terça-feira, outubro 23, 2007

'STAND-UP COMEDY'

"Convenço-me de que só há pobreza no mundo porque os processos de a combater impõem rigorosa burocracia. Um sujeito que saiu do sofá entre as noites de terça e quarta-feira contribuiu para a iniciativa "Levanta-te contra a pobreza" ou simplesmente foi comprar cigarros? Eu, por exemplo, levantei-me no período em questão 87 vezes e se calhar não salvei vida nenhuma. Pelos vistos, a eficácia do gesto dependia da inscrição num "site", do uso de uma faixa branca e de gritar em simultâneo uma mensagem sentida. Julgo que também servia cantar em frente ao Parlamento ou deitar-me na Cidade Universitária. Segundo percebi posteriormente, sem o cumprimento desses preceitos era inviável conquistar um lugar no Guiness Book e, não esquecer, erradicar a miséria.

Não haverá maneira de simplificar os requisitos dessa erradicação? Se, conforme está estatisticamente provado, basta às pessoas porem-se de pé e berrarem para que os pobres da Terra ascendam à prosperidade, contabilizar as reacções de um mero estádio aos erros do árbitro resgataria da indigência metade da Libéria.

Infelizmente, insiste-se em desperdiçar os recursos disponíveis, o que perpetua a penúria de milhões e, pior, abre caminho a toda a sorte de crendices. Por incrível que pareça, em pleno século XXI ainda existem lunáticos que prescrevem aos países menos abonados ridículas mezinhas: abertura aos mercados, concorrência, iniciativa privada, liberalização das trocas, redução da corrupção, produtividade, crescimento económico e, em suma, as diversas encarnações do capitalismo globalizado, selvagem e irracional.

É tempo de dizer chega às crendices. É igualmente tempo de aproveitar o esforço de inúmeras criaturas que se levantam a cada instante, sem data marcada e sem regras apertadas, na garantia de que um bocadinho da pobreza é erradicado sempre que um homo sapiens regressa à posição que o celebrizou. Ou vamos esperar que a pobreza desapareça, digamos, por milagre? Nesse caso, mais vale esperarmos sentados
."

Alberto Gonçalves

Divulgue o seu blog!