (Primeiros Ministros) não sabem o que é!
Infelizmente hoje tudo funciona à base do factor "C" e como este tinha uma quantidade de "Cês" enorme mais o auxilio de um povo muito ignorante (pelo menos quem votou nele e caiu na esparrela), lá conseguiu subir para Primeiro Ministro!!
Pelo que está visto não é preciso ser grande coisa nem se esforçar muito para ser um Ministro, basta conseguir mentir mais ou menos e ser um bom actor... Ao menos um ditador (porque ele nem chega a merecer este estatuto) ainda zela pelo País, este só rouba (e não sei se não manda "torturar" também) para proveito próprio e dos seus amigos!!! A corrupção e o degredo imperam pelos corredores da assembleia, bem como pelas Autarquias, Juntas, empresas públicas etc...
Está na hora de se parar com esta pouca vergonha de politicos e repôr a ordem e a justiça em Portugal...
O mundo tecnológico é impressionante, já que a disposição de imagens e palavras chave quando colocadas próximo de outras transmite uma mensagem diferente. O choque tecnológico surge quando se cai na realidade e reparamos que afinal nem mesmo com todas as facilidades tecnológicas conseguimos inverter o percurso da natureza, ela segue os seus trilhos, incólume, alheia aos avanços tecnológicos, como que querendo dizer ao Homem que apesar de todas as incursões, a natureza acaba sempre por repôr o que foi desviado, mudando aquilo que tem de ser mudado, cumprindo aquilo que tem de ser cumprido, compulsivamente ou não. Nada se perde, tudo se transforma. A natureza, essa, permanece imutável apesar das tropelias do Homem que pensa que alguma vez a conseguirá modelar a seu belo prazer.
Na realidade não se trata nem de inveja nem de fraude mas até agora, todas as palavras que li sobre este assunto são meros tiros para o ar numa longa-metragem que se avizinha e para a qual alguns, para não quebrarem a tradição, acataram a postura tradicional de «já que nos afundamos, então afundamo-nos todos». Sabe, RM, desde que assisti à queda do governo anterior fiquei curado quanto à comunicação social. Além disso, as manobras da administração Bush e os actos sem julgamento cometidos por um tal Rumsfeld associados à campanha anti-Iraque que foi feita por praticamente toda a comunicação social do Ocidente demonstram-nos como é extremamente fácil lançar um boato no sentido de manipular o pensamento das massas, nas quais podemos incluir os organismos de informação. A notícia enganosa é espalhada nos jornais de modo estratégico, sendo exaustivamente passados todos os documentários necessários à manipulação cerebral onde se mostrava tudo o que existia de mau no Iraque. O problema é que hoje, manipular a comunicação social vai além disso. Hoje, ela mesmo diz-lhe que tudo o que ouviu falar sobre as tais ADM era mentira, que as provas foram forjadas, todavia não vê qualquer acção enérgica dessa mesma comunicação social no sentido de tentar inverter o curso da guerra, já que sabem que teve início com base na fraude, na mentira. Em suma, uma mentira tornada numa verdade e mantida como tal. É tão legítimo desconfiar que Sócrates não tenha completado o curso como será questionarmos as palavras dos que o acusam, agora penso que devemos analisar todas as vertentes antes de pensarmos já num caso de justiça dizendo que se for inocente tudo bem, senão que seja condenado. Para mim, que nunca analiso este tipo de notícias de modo leviano e muito menos isolado sem a tentar interpretar em conjunto com outras mesmo que por vezes aparentemente nada tenham a ver com o assunto, estamos claramente na presença de uma manobra política. Mas isto é a minha modesta opinião, daqui por uns tempos até pode ser que não tenha razão nas minhas teorias, oxalá !
Não é necessário ser-se licenciado para se governar um País.
O que é preciso é ser-se HONESTO e HUMILDE para se dizer isso mesmo... que não temos curso nenhum. Enganar o POVO não vale sr. PM
Ah Ah Ah Ah Ah Ah!!! Hi Hi Hi Hi Hi Hi !!!! Mas que país de palhaços !! (Com desculpas aos profissionais que muito respeito).
Atão o homem tinha muito que fazer lá no partido e ainda queriam que ele estudasse para tirar um curso ??? Como se isso fosse importante !
Mas agora a sério : Será que ele (o sr sócrates) sabe ao menos a tabuada e tirar uma raiz quadrada? Se assim fôr já pode ser engenheiro.
Ridiculo país que tais filhos nomeia para governantes !
Vendam mas é (o que resta) desta treta aos espanhois ou então entreguem-no ao camarada Eduardo dos Santos, no reverso do que fez o camarada Mário Soares quando entregou (??!!) as colónias aos assassinos, que logo resolve os problemas do desemprego e do deficit.
Como pode este Senhor ter alguma moral para governar o país, mais precisamente a Educação, se ele próprio usou, abusou e gozou literalmente do ensino em Portugal... É vergonhoso!
Acho que não está em causa saber se é ou não engenheiro , se é ou não licenciado. Podia não ser , mas ser um bom governante. O que está em causa é a fraude, a mentira.... o que está em causa é uma universidade, se for verdade, dar uma licenciatura a um politico... o que está em causa é que este sr engº se fizer um projecto de uma casa ela pode cair.... o que está em causa .....
Vá imaginem que vão a um médico cirurgião e ele tem umm curso assim?'??
O que está em causa é o ensino superior...e as boas universidades pagam pelas más....
Espero que não seja verdade o que se diz sobre o curso do sr Ministro.... porque se é verdade compreendo, perfeitamente ,a política da sra ministra de educação: passem todos a doutores e os professores a alunos.
Assim vai o nosso país!
Sr sócrates assuma as suas responsabilidades ou prove o contrário,mas que é estranho é se não vejamos.
Licenciatura em Engenharia Civil na Universidade Independente foi criada pela Portaria n.º 496/95 de 24 de Maio de 1995, embora o diploma tenha, retroactivamente, autorizado o funcionamento do curso desde o ano lectivo de 1994/95. Ora, o primeiro governo de António Guterres (o 13.º Governo Constitucional) toma posse em 28 de Outubro de 1995. José Sócrates torna-se em 30 de Outubro de 1995, secretário de Estado Adjunto da Ministra do Ambiente (ressalve-se que Sócrates só se torna Ministro Adjunto do Primeiro Ministro em 25-11-1997). Nessa desgastante função governativa, José Sócrates parece ter encontrado tempo e concentração, na mesma altura em que prepara e participa na campanha eleitoral durante o ano de 1995 e, já no Governo, a partir de Outubro de 1995, é secretário de Estado Adjunto da Ministra do Ambiente para, quinze anos depois do seu bacharelato, realizar as 11 cadeiras que, em princípio, teve de efectuar para obter o título de licenciado em Engenharia Civil em 1996. Deve ter sido muito difícil, um esforço quase sobre-humano
Também quero um diploma de "inginharia" para pôr o país na cauda da Europa e fazer dele uma quinta do Bush ou uma rampa de lançamento de mísseis da China.
Quero ser "inginheira" para poder enganar tudo e todos com o meu "patuá" e para ir aos Congressos do PS, botar faladura e dizer que eu é que sou a maior. Que antes de eu chegar ao Governo, o país estava à beira do abismo. Comigo, "inginheira", deu um passo em frente.
Viva a ditadura do PS! Vivam as vigarices! Vivam os aldrabões que querem ser "inginheiros"!
Viva o Povo Português que é tão inocente!
Enviar um comentário
<< Home