quarta-feira, outubro 24, 2007

Desemprego.

"As novas regras do subsídio de desemprego, mais apertadas e inflexíveis com os beneficiários, entraram em vigor este ano e fizeram disparar em 440% o número de recusas para obter a prestação social nos primeiros nove meses de 2007 .

16 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Como sempre e como em tudo continuam a roubar quem trabalha. As medidas não deviam de ser estas mas sim passar o parlamento a metade dos desempregados que lá estão e ainda receberem apenas 30% do valor mensal que estão a ganhar. Que ainda assim o salario seria muito acima da média para quem não trabalha. Medidas destas por todo o pais, como exemplo as camaras, de certeza que as pessoas que iam para lá seria para resolver problemas da sociedade e não para proveito proprio.

quarta-feira, outubro 24, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Quem trabalha só pode regozijar-se com estes resultados, devendo até exigir maior ambição ao governo! Toda a gente sabe que há muitos vadios que vivem à custa do Estado, "chulando" as receitas que vêm de quem trabalha por conta de outrem. Por uma questão de justiça, viva o rigôr e a exigência

quarta-feira, outubro 24, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Concordo com a medidas mais apertadas para a concessão do subsídio de desemprego, agora é tb necessário que os centros de emprego tenham vergonha de notificar pessoas para se apresentar a para preencher vagas em empresas cujo valor mensal que ofereçem é inferior ao ordenado mínimo nacional. Esta ilegalidade não pode existir. Esta situação passou-se com um meu familiar, professor desempregado que foi chamado ao centro de emprego do Barreiro para uma empresa de trabalho temporário, onde lhe oferciam 340€/mês para um horário laboral de 9h por dia, 5 dias por semana, durante todos os 9 meses de duração do contrato, isto é, horário completo. Esse meu familiar confrontou a funcionária do centro de emprego com a ilegalidade e a resposta foi ou aceita ou perde o subsídio. Não teve alternativa e aceitou, entretanto com a ajuda da família não nos restou alternativa senão recorrer a uma queixa ao tribunal para fazer valer os direitos dele e repôr a legalidade. Ou será que os funcionários dos centros de emprego não sabem que é ilegal que o vencimento para horário completo seja inferior ao ordenado mínimo nacional?

quarta-feira, outubro 24, 2007  
Anonymous Anónimo said...

ponham quem está a receber o subsidio de desemprego e o rendimento social de inserção a apresentarem-se diáriamente nas juntas de freguesia e vêm como o número reduz drásticamente (ao apresentarem-se na junta de freguesia naão terão gastos em deslocações )

quarta-feira, outubro 24, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Os trabalhadores portugueses estão a pagar os erros dos nossos políticos e responsáveis pelos desígnios do nosso país. Ao longo dos anos nunca houve coragem desses repsonsáveis para punir quem não cumpre. eles próprios não são os principais culpados ao arranjarem trabalho para uma data de inválidos que não sabem fazer nada e só têm ordenados churudos. Agora como veem que a fonte pode secar, toca a dar cabo de quem trabalha, porque esses tem de manter a bola baixa. É também uma estratégia política de manter a malta quieta. ABRAM OS OLHOS MEUS AMIGOS ISTO ESTÁ MUITO MAU... pior não há alternativas políticas...

quarta-feira, outubro 24, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Ver tudo metido no mesmo saco é triste nos centros de segurança de social só se veem pretos , indianos, brasileiros etc que vem para Portgugal aproveitar tudo o que podem. Quem sempre cumpriu nao tendo baixas consecutivas deixou a familia para tras e agora teve o azar de ficar desempregado paga pelos abusos Se fosse como n outros piases onde não entra ninguem até os nasceram nesse pais estarem empregdaos E as refromas vitalicias além do presidente da republica , quel o fundo de onde as vao buscar . Para isso condenam os portugueses a trabalhaos forçados (prolongamento idade da reforma)Que merda de pais

quarta-feira, outubro 24, 2007  
Anonymous Anónimo said...

só uma pequena correcção ao que diz a D. Maria, não estamos numa 'merda de Pais', mas sim num Pais de Merda... Mas também, com a Porcaria que está no Governo não se podia esperar melhor. As maiorias absolutas têm disto... destroem tudo sem ter ninguém a incomodar!

quarta-feira, outubro 24, 2007  
Anonymous Anónimo said...

O desemprego, só por si, já é um drama para os trabalhadores. Nada pior do que um governo voraz, quo os trata como pedintes ou criminosos. As actuais regras são criadas para dificultar a vida e não por qualquer tipo de justiça social. A apresentação quinzenal de candidaturas ao emprego é uma aberração que apenas obriga os desempregados a gastar dinheiro e as empred«sas a atirar cartas para o caixote do lixo. Claro que o objectivo é aproveitar qualquer quinzena falhada, para retirar o subsídio ao desempregado. É um bom começo para a tão apregoada flexisegurança, que nos moldes nacionais já se viu o que vai ser.

quarta-feira, outubro 24, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Como se pode pedir às pessoas para procurarem emprego se nos centros de emprego não existem ofertas? É lamentável que as medidas governativas tenham em vista a eliminação de custos em vez de fomentar o emprego e aumentar receitas dessa forma. É a visão miserável de maus gestores que populam em todos os sectores da sociedade moderna. A antiga responsabilidade social desapareceu. Começam-se a dar os primeiros passos no seu retorno, todavia, já há quem faça da responsabilidade social mais um modelo de capitalização. Na verdade, a simplicidade ajuda, como diria Ockham; no equilíbrio entre a rendibilidade e a responsabilidade social encontra-se o modelo correcto de desenvolvimento. Haja coragem para o executar!

quarta-feira, outubro 24, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Pois é exmos. Por uns, pagam todos. Concordo plenamente com a Maria Mateus nna medida em que deveriam primeiro empregar os "nossos". Contudo, acho que já era tempo de se cortar em alguns excessos, e sem dúvida que foi um bom começo...440%!! Vamos esperar para ver as novas medidas do nosso governo. Estou curioso para ver o que segue as 1500 penhoras, novas regras da SS... 2008 = ano de aumento de impostos?? (pelo que se lê nos jornais). Eu diria que já só falta "voltar" a subir o preço dos veiculos automóveis e continuar a esquecer a reforma imperetrivel que os transportes públicos já deveriam ter sofrido há tanto tempo. Esperemos para ver!

quarta-feira, outubro 24, 2007  
Anonymous Anónimo said...

E mais facil pedir o RMN e ter acesso a este do que ao Sub. desemprego. Vergonhoso num pais que desde 76 defendeu os direitos dos trabalhadores, mais vergonhoso ainda ser um governo de centro esquerda (desculpem o insulto)... Reformas milionarias onde ninguem toca, direitos adquiridos em empresas publicas, onde ninguem se atreve a contestar. Quem paga, claro são sempre os mesmos! quem trabalha, quem produz... O amigo Zeca Afonso ja produzia novamente mais musica para este bando de oportunistas incompetentes, colocados pelos amigos como governantes.

quarta-feira, outubro 24, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Apesar de se correrem sempre os normais riscos de penalizar quem, por azar, foi apanhado nas redes do desemprego, estas políticas visam combater os desempregados crónicos. Não são poucos os casos conhecidos de pessoas que fazem carreira no desemprego, auferindo vencimentos quase idênticos a quem realmente trabalha, mas não dispendendo das verbas normais para deslocações e refeições, resultando que auferem, por vezes, mais desempregados do que empregados! Como trabalhador não posso achar justo uma situação destas. E por isso aplaudo. Mas, e porque um dia posso estar do outro lado, alerto que o sistema deve tratar de forma justa que apenas por partida da vida se encontra nessa situação, e não se trata de desempregado crónico. Também de referir, como já referido, os "emigrantes" que fazem campismo nestes locais para amealharem todos os benefícios sociais que tanto eu como os portugueses trabalhadores pagam em impostos! Isto sim é injusto.

quarta-feira, outubro 24, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Os desempregados com mais de 55 anos deveriam de ter mais facilidade na reforma antecipada.Estes ao manterem-se no merca do de trabalho vão contribuir para o desemprego a dobrar, isto é:Os jovens não arranjam emprego, que estão a ser ocupados por aqueles,alguns até entretanto já reformados e com duplos empregos)e os jovens a ver os anos passarem no desemprego e sem perpectivas de vida e sem poderem constituir família e renovarem a geração envelhecida.Assim dentro pouco tempo teremos os desempregados de hoje reformados e osjovens de hoje no desemprego ou com empregos precários.Alguns vão emigrar e quandoestiverem velhos então regressarão.

quarta-feira, outubro 24, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Mais uma vez se vê o tipo de gentinha que existe em portugal, todos se atacam consoante a posição em que estão. ainda não perceberam que o que eles (governo do socrates/cavaco e co. ) querem e´dinheiro e como não há .. roubam os pobres (cortam no subsidio de desemprego,cortam os aumentos, aumentam os impostos directos e indirectos, multas por tudo e por nada, caça ao tostão mesmo sem terem razão para receber , dificultam o acesso há justiça , etc) . se realmente quisessem resolver o problema era muito facil.. e´só contar o numero de politicos com reformas e com dois ou mais cargos na função publica e cortar como estão a cortar em baixo. mais .. e as empresas de transportes e obras publicas etc , perguntem quantos directores tem e começem a cortar . os portugueses não tem noção que entram em portugal há 20 anos em media 7 milhoes de euros por dia onde está esse dinheiro???? quem ficou com ele?????? os politicos em portugal só sabem roubar nao tem moral nem sentido de estado e agora com os dois comandantes mor no governo (socrates e cavaco) apertem mais o cinto porque isto ainda vai piorar, eles acham que são senhores da verdade absluta e isto está a um passo de se desmoronar e virar uma ditadura . Quanto ás criticas aos desempregados, tenham respeito pelas pessoas e façam as contas do que os desempregados recebem e vejam se dá para viver razoavelmente!!!! 20 anos * 365 dias * 7 milhoes de euros = 51 100 milhoes de euros , sem contar com juros ou inflação fora os que recebem dos impostos , foi quanto estes senhores receberam e dividiram entre eles , abram os olhos meus senhores... ps. algum de voces já foi a um centro de emprego hoje em dia? e´uma vergonha o que ali se passa e´pior que a sopa dos pobres e esmola da igreja tratam os desempregados como ladrões quando os ladrões são eles.

quarta-feira, outubro 24, 2007  
Anonymous Anónimo said...

No dia em que o trabalhador responsável ficar no desemprego, irá receber o respectivo subsídio. Só deixa de o receber se não cumprir com as suas novas responsabilidades. Se receber alguma proposta, só tem é de a aceitar, que ao fim ao cabo é por essa razão que está inscrito no centro de EMPREGO. Esta medida é muito boa. O centro de emprego serve para quem não consegue encontrar emprego pelos seus próprios meios. Nessa situação, só tem que aceitar a proposta do centro de emprego, caso contrário, não lá está para mais nada que receber o subsídio. Esta medida é um incentivo à procura activa de emprego. A taxa de desemprego vai diminuit por duas razões. A primeira: Quem não se quiser sujeitar a um emprego com um vencimento baixo, terá que se esforçar mais. Ao se esforçar mais, como em tudo na vida, obtém resultados. A segunda: Quem vive à conta do subsídio de desemprego, e não quer trabalhar, vai perder o direito ao mesmo. Se calhar até seria boa ideia aceitar a proposta.

quarta-feira, outubro 24, 2007  
Anonymous Anónimo said...

"Quem vive à conta do subsídio de desemprego, e não quer trabalhar, vai perder o direito ao mesmo. "

Aqui concordo... E já agora acrescentem-se à frase os rendimentos minímos, as casas à borlix, etc, etc...

"Quem não se quiser sujeitar a um emprego com um vencimento baixo, terá que se esforçar mais. Ao se esforçar mais, como em tudo na vida, obtém resultados. "

Aqui discordo, apesar de poder concordar pontualmente... Esforço?!?!? Ei! Isto é Portugal! As CUNHAS é que possibilitam resultados neste triste país! O esforço tem pouco que ver com a questão... :)

quinta-feira, outubro 25, 2007  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!