terça-feira, novembro 13, 2007

Os economistas e gestores que não saberm o valor do dinheiro; ou o que custa um choque de gerações

As perdas resultantes do investimento no mercado norte-americano de crédito hipotecário de alto risco (subprime) podem atingir um máximo de 400 mil milhões de dólares (275 mil milhões de euros) nas contas dos maiores bancos mundiais.
Esta é a estimativa dos analistas do Deutsche Bank e surge depois de já terem sido contabilizadas perdas no valor global de 40 mil milhões de dólares.
O analista Mike Mayo, do Deutsche Bank, alertou ontem, numa nota de investimento, que as perdas devido às falências no mercado de subprime podem variar entre 150 e 250 mil milhões de dólares.
Valores que têm em conta um valor global de empréstimos neste sector na ordem dos 1,2 biliões de dólares.
Uns adicionais 150 mil milhões corresponderão às perdas provocadas pela exposição a produtos derivados baseados em activos do subprime.
Um outro analista, David Hilder da Bear Sterns, reforça esta posição, calculando que as perdas relacionadas com o crédito hipotecário de alto risco nos EUA deverão oscilar entre os 150 e 250 mil milhões de dólares, num mercado de 2 biliões. "Tendo em conta as nossas perspectivas - que prevêem um aumento dos empréstimos nulos relacionados com hipotecas e papel comercial - acreditamos que são maiores as probabilidades de as provisões crescerem", explicou Hilder numa nota.
Recorde-se que, nas últimas semanas, os maiores bancos mundiais anunciaram provisões num total superior a 40 mil milhões devido à sua exposição ao subprime. Uma situação que resultou nas demissões dos presidentes do Citigroup e da Merrill Lynch. Por outro lado, as bolsas caíram significativamente sempre que foi sendo conhecida a exposição dos bancos a este mercado.

DN 13/11/2007

Não existe, não vai atingir ninguém, excepto os pequenos e médios accionistas e a economia real.
O segredo é a alma do negócio dos predadores.
Trata-se de uma crise financeira sem precedentes igual ou pior que o grande crash dos anos 20.
É claro que os donos do dinheiro ficarão sempre bem. 0s 100 mais ricos do planeta, habitualmente professam a mesma religião.
Por cá, aprova-se um orçamento de mentira e a EU diz que está tudo bem, sendo uma união fictícia e a cair.
Deus nos proteja da miséria, eu por mim preocupo-me com os meus filhos e netos.
Trata-se da insustentabilidade e leveza do ser que o não é, o estado.
Este, e outros estados, morreram quando a gestão foi entregue a meros jogadores que nunca souberam o valor do dinheiro, afinal sempre brincaram ao monopólio e agora e há, muito brincam com o dinheiro dos outros, são os quadros superiores das novas escolas da economia.
São jogadores de roleta, espero só que a roleta se transforme em roleta russa com 6 balas no tambor.
Os velhos economistas e os velhos que faziam pelo porvir defendiam-no, estes nunca souberam o que custa ganhar dinheiro vivo, afinal é tudo virtual para eles, tudo virtual, …até as mulheres que apresentam e os filhos que têm, que entregam todos os dias aos cuidados de estranhos.
Por aqui um ministro tipo calimero que é ministro da justiça, vá lá saber-se porquê, comprou , com o nosso dinheiro frota de automóveis topo de gama, o da saúde manda embora contratados a prazo e contrata-os a empresas a preços proibitivos, gostaria de saber de quem são as empresas e quem são os gestores, eu, e penso que muitos outros, mas o rebanho aumenta e com ele a miséria que se aproxima…
Quem se opunha às democracias parlamentares com parlamentos de marionetes sabia o que dizia e fazia, o resultado não tarda…
O que faz o PR?
O estado de direito democrático no seu melhor.
Santana diabolizado por quem o odeia ou tem medo do que pode saber por muito menos, infinitamente menos foi demitido, falo do rosário de porcaria que o PM do sítio tem feito, ou seja, governação virtual, vem tudo na internet, mas nada existe, tudo isto é fado...
Fiquem bem, neste Outono em que até a chuva não cai e a EDP continua a descarregar a água das barragens.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

A religião de que falo é a religão do poder do dinheiro, a plutocracia.
Toupeira

terça-feira, novembro 13, 2007  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!