Parvo para uma coisas com siso para outras
O Banco de Portugal reviu em baixa (-0,2%) o crescimento da economia portuguesa para este ano fixando-o em 2%, quebrando, alegadamente, seis anos de divergência face à Zona Euro.
Em 2009, com um crescimento estimado em 2,2%, poderá superar mesmo o desempenho dos parceiros europeus que usam a mesma moeda.
É o retorno à convergência real, escreve hoje o Diário de Notícias num artigo intitulado “Economia cresce abaixo do previsto e está sob forte risco externo.”
Porém a inflação prevista para 2008 - entre os 2,4%/HIPC (medida de preços no consumidor) e os 2,1% do governo - na melhor das hipóteses permitirá um irrelevante crescimento real (+ 0,1%) e na pior um desempenho negativo (-0,4%). Perante isto, e com os perigos externos (petróleo acima dos 100 dólares/barril p. ex.), logo mais inflação e recessão/estagflação é difícil entender o optimismo governamental …
Do excelente site:
Do excelente site:
http://www.lawrei.eu/MRA_Alliance/
Expliquem-me muito bem, como se fosse muito burro, como é possível prever isto assim e pagar tanto a um fulano que só diz asneiras.
Falam na compra de 3 Airbus pela TAP, no milagre da Auto Europa vender x unidades do novo modelo, e milagre dos milagres, a produtividade está a aumentar e a mão de obra está redireccionada (gosto do termo), o que fará o senhor Monterroso, engolir língua e dentes.
Entretanto gozam conosco ainda mais,sigam apenas uma linha de pensamento:
O Senhor Cavaco e o Senhor Pinto de Sousa conhecido por Engenheiro Socrates, criaram um tabu de não revelar nada sobre o aeroporto.
Os mesmos criaram outro tabu que foi o de considerar que os Portugueses são tão ignorantes que não são de confiança para responder em referendo, sobre o tratado e por uma questão de ética, o senhor Pinto de Sousa conhecido por Engenheiro Sócrates, tem um compromiso de ética para com os chefes de Estado estrangeiros, ou um pacto qualquer.
Então o Senhor Cavaco tem um pacto com quem?
O Senhor Pinto de Sousa mais conhecido por Engenheiro Sócrates tem um pacto com quem?
Com os países estrangeiros ou melhor com os chefes actuais desses países que pouco abonados em senso são, veja-se o caso francês; ou com o povo que devem representar?
De todas estas premissas resulta uma conclusão:
Se o povinho serviu para os eleger e se não existe confiança no entendimento ou no saber e na inteligência do povo, então isto é um regime fascista,atendendo ao facto dos intelectuais do sítio considerarem o Senhor Prof Doutor Oliveira Salazar um fascista por não fazer eleições livres, ou melhor, escolher antes os eleitores, que neste caso são os iluminados do Parlamento, que vendo bem, já são na sua grande maioria os que estavam fora das listas eleitas directamente, por terem ido á sua vidinha, nas empresas públicas e coisas do género.
Portanto, já percebemos que as eleições são uma burla, porque não servem senão para enganar incautos, e sobre as eleições, o que vale hoje, amanhã não vale.
Por isso há quem diga que as democracias são a maior das ditaduras.
Por isso não voto, afinal tenho de concordar com a anedota do Jarbas, que ao ser perguntado se tinha tirado o carro da garagem para votar, disse que sim e já tinha saído para votar, ao que o patrão retorquiu, podes arrumar o carro Jarbas, porque eu já não vou votar.
Como isto não é um país, é apenas um sítio, então tudo estará certo.
O défice depois disto tudo não é 3% de certezinha , aposto, depois de pagarem a quem devem e com as contabilidades públicas auditadas a sério, será de 8%.
Mas a CEE inchou e vai rebentar e assim quem se importa?
35 Comments:
A mim parece-me que se o Presidente do Quénia fosse eleito por um qualquer parlapatório simiesco hoje logo após o SetubalxSorting o Paulo Bento viajaria para o País do Mwai Kibali. Ao encontro da tranquilidade...
Existe na giria jornalística duas palavras que são reveladoras de toda a indignação que foi e será colocada nestas páginas. Sem Comentários - é o suficiente para esclarecer essa mesma indignação, estupfacção e outros adjectivos que possam surgir acerca das asneiras deste e de todos os governos que passaram por Portugal! Seria caso para se acrescentar - Politicos em Portugal, use with caution!
os economistas que fizeram o estudo das pensões deveriam voltar para a Universidade e aprenderem que as pessoas não são meros números e deixarem o governo cometer barbaries como o que aconteceu. O PS deverá tirar ilações da barraca que deu, pois só saiu prejudicado nesta confusão toda. Penso que dentro do PS há pessoas competentes e sensatas e jamais deixariam que as coisas se passassem desta maneira. É altura de irem para o governo outras pessoas que sejam realmente socialistas e não oportunistas como os que lá estão
A prova de que este recuo é apenas por perda de votos e que a medida é de pessoas sem um mínimo de massa dentro da cabeça pode ser tirada experimentando circular a 30km/h, conforme proposta governamental hoje anunciada. É um coisa de gente completamente doida. Experimentem e perguntem-se se o legislador sabe o que são 30km/h. O ministro ontem apoiou e hoje tira o tapete. Ouço até dizer que este é da mesma equipe que tinha arranjado um solução para 100 anos na segurança social durante o governo de guterres. Boa gente! Gente de confiança.
Na política Portuguesa “vale tudo”. Talvez “ele” nunca tenha pensado em cometer tal infâmia e sugeriu-a, para quê? Para aparentar recuar e mostrar que se interessa pelas pessoas. Quantas jogadas deste tipo não têm sido feitas, a par de outras do tipo “deixa lá ver se passa”, como no caso do aumento das reformas milionárias? E os Portugueses continuam viciados em sofrer com a pouca experiência dos políticos. Se, de repente, o IVA aumentasse para 25% e os professores fossem obrigados a varrer a sala depois da aula, quantas vozes se levantariam?
A minha deixa é a seguinte. Porque não exprimentam esses Srs. Ministros um ano a governarem a sua propria casa com apenas 230 euros como eu? Para verem as dificuldades que lhes são apresentadas pela frente deles com esta fortuna de 230 euros. Que vergonha de país e de governantes, pena não vir outro 25 de Abril para tudo virar, que temos nós de mudanças desde então? Estradas e pontes feitas com o dinheiro da CEE. Só me apeteçe rir com coisas que o Sr. Pinóquio anda a fazêr, E o Zé povinho como sempre caladinho.
A passagem de um atestado de menoridade intelectual aos pensionistas consubstanciada no discurso do secretário de estado, pretendendo cuidar do seu planeamento financeiro e a falta de consistência e actuação coordenada do governo nesta matéria é confrangedora. o dinheiro dos pensionistas é pertença dos mesmos e embora á guarda do estado, não cabe ao mesmo gerir a seu belo proveito sem atender a critérios bom senso e de sensibilidade social, à sua distribuição. não contestando o valor das actualizações das pensões, justo, se em conformidade com critérios de rigor, nem sempre aplicável á máquina do estado, considero que mais uma vez, de uma maneira infantil e sem necessidade o estado, infigiu a si próprio um enorme rombo na sua credibilidade. por muito menos, outros por questões ligadas á honestidade intelectual de cada um,se demitem dos seus cargos..........
De uma coisa podemos ficar todos certos. Se, por ventura, houver um político que tome alguma medida que vise beneficiar os idosos poderá ser um sintoma de que, com essa postura de bem fazer não irá longe. Pelo menos neste País. Sobre o pagamento do 14º mês aos bochechos até ouvi dizer que era para ajudar os idosos a pouparem. As alarvidades que se ouvem! Mas pouparem o quê se o que recebem não tem ponta por onde se lhe pegue para poupar seja o que for? Na condição de responsável por um idoso que, ainda, não considero tão pindérico ao ponto de não conseguir suportar o pagamento do 14º mês a bochechos, posso oferecer o 14º mês ao Estado. Afinal, segundo o que ouvi há algum tempo num canal de televisão, existem médicos e engenheiros pelintras e mal governados que têm que se abastecer no banco alimentar para manterem as aparências, porque não fazer esta pequena oferta ao pelintra do Estado?
Que Maçada, mais um sinal de fragilidade. O Sr. Pinto de Sousa distraiu-se e lá houve necessidade de desdizer os elementos da trupe. Dizia um deles que “Ter as actualizações em Dezembro fazia com que estas actualizações não fossem coerentes com o resto do sistema, em que as actualizações são feitas em Janeiro”. Esqueceu-se de consultar o chefe! Acrescentou ainda, a lei determina que "em Janeiro de 2008, a actualização decorrente da aplicação das regras previstas é acrescida de um aumento extraordinário equivalente a 2/14 do aumento normal da pensão". Esqueceu-se de consultar o chefe! Vai se necessário desdizer o legislado ou publicar um anexo à lei. Para castigo, o Sr. Pinto de Sousa deve ter mandado fazer diversas leituras para que não voltem a acontecer estas dificuldades de interpretação com erros tão graves. Para compensar quem paga obrigatoriamente o bilhete do circo, mandou repor o pagamento como deveria ter sido efectuado. Por estranho que pareça já foram efectuados pagamentos de reformas sem que esta alteração de última hora tenha sido observada. Quando será que o dono do circo rescinde o contrato do Sr. Pinto de Sousa e lhe recomenda outra licenciatura ou um lugar na Europa onde ele possa dizer “porreiro pá” deixei os analfabetos que não sabem ratificar tratados?
Alguém se assustou com a iminência de receber de volta e em cêntimos, os 68 dinheiros com que queriam “presentear” os reformados mais miseráveis! Será que estes canalhas não têm a noção do que estão a fazer ao povo? A ameaça que ontem fiz de lançar hoje e em plena casa dos “ chulos da democracia”, á cara do 1º ministro desta trupe de saltimbancos e salteadores, surtiu efeito mas não vai parar a contestação e revolta de todos nós. Pois já ultrapassou a linha do admissível e suportável! PS-Já li a vossa nota e assumo com frontalidade e a certeza de que falo com a verdade e a razão, pois a justiça está do meu lado e do lado dos mais pobres. Ofendo quem tudo faz para ser ofendido através das atitudes canalhas e acções ofensivas contra todo um povo mais do que martirizado pelos partidos que assaltaram o poder em Portugal! Assumo pois as ofensas que faço a canalhas que não merecem o respeito de todos nós mas sim a PRISÃO IMEDIATA!
Aquele fulano Pedro Não-Sei-Quê que apareceu ontem a justificar o injustificável, mostra bem o tipo de tecnocratas malabaristas que infestam a política nacional. Justificar que era melhor pagar €12 em prestações suaves por especificidades técnicas! €12! DOZE EUROS!!! Aí está a governação dirigida para o cidadão! Para este tipo de República mais valia termos continuado com a Monarquia - pelo menos a distância entre o governo e o povo não enganava ninguém (além de ficar mais barato um rei que a cambada de emplastros, barões e suas copiosas famílias que entretanto se instalaram no Poder).
Eu sou socialista mas isto agora ja nao é partido socialista de mario soares mas sim um partido de alguns que querem chorozos ordenados pois estudam e como nao querem trabalhar vao pra politica como esse miudo que foi dizer na tv que parecia mal pagar sse todo o aumento aos reformados de uma ja vez mas sim em prestaçoes pois que era melhor pros reformados, e senhor com todo o devido respeito va ter com a mama mudar a fralda pois tenho a certeza que se fosse no tempo do DTR MARIO SOARES esse miudo nao estaria a fazer parte do governo mas eu como sei mais que ele da vida digo a esse miudo que se queria fazer o que disse fizesse aos amigos dele como o Pina Moura que teve so uns messes na caixa geral depositos e no fim levou uma chorza reforma coitado fora os outros que estao escondidos e referente ao mesmo Pina Moura sera que ele é portugues e as outras pessoas da funçao publica sao clasdestinos? sim pois os outros tinhao que trabalhar na altura pelo menos36anos e ele so com uns messes leva uma reforma bem recheada conclusao é o sueguinte SENHOR JOSE SOCRATES acretido nas suas boas intençoes mas o senhor ja teve mais que tempo de conhecer quem o rodeia e devia fazer uma boa uma boa limpeza na casa ok para os portugueses continuarem aceditar em si
A descrença começa a ser gritante! Ratifique-se o Tratado para que Portugal consiga seguir o seu rumo. Não há tempo a perder com demagogias. Mas que se explique com clareza os fundamentos de tal decisão. Sacrifícios inúmeros têm sido pedidos aos portugueses para bem da macro e micro economia nacional. Somos lúcidos, senhores políticos; temos voz e opinião credível. Não queremos opinionismos bacocos porque entendemos já todos que o país tem de crescer para se reorganizar definitivamente. E para bem das gerações vindouras, pelas quais temos total responsabilidade. Para que no futuro aprendam a lição que hoje lhes damos com amargura - que ninguém pode viver do que não produz e do que não tem.... que a cultura e a mestria são a mais valia de um povo ... que o sabe ser e que sabe estar com coragem e dignidade!
Propomos um referendo ao sr. Eng. (?) Sócrates: - VENHA A PÚBLICO, anunciando a sua aparição! Traga também consigo o sr. Presidente da Republica, se achar conveniente para si! Faça como no dia 07 de Julho de 2007: - venham a público anunciando a data com muita antecipação, em lugar muito amplo em que possam estar muitos portugueses, façam muito ampla divulgação dessa iniciativa, e venham ver, CONFIRMAR, o nível de aprovação que os portugueses lhes dão! Isso será um belo referendo aos nossos governantes, e depois se poderá fazer referencia a esse referendo para as decisões futuras! Será uma iniciativa eminentemente democrática!
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Sr. Sócrates, és um troca tintas. Prometeste na campanha, não cumpriste, por "ética". Então e a ética de se ser mentiroso, essa não faz mal ? Não te admires quando perderes as próximas eleições para o Menezes que ainda é pior que tu. Venha o diabo e escolha. Tu e a cagança de ter presidido aos destinos Europeus por seis meses parece-me o mesmo tipo de cagança do Durão quando organizou a famigerada cimeira dos Açores. No fim de tudo, ainda vais para Bruxelas, Sócrates. Vai vai, que aqui palpita-me que eleições já não ganhas mais nenhuma. Com o meu voto, não, de certeza.
ÉTICA - ciência da moral. Segundo Espinosa, demonstrada pelo "método geométrico" de forma rigorosamente dedutiva se conclui na negação da personalidade humana e da RESPONSABILIDADE. Claro que é uma opinião dum filósofo, mas quem nos diz a nós que o sr. Sousa não será um "espinosista" entre outras coisas?... E de forma dedutiva já não sei se haverão mais votações neste POBRE PAÍS. Não tendo este POBRE POVO capacidade para se pronunciar sobre "O Tratado de Lisboa" como poderá ter capacidade de escolha sobre os seus ILUMINADOS GOVERNANTES? Recordando Antero de Quental: "V. Exa. sr. 1º ministro obrou em conformidade..."
O que se está passar neste país é uma absoluta vergonha. Estamos a ser governados por mentirosos e incompetentes. Demonstram total desprezo pelo povo, pelos desfavorecidos e por todos aqueles que não o sendo têm al longo dos últimos anos sido silenciados pela diminuição do poder de compra, pelainstabilidade no emprego e pelo medo de emitirem opinião. Para lá caminhamos, o governo não soube ceder à tentação de exercer o poder pela via fácil, da ditadura da maioria. Onde já vimos isto ? Lembram-se como acabou ? Só espero que deste vez não dure um 2º mandato, porque aí sim seria uma vergonha nacional e o asumir que de facto não devemos ser independentes. Então que venham lá os espanhóies eo tratados não refrendados. Eu já estou com os braços semi-abertos.
Sócrates tem dentro da sua cabeça um Portugal diferente do real e só vai dar conta disso quando o real derrotar o virtual, nas eleições. Ele nem sabe que este Tratado de Lisboa é a costituição europeia recauchutada, ou faz de conta.
O programa do governo diz na pag. 152, "... defende que a aprovação e ratificação do Tratado deva ser precedida de referendo popular, amplamente informado e participado......que permita formular aos portugueses uma questão clara, precisa e inequivoca." Ora, não são só promessas eleitorais ! É o programa do governo que o diz. Agora, nem referendo, nem amplamente informado, nem participado. Isto só tem um nome mentira e fraude. Este governo pede rigor e comete fraudes atrás de fraudes. Ps(s) tenham vergonha !
Afinal para que serve este ilustre instrumento democrático? Esperem... já sei! Serve para votar duas vezes em assuntos menores!!! Uau! E o mais impressionante é que resulta! Quero dizer, alguem parou para pensar um pouco a razão de um 2º referendo ao aborto?!? Que realidade se alterou de facto da 1ª vez que se referendou para a 2ª? E já agora, porquê de nas mesas circunstancias o PS fez chumbar o 1º e agora o fez passar ?!??!?! O que me faz mais confusão é que NINGUEM LIGA A NADA...
Como é que o sr. primeiro-ministro sabe que "há uma ampla maioria em Portugal a favor do projecto europeu" ? Na passagem de ano terá consultado um astrólogo? Foi à vidente? É que a mim, nunca ninguém me perguntou se era a favor do projecto europeu... Não havendo referendo ao novo tratado, nunca saberemos o que pensam os portugueses deste projecto europeu. Pode-se ser a favor da Europa sem o ser em relação ao novo tratado.
Para quê tanta indignação? O povinho nao lhe deu maioria? entao agoram nao chorem.. pensamento positivo minha gente.. é so mais uma asneira e mais uma mentira no meio de tantas.. Ja não estão habituados? Protestar na internet no café com o vizinho e em casa não resolve nada..Vejam em França..Quando nao agrada ao Povo paralizam o País e mais nada!em Portugal so choramos mas n se faz nada..ACORDEM!
Qual ética qual carapuça! Portugal começou hoje a sentir as consequências do Tratado de Lx.: não haverá referendo porque os outros dirigentes assim o impuseram. Se assim não fosse, como compreender não promover o referendo quando o PM afirma que 90% dos portugueses o aprovam? Qual seria o risco? Nenhum!Quando será que Sócrates falará verdade aos portugueses?
Falta de ética é elaborar um tratado sem que o povo tenha conhecimento do seu conteúdo. E maior falta de ética é ratificá-lo sem submetê-lo a aprovação popular. Digno das maiores ditaduras! De que tem medo o PM? O que tenta esconder?
Que credibilidade nos pode merecer um PM que informa das suas decisões tomadas, primeiro os PM europeus e só depois o seu eleitorado e todos os portugueses e esconde o facto, só cedendo perante uma pergunta mais "apertada" dum deputado da oposição?NENHUMA!E os argumentos apresentados para a recusa do referendo?Julgará que somos doidos? Interesses dos grandes da UE em detrimento dos da nação????
É mais uma promessa nao cumprida, e a quem assim procede, da-se o nome de mentiroso, e afinal não é nada que nos venha surpreender. E nao é preciso inventar desculpas, bastava dizer não há referendo pq tenho medo da opiniao dos Portugueses, e ponto final. É por estas e por outras que os politicos estao totalmente desacreditados, e passam por mentirosos e vigaristas. É caso para comparar com aquele filme que tem por titulo: feios, porcos e maus.
A classe política chegou a um ponto de total falta de vergonha e de respeito pelos cidadãos que os elegeram. É necessário uma atitude de coragem cívica e patriótica para inverter a situação de colapso social e corrupção em que o país mergulhou. Não é possível aguentar muito mais sem fazer alguma coisa que salve o país e defenda os princípios sociais do estado democrático e republicano
Constato que a maioria dos que aqui escrevem estao revoltados (novidade!!!) por nao haver referendo! Pergunto: iriam votar, ou iam passear pro shopping; sabem ao menos o que é o tratado; estao revoltados porque acham mesmo que tem que haver referendo, ou, a boa tuga, porque sim? Conselho: exijam mas é um referendo pra sair da UE! A UE agradece(as estatisticas iam melhorar).
Em 84 entramos para a CEE e não consultaram o povo se estava de acordo com essa entrada.Agora com o tratado de Lisboa o povo também não é consultado. Já sabemos que os partidos estão vendidos ao capital, mas há que ter o mínimo respeito pelo povo que trabalha para engrandecer o país e só é chamado para votar de quatro em quatro anos. É tempo do povo se organizar e fazer valer as suas aspirações.
Vozes ao alto. Este é o maior atentado contra a DEMOCRACIA no pós 25 de Abril.ESte é mais um crime perpetrado por Sócrates esse governante mentiroso que prometeu que esta coisa ia a referendo.Que raio de fascisocialismo é este?Como acabar com esta tragédia? Sr Presidente,queremos que demita jà este governo e convoque eleições antecipadas.Chega de bater no ceguinho.
Na campanha eleitoral José Sócrates também disse que se fosse eleito iria referendar a Europa... não disse? Disse! Disse!... então não vai haver referendo!!! Se não tivesse maioria de certo que haveria referendo. Assim, não havendo, são como diz a sabedoria popular "favas contadas".
o PR está onde está com o apoio do PS,e o PS está no gov. com o apoio do PR.Se esperavam outra coisa que não esta decisão dos 2,pensaram mal e de boa fé.Não podemos ter boa fé para com os políticos que temos actualmente,PR incluído!Outra coisa,não se esqueçam que não são só eles que alimentamos com os n. impostos,é toda a UE,trabalhamos todos para o bolo "deles"...
Agora a "música para boi dormir" do Zépinoquiosocrates é que o aumento do # de desempregados se ficou a dever ao aumento da população activa ... se somos um país envelhecido sem natalidade digna de registo, onde estava a dita? Já sei, vieram de Marte, só pode ... mentem com a desfaçatez de quem sabe que se dirige a um rebanho e grave, é sabermos que ainda há quem acredite neste gang!
A clase média parece já não ter força para combater o seu inimigo comum. É triste que aos actos terroristas do governo ninguem reaja em conformidade. É terrorismo a polícia (gnr)escorder-se para facturar pretensos excessos de velocodade e ninguem abandona as viaturas na estrada e espera que se retirem. O povo está amorfo e sem reacção e em vez de reagir procura, na fuga para outros países, a subrevivência da família. Ontem mesmo fiquei chocado com a grande quantidade de pessoas que esperava à porta de um consulado estrangeiro na mira de conseguir a fuga. Estranha forma de reagir esta a este estado de calamidade a que chegou este país, que já não é viável económicamente e politicamente está ingovernável. Todos os dias fecham dezenas de empresas pequenas, muito pequenas e médias e vamos, sem reagir, até onde? Que fim nos espera? Nada é para mim desesperante do que ver tantos jovens e não jovens percorrer os caminhos da imigração como nos idos anos de 60.
Enviar um comentário
<< Home