terça-feira, outubro 16, 2007

E a criminalidade continua a diminuir...

"A delinquência juvenil é um problema cada vez mais grave em toda a Europa. O número de crimes praticados por jovens até aos 17 anos, mas, sobretudo, por miúdos abaixo dos 14, tornou-se uma preocupação para as autoridades, que não têm forma de lidar com o problema: inimputáveis perante a justiça, estes delinquentes juvenis são detidos mas fogem dias depois das casas de correcção, regressando novamente à vida marginal, num ciclo vicioso.

Em Espanha, a polícia vai criar uma brigada especial para combater este género de criminalidade face aos números do ano passado: mais de 94 mil adolescentes espanhóis detidos. E tenciona seguir o modelo adoptado em Inglaterra de responsabilizar os pais pelos crimes dos filhos, obrigando-os a pagar os danos causados. Em França estão também a adoptar-se medidas drásticas depois dos distúrbios que jovens imigrantes dos subúrbios de Paris causaram durante semanas: Sarkozy - eleito, aliás, depois de prometer resolver o problema -- quer aviões-espiões a sobrevoar a capital gaulesa a baixa altitude. Em Portugal os casos são diários -- assaltos, carjacking, roubos por esticão -, mas ainda não foram tomadas medidas específicas.

Para um problema comum, uma solução comum. A União Europeia deveria reflectir numa legislação conjunta. E há sempre o exemplo de Rudolpho Giuliani, o ex-mayor de Nova Iorque, que criou a teoria da "janela partida": punir o miúdo que parte um vidro, para não se tornar um adulto assassino.
Lá resultou numa quebra significativa da criminalidade. "

Editorial do DN

O politicamente correcto está a ficar desesperado. Até propõe medidas “fascizantes” utilizadas pelos imperialistas americanos!!!

Divulgue o seu blog!