quinta-feira, abril 19, 2007

O pântano sem ondas

O pensamento e a filosofia tiveram ao longo dos tempos discussões acerca de saber por exemplo, se o homem está ou é o centro de tudo.

A ciência funciona como um modo de reforçar o antropocentrismo.

Sócrates, o filósofo, acreditava que a vida racional era a melhor, porque para ele, a verdade e o bem eram a mesma coisa.

Infelizmente o bem estar humano é uma coisa, o conhecimento outra.

Conhece a verdade e serás livre.

Ora aqui está um pensamento que os defensores de Darwin, se a teoria for verdadeira, desmontam.

Utilizando um argumento cínico, para os humanistas, a teoria diz que o interesse na verdade não é necessário para a sobrevivência.

As pêgas e os corvos usam o logro para esconder os alimentos. Entre os humanos os melhores enganadores, são os que se conseguem enganar a si próprios.

Assim um político que promete tudo, este mundo e o outro e que acredita na sua promessa terá mais crédito, mas o mais provável é que não cumpra o que prometeu, porque desenvolveu a capacidade de auto engano. Sabe, no entanto, que os humanos não podem viver sem ilusão. Assim é preferível viver a modorra do engano, saber que se está a ser enganado e que a realidade e o seu frio contacto e a angústia que ela provoca, é demasiado pesado para a existência, daí os humanos gostarem mais do logro e nos raros contactos com o mundo real, podem manifestar indignação que rapidamente passa a indiferença. Como o corvo que usa do engano, para enganar os seus semelhantes ou outros predadores, assim os humanos usam o autoengano para não carregarem o fardo da verdade e do real, porque são de facto predadores, os melhores e destes, os mais bem treinados no autoengano, são os mais bem sucedidos, porque melhor enganam os outros.

Os maquilhadores de imagem, ou assessores de imagem modernos e comunicação sabem estes preceitos. São treinadores de predadores. Falo dos políticos.

Assim aconselho que mantenhamos algumas ilusões e que nos desfaçamos das que escolhemos para tal, as que podem amanhã ser empecilhos.

A sorte Sócrates, segundo o CM, ( e a nossa sorte?...):
A sorte de Sócrates nesta situação embaraçosa é que em Belém está um Presidente que preza a estabilidade política. Na história dos 30 anos da actual Constituição Portuguesa, os dois primeiros presidentes (Eanes e Soares, no segundo mandato) destacaram-se pela instabilidade e conflitos com os governos. E Sampaio não resistiu a destituir o Executivo de Santana Lopes.

Cavaco Silva escreveu no prefácio do livro que faz o balanço do seu primeiro ano de magistério que deseja ser um factor de estabilidade das instituições.E é isso que está a acontecer. O Presidente já desvalorizou o caso do diploma e avisou que os principais problemas do País são outros. Tem razão: o marasmo económico e as profundas desigualdades sociais são os problemas que o País tem de resolver com urgência.

José Sócrates terminou a licenciatura em Engenharia Civil na Universidade Independente (UnI) a 8 de Setembro de 1996, um domingo. Das cinco pautas que constituem o processo do primeiro-ministro, as quatro que são assinadas por António José Morais não têm número de aluno, nem semestre, nem ano lectivo. A pauta de Inglês Técnico, assinada por Luís Arouca, não tem data. Nos últimos dias a Inspecção-Geral da Ciência e Ensino Superior (IGCES) exigiu o acesso aos documentos originais do processo do primeiro-ministro.

A estabilidade política é um argumento velho, neste velho sítio. Em nome dela, este sítio, nunca deixou de ser um sítio, para se tornar um país a sério.

Em nome da estabilidade fazem-se habilidades nas contas públicas, para os que vêm a seguir dizer que os anteriores é que não cumpriram os chamados ditames de Bruxelas.
Entretanto, o problema deste país estaria resolvido se os impostos não fossem a rapace duma coisa que se chama estado.

O país não estaria como está se o Euro não tivesse sido negociado como foi, com escudo altíssimo e objectivamente ao serviço de estranhos.

O garrote do impostos e as trapalhadas dos economistas que ditam a lei neste sítio, entre os quais muitos dos que falam sempre em nome da estabilidade, ou seja, a paz podre de um sistema político levaram a um regime morto, por enterrar. A alternância é a causa, a partidocracia e as oligarquias o sopro que o mantém.

A estabilidade, chama-se manutenção no poder, não tem nada a ver com os portugueses que cada vez mais voltam a emigrar, em todo o tipo de profissões. Os imigrantes, a quem se reclama inclusão, os bons, esses voltam às suas terras, ou vão para onde possam ter melhor qualidade de vida. Digo os bons, porque também os há de má índole e que trazem para cá o crime violento que desde o sequestro, ao roubo violento e assassínio frio, lembram, à escala, o que se passa por exemplo no Brasil ou na África do Sul.

O politicamente correcto e a estabilidade não podem ser um pântano.

“As ideologias não têm alma própria. São as prostitutas e os anjos das nossas próprias lutas.” John Le Carré

21 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Cá para mim tenho que com tantos adiamentos das revelações fantásticas, resultou numa promessa que a UI não iria encerrar, alegando terem apresentado plano credível,e calarem toda esta trapalhada em torno do Sr.Sócrates.É que elas poderiam revelar outras ilicitudes.TENHAM VERGONHA!

quinta-feira, abril 19, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Foi a primeira vez que vi uma pauta com um só aluno.Da prometida declaração bombastica passou a declaração com cheiro a graxa.Porquê? Acho que a incoerência foi tanta que ainda ficou tudo mais complicado.

quinta-feira, abril 19, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Lembram-se quando o sr Guterres tambem estava em estado de graça e o povo a aplaudir como que anestesiado pela propaganda?Depois se viu qual era desgoverno.Este senhor agora e exactamente o mesmo ou nao fosse ele o braço direito do sr Guterres. Abandonou o barco tambem.Se fosse outro tinha se demitido na altura.Mas nao.Sem coragem politica nao se chega a lado nenhum.Mas foi eleito. So nesse País.

quinta-feira, abril 19, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Como português que passou por uma Universidade do Estado, há muitos anos, fico pasmado com tantos erros administrativos, com as 4 cadeiras feitas, no mesmo ano, pelo mesmo professor, com a existência de dois certificados diferentes nas datas, nas cadeiras e nas notas, pela existencia de provas feitas em casa, etc. Querem que eu acredite que Sócrates não tem um diploma de favor? Tenham dó!

quinta-feira, abril 19, 2007  
Anonymous Anónimo said...

As "revelações bombásticas" foram abafadas com promessas de alguém do governo....Por isso, não passaram de umas revelaçõezinhas.

quinta-feira, abril 19, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Qual o motivo que levou a inspecção do Ministério que tutela o ensino superior a querer os originais do processo de Sócrates?Não será caso para o Ministério Público investigar este pedido insólito? Há muito lodo naquele processo, perdão, canal ... !!!!

quinta-feira, abril 19, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Sócrates é o maior. Deu porrada nos 700.000 funcionários públicos. Tirou mais 2% para IRS aos reformados. Trata os deputados de dedo em riste. Lançou um olhar tirânico a Maria Flôr Pedroso e José Alberto Carvalho, calando-os até ao fim do debate. Ele é mesmo o maior. Mas se cometeu um "crime" tem que ser julgado. Se não foi às aulas, se não fez exames, como pode ser licenciado? Comprou? Não pode.

quinta-feira, abril 19, 2007  
Anonymous Anónimo said...

A democracia está doente! Já em fase terminal pedindo eutanásia! Acreditem ou não a História repete-se e ontem repetiram-se os antigos raids pidescos. A História ensina que nenhum regime é eterno. Atente-se nos Romanos, Azetecas, Incas, Maias, modernamente nos Bolcevistas, Nazis e Fascistas, o Estado Novo e o Falangismo de Franco. Outros se seguirão.

quinta-feira, abril 19, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Ainda ha portugueses que desculpam o Sr.Socrates?Nao perceberam ainda que o que esta em causa nao sao as habilitacoes mas sim o processo fraudulento de as conseguir?E para ja nao e o melhor primeiro ministro,longe disso.Este povo sofre de cegueira ha 30 anos.Somos a cauda da Europa, meus senhores.Acertar orcamentos de Estado e o que todos fazem ha 30 anos.Empregos?Desenvolvimento?Crescimento?Nada.

quinta-feira, abril 19, 2007  
Anonymous Anónimo said...

O que mais me irrita é estarem a atirar areia para os olhos!Desmontarem e fazerem da mentira, a verdade. É nitida a coacção sobre os actuais dirigentes da UnI que tentam explicar o inexplicável! Imaginem, por isto, que tipo de tratamento será dado a todos os outros assuntos sociais.Tristeza!!

quinta-feira, abril 19, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Mas porque é que o povo está admirado com isto quando neste país uma pessoa tira uma licenciatura e já se intitula Doutor, a mim sempre me disseram desde miúda que doutores são os médicos ou quem tira um doutoramento o resto são licenciados, mas neste país da-se tanto valor aos titulos académicos que esta gente preferem ser Dr./DRA. do que serem SENHORES/AS pois esses são uma minoria.

quinta-feira, abril 19, 2007  
Anonymous Anónimo said...

O QUE INTERESSA É SE ELE COMETEU CRIME(S). ELE ATÉ PODIA SER UM EXCELENTE PM (NÃO É) MAS O QUE SE DISCUTE É SE ELE COMETEU CRIME(S). Desculpem lá as maiusculas mas há aqui pessoal que ou não vê, não quer ver ou gosta de não ver...

quinta-feira, abril 19, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Não se trata de governar bem ou mal, e há muito inteligentes que são crimininosos. No caso, o que se não pode admitir é a MENTIRA descarada do senhor 1ª Ministro. Se alguém compilar tudo o que tem acontecido e o publicar, será internacionalmente o descrédito de Portugal. E vem aí, dentro em breve, a Presidência da UE, que pode ser altura para estas coisas serem muito expostas.

quinta-feira, abril 19, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Tirar cursos superiores em fins de semana a acabar ao domingo, já era normal, mas ainda por cima por correspondência? Pq é que no processo do "aluno" está a prova de inglês e não estão as das outras cadeiras? Será que alguma vez lá estiveram? Porquê a fobia da inspecção em recolher os originais do processo do "aluno"? Quanto mais se mexe mais mal cheira...

quinta-feira, abril 19, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Eu pensava que este pais era uma palhaçada... mas afinal e o pais do Noddy. A verdade e mentira e a mentira e verdade... o país esta condenado ha muito... eles andam a adiar a venda do país aos espanhois... para nao dar muito nas vistas.

quinta-feira, abril 19, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Já estou farto de ver que neste país muito se fala, muito se investiga, mas nada acontece aos notáveis e poderosos. Até quando? Até que a justiça actue de facto ou venha daí um grupo de justiceiros por conta!?!

quinta-feira, abril 19, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Isto é uma telenovela para iludir e enganar o zé povinho, há outros problemas mais graves, que é o seguimento da mesma politica dos seus antecessores porque não esclarecem o povo de Portugal sobre o relatório do Tribunal de contas em que Durão Barroso, Santana Lopes e Sócrates dispenderam com os assessores ou boys 12,8 mil milhões de euros que se faziam 10 ou 11 pontes como a de Vasco da Gama.

quinta-feira, abril 19, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Seja o processo Casa Pia, o caso Camarate, ou as habilitações do primeiro-ministro, a única utilidade é permitir no futuro uma apreciação do pós 25 de Abril.

quinta-feira, abril 19, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Não esta em causa o valor do PM mas o vale tudo por parte desta corja de Politicos que tem governado o nosso Pais nos ultimos 30 anos. O Presidente e o PGR assobiam para o ar, mas na verdade ha claros indicios de corrupção. Ate obras publicas foram dadas ao Pai de um dos professores de Socrates. Enfim Portugal no seu melhor... Eu já não acredito e quero emigrar, pois estou farto de ser explorado!

quinta-feira, abril 19, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Já repararam que toda a questão neste momento anda a volta dos dois certificados do aluno José Sócrates? Pois, no certificado enviado à Câmara da Covilhã não se escreve a palavra AGOSTO, apenas a data em algarismos... E este certificado foi emitido no ano 2000. Pode-se aferir que o certificado emitido em 1996 será o verdadeiro e que o de 2000 contém o erro das datas da conclusão do curso, senão vejamos: 8-8-96 (emitido em 2000)8-9-96 (emitido em 1996). Facilmente se pode cometer ali um erro!!!

quinta-feira, abril 19, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Quando do envelope 9, os deputados criaram uma comissão para saberem toda a verdade. Este caso não lhes suscita idêntica curiosidade? A investigação da UnI terá detectado que Sócrates estava isento de propinas. Mas ele exibiu documentos comprovando o contrário. Quem recebeu o dinheiro? O PGR não entende que uma rápida e profunda investigação ajudaria a imagem do PM, acabando com as dúvidas?

quinta-feira, abril 19, 2007  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!