segunda-feira, novembro 05, 2007

“Ser de esquerda significa apoiar o Estado e, temo, ser anti-americano”


"Deus sabe os terríveis crimes que a esquerda cometeu no século XX, mas era boa na luta contra o fascismo. Bom, nem sempre, mas quase sempre. E o seu lado mais nobre era o internacionalismo, a solidariedade, a camaradagem. E eu perguntei-me: porque é que tudo isto desapareceu? Nunca consegui ver ninguém de esquerda dizer: esperem aí, porque é que não apoiamos as pessoas que, no Iraque, querem exactamente o mesmo que nós e que sofreram mais do que algum de nós pode sequer imaginar?

Depois, percebi uma coisa terrível: que as pessoas que são vítimas de movimentos extremistas e de regimes ditatoriais cujos actos não podem ser atribuídos à responsabilidade dos americanos passam a ter muito pouco apoio. Por exemplo, as feministas iranianas, os palestinianos secularistas, os sindicalistas chineses. É só quando o sofrimento das pessoas pode ser atribuído à América, ou ao Ocidente em geral, só nessas condições é que merece solidariedade.

O Iraque é um exemplo clássico disto que lhe estou a dizer. Nos anos 80, quando Saddam era aliado dos EUA, as pessoas em Londres reuniam-se, choravam, sofriam com o sofrimento dos iraquianos. No momento em que Saddam invadiu o Koweit e se tornou inimigo da América, foram-se todos embora."

O que resta da esquerda ou como a esquerda está sempre pronta a desculpar mais depressa Saddam e Osama do que George W. Bush. Entrevista com Nick Cohen, que acaba de lançar “O que Resta da Esquerda?” em Portugal
(mais aqui)

Etiquetas:

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Uma das questões mais relevantes que Nick Cohen levanta nesta entrevista é precisamente o relativismo ético patente nas posições assumidas por uma (dita) esquerda no que toca à emancipação das mulheres, no seio das culturas islâmicas. O tal sentimento de solidariedade para com todos os que estejam a ser vítimas de quaisquer arbitrariedades - políticas ou religiosaas - parece, efectivamente, só funcionar quando tais arbitrariedades são cometidas pela administração americana ou seus aliados. Infelizmente, temo que a orfandade ideológica que se abateu sobre a esquerda após a queda do bloco de leste tenha acabado por fomentar uma enorme incapacidade em conviver com a democracia.

segunda-feira, novembro 05, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Concordo o que ele afirma sobre a esquerda. Sou da esquerda e desilludi com ela.Esta ideologia perdeu o rumo. Sempre pensei que o multiculturismo não seria resposta para aceitar a cultura europeia.Adoro esta cultura mas tem muitas imperfeições... A esquerda não tem o direito de dar lições de moral tal como a Direita! Não sou anti-americana,jamais! Se este autor fala por alguns esquerdistas, eu não sou um deles.Eu apoiei a Invasão embora fosse tão mal planeada...A esquerda começa ter alguns aspectos de fascismo.Por ex: desculpam muito Saddam e Bin Laden...Como se os extremistas islâmicos fossem umas vítimas...

segunda-feira, novembro 05, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Este nao percebeu ainda o que e a esquerda. Para comecar, Hitler, mussolini, o Fascismo, o nazismo, Jorge Sorel, o nacionalismo, os varios nacionais-socialismos e nacionais-sindicalismo sao tudo manifestacoes da esquerda. Os maiores massacres do Sec. XX; holocausto nazi, gulag purgas e campos da morte sovieticos, revolucao cultural de Mao Tse tung, campos da morte de POL POT tiveram origem na esquerda, que muito cedo foi adepta de erradicar os seus opositores. Basta ler com atencao alguns escrito de Marx e Engels, entre outros para verificar ate que ponto e racista/violenta. Dizer que o fascismo e o nazismo eram de direita e a maior mentira do Sec.XX, por isso tanta gente de esquerda apoiou Hitler. E era muito mais facil a um comunista tornar-se fascista do que a um democrata. Esperemos que essa mentira morra rapidamente no Sec. XXI. Para compreendera diferenca entre esquerda/direita e necessario recuar no tempo muito mais longe que a revolucao francesa, ate a Grecia antiga e esses arquetipos que eram Esparta e Atenas. Esparda e o arquetipo da esquerda. Atenas o arquetipo da direita. O que diferencia a esquerda e a direita e que para a esquerda o grupo tem mais valor que o individuo enquanto para a direita o individuo tem mais valor que o grupo. A esquerda quer todos iguais, mesmo que sejam todos escravos. A direita quer o individuo livre, ainda que a custa da desigualdade. Dessa diferenca provem a atitude de esquerda e direita relativamente a economia. A esquerda quer uma economia planificada e estatizada para impedir o individuo de se libertar do grupo. A direita quer a liberdade economica para o individuo se poder libertar. Outra diferenca elucidativa e o modo como a direita se rege por relacoes de causalidade e a esquerda por sentimento. Quando a esquerda diz "ISSO" nao e justo, esquece convenientemente procurar saber o deu origem a esse "ISSO". Por isdso vos digo, do fundo do do coracao: ****-se a esquerda. E se pensam que ela esta moribunda desenganem-se, esta bem viva e recomenda-se. E o totalitarismo esta de regresso, pela mao da UE.

segunda-feira, novembro 05, 2007  
Anonymous Anónimo said...

A esquerda é dogmática, cega e maldosa. O problema dos direitos humanos das mulheres nos países islâmicos não parece ter importância nenhuma. É tudo mascarado com ilusões de anti-americanismo primário, onde assoma uma intolerância muito grande à liberdade. A esquerda nunca deixou de ser primária, e eu nunca vislumbrei um neurónio válido num cérebro de esquerda. Palavra. Não conheço uma pessoa de esquerda inteligente! E conheço muita gente do Bloco de Esquerda...

segunda-feira, novembro 05, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Gostei muito do excerto da entrevista e vou comprar o livro. A análise parece-me correcta: por acaso já se perguntou a Ucranianos, Russos e Moldavos que vivem em Portugal como era viver na União Soviética? não convém porque isso é um problema distante que não nos diz respeito e se calhar as pessoas nem gostam de falar nisso, não é?, de facto Bush não é comparável com a maioria dos ditadores que conhecemos simplesmente porque daqui a um ano ninguém mais se lembra dele. Daqui por um ano vamos continuar a gramar com Putin , Chavez e se Deus quiser já não com o Fidel, os dirigentes chineses que são sempre os mesmos, o da Coreia do Norte, o do Irão, etc. Quem quiser assumir as despesas de polícia do mundo como fazem os americanos tem porta aberta...mas precisa de dinheiro para isso e eu por mim não trocava os americanos pelos cineses ou russos..Deus nos livre então é que era o bom e o bonito, ou não seria? Ps: a leitora que ficou admirada com o progresso mundial só deve documentar-se porque de facto há menos pobreza no Mundo.

segunda-feira, novembro 05, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Cresci nos anos 80 e ainda havia o Muro de Berlim. O mundo dividia-se em duas partes: Esquerda e Direita. As pessoas que são próximas de mim pertenciam á 1ª ideologia mas nada questionava sobre a origem desta.O que quer dizer? Á medida que cresci, fui 'educada' para ser esquerda e aceitar causas da esquerda sem questionar esta ideologia. Desprezava a DIreita por achar que não compreendia as necessidades das pessoas na educação,na pobreza,etc. Só sei uma coisa: Considerava-me como esquerda sem a questionar. Mas agora como tenho 35 anos, eu pendo mais para centrismo.Posso ter ideias liberais mas também posso aproximar das algumas ideias da Direita. Como Goebbels disse muito bem: a maior mentira é a maior verdade...Não acredito que a Esquerda seja uma mentira,simplesmente fomos 'educados' que a esquerda protegia o individuo e que a direita era o diabo. Se soubesse que as mães diziam aos meninos que não queriam comer a sopa,manipulavam-os: Olha os comunistas que comem criancinhas!... Nem a Direita é uma ideologia perfeita...Mas tem razão: Mussolini pertencia á esquerda antes de aderir ao fascismo mas HItler, nunca!Extrema-direita é á parte, não surgiu durante o aparecimento da esquerda.Esta ideologia só tem um fundador:Hitler! Como vê,quem não tem causa, não tem fé nenhuma e podia considerar-se como 'cobarde'.Assim é que se pensava...Sabe, os assírios eram espertos: uma moeda cunhada por ordem do rei,era uma forma de 'educar' as massas:Para quê? para conter as revoltas. Foi sempre assim com as ideologias.Quem pertencia á esquerda perante a Direita,era considerado um parasita da sociedade e vice-versa. A educação nas mãos das ideologias radicais que esteja no governo é muito perigoso. Enfim, se sou da esquerda(pouco...),então devia ser considerada uma fascista. Hoje, dou mais valor á liberdade individual e á liberdade de expressão por isso tenho grande respeito pelos americanos apesar dos disparates que os políticos americanos fazem...É por esta razão que prefiro os americanos do que os russos e os chineses. Nem estes sabem o que é a Democracia e o seu valor...

segunda-feira, novembro 05, 2007  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!