segunda-feira, novembro 05, 2007

Vem aí espectáculo

"O que interessa mesmo [no debate de amanhã] é saber se Santana dá uma sova a Sócrates ou se Pinto de Sousa esmaga Lopes. O sítio está excitado, os cidadãos querem sangue, a Comunicação Social prepara-se para o que der e vier. Para trás ficaram as espantosas escutas ao senhor procurador-geral da República e as denúncias de novos abusos sexuais a alunos da Casa Pia.

Agora o que interessa é o debate na Casa da Democracia entre Santana Lopes – que andava por aí desde que foi afastado do Governo e perdeu estrondosamente as eleições em 2005 e agora está ali, sentado na primeira fila da bancada social-democrata – e o senhor presidente do Conselho, José Sócrates, seguro na sua maioria absoluta, arrogante quanto baste, com o ego reforçado pela presidência da União Europeia, já a sonhar com a cimeira com África e, claro, com a grande cerimónia de assinatura do Tratado de Lisboa no Mosteiro dos Jerónimos.

É evidente que o tema do debate é perfeitamente secundário. Já ninguém liga muito às contas do Estado, ao chamado Orçamento que todos os anos é aprovado na Assembleia da República com os votos de uns e os gritos de outros. Todos sabem que aqueles números, tanto do lado da despesa como da receita, são meras ficções, exercícios de imaginação para enganar os papalvos que ouvem falar em défice, desorçamentação, investimento público, verbas para as autarquias, para as regiões e só sabem verdadeiramente que a vidinha está cada vez mais difícil, os impostos cada vez mais altos e que têm à perna uma máquina fiscal que não olha a meios para encher os sempre aflitos cofres do Estado, cada vez mais insufientes para sustentar toda a gente que vive, uns bem outros mal, à mesa do Orçamento.

Terça-feira, na Assembleia da República, o que interessa mesmo é saber se Santana dá uma sova a Sócrates, se Pinto de Sousa esmaga Lopes, se Santana é melhor do que Marques Mendes ou se acaba espatifado no seu primeiro duelo parlamentar com o senhor presidente do Conselho. Analistas, comentadores, politógolos, tudólogos, sociólogos, psicólogos e psiquiatras vão estar atentos aos mínimos pormenores do debate para decretarem no final o vencedor do dia. Isso sim interessa. Isso sim importa num sítio que está farto de políticos, de políticas e que encara estes momentos como uma tourada à antiga portuguesa ou um extraordinário combate de wrestling. Isso sim entusiasma um povo cada vez mais angustiado com o presente e com o futuro neste sítio cada vez mais perigoso e cada vez mais mal frequentado.

Ganhe Santana ou ganhe Sócrates uma coisa é certa: os cidadãos vão continuar cada vez mais pobrezinhos e endividados. Tudo isto existe, tudo isto é triste, tudo isto é fado
. "

António Ribeiro Ferreira

2 Comments:

Blogger MMV said...

Ter em conta que os deputados do PS-Madeira nem votem neste orcamento de estado...

VAMOS SANTANA... Vamos dar no Pinto de SOUSA...

aqui na Irlanda espero saber que o Santana deu uma malha nesse ditador...

segunda-feira, novembro 05, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Ora aqui está um artigo escrito com objectividade.
Pena é que se não chegue de facto ao que está em causa, o regime.
Na Irlanda ao caro comentador que aqui escreve, espero que as piores previsões se não confirmem, porque se a economia for tocada pela finança, vem aí borrasca da grossa e a Irlanda jogou demasiado na roleta, digo os senhores que estão à frente da banca irlandesa.

segunda-feira, novembro 05, 2007  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!