domingo, março 25, 2007

Elton John - 60 anos

Poucos devem ser os pais que encorajam os filhos a seguir talentos (ou devaneios) artísticos. O desejo de um emprego seguro, de resto, costuma falar mais alto... Mas no caso do casal Dwight, cujo precoce Reginald já tocava piano aos três anos, na sua casa num subúrbio de Londres, a história foi diferente. Oficial da Força Aérea, o pai Stanley, que em tempos tinha tocado numa big band, encorajou o filho a dedicar tempo e atenção à música, ao mesmo tempo que a mãe, Sheila, lhe comprava os discos dos novos artistas em cena, de Elvis Presley a Bill Halley...
Começou a tocar de ouvido e impressionou a primeira professora de música quando, depois desta lhe tocar uma peça de Haendel, o jovem estudante, então com 11 anos, a reproduziu de memória, ao piano. Aos 15 anos ganhou os primeiros trocos ao tocar num bar... Aos 19 formou uma primeira banda. Mas só aos 20 encontrou um nome. Homenageando dois mestres dos blues - Elton Dean e Long John Baldry - Reginald Dwight passou a apresentar-se como Elton John. Hoje, ao completar 60 anos, o homem a quem chamamos Elton celebra uma vida de invulgar sucesso com um concerto no Madison Square Garden, em Nova Iorque e, amanhã, com a edição de uma nova antologia de êxitos. Mas é Reginald Dwight quem pode agradecer a invulgar aposta dos pais.
Gastador compulsivo, tem casas por todo o mundo (cinco, segundo contas recentes). A sua admiração pelo futebol fê-lo investir largas somas de dinheiro no Watford Football Club em meados da década de 70. Apesar de uma irregular relação com o clube de futebol, e de já não ser sócio maioritário, é, por designação, o seu presidente vitalício.
Aos 60 anos, com uma vida finalmente recatada, é dos seus feitos musicais que se volta a falar nesta época de comemoração. Não admira, por isso, que o cantor e compositor faça a festa, hoje, sentado ao piano. Do mesmo modo como foi a sua vida.

DN

Divulgue o seu blog!