quinta-feira, julho 26, 2007

Licenciatura de José Sócrates chega a Inglaterra

"O jornal inglês "The Independent" dedicou, anteontem, um artigo à polémica sobre a licenciatura de José Sócrates na Universidade Independente (Uni). Intitulado "Rival acusa primeiro-ministro português de mentir sobre a sua licenciatura", o jornal afirma que esta é uma questão embaraçosa para José Sócrates "numa altura que Portugal assume a presidência da União Europeia" e que o país "pretende relançar a agenda de Lisboa que aponta a baixa escolaridade como factor de estagnação económica".

O texto faz referência a António Balbino Caldeira, auto do blogue doportugalprofundo.blogspot.com, "um militante do PSD", que começou por revelar "alegadas discrepâncias sobre a carreira académica" de José Sócrates. Posteriormente, "os jornalistas descobriram que as qualificações não seguiram os normais procedimentos e que quatro das cinco cadeiras foram leccionadas pelo mesmo professor, António José Morais".

José Sócrates, diz o jornal, "entrou em 1995 para a universidade e obteve o diploma em 1996 quando era secretário de Estado. Mas na biografia oficial já se dizia que tinha obtido o título de engenheiro. José Sócrates admitiu depois tratar-se de um lapso e o site do governo alterou este ano o seu curriculum retirando 'Engenheiro Civil'" passando a 'Licenciado em Engenharia Civil'".
"Tais distinções são muito importantes num país onde os títulos de engenheiro ou doutor são valorizado para alcançar um bom lugar", referiu o "The Independent
".


Expresso

Divulgue o seu blog!