E a criminalidade continua a diminuir...
"Em 2007, a criminalidade violenta e grave diminuiu cerca de dez por cento, relativamente a 2006. Dos items que integram este tipo de crime - como roubos na via pública, por esticão, a bancos e estação dos CTT - o dos homicídios foi dos que registou uma das reduções mais acentuadas, cerca de 30% comparativamente ao ano anterior. Ou seja, 2006 terminou com 194 casos e 2007 com 135, sendo este um dos anos desde o início de 2000 com menos homicídios. Os níveis de criminalidade geral em 2007 mantiveram-se quase inalteráveis comparativamente a 2006, apenas com aumentos percentuais entre os 0,1 e 0,2%. Os crimes praticados por menores de 16 anos diminuíram em cerca de dez por cento e a criminalidade grupal também desceu. Estes são alguns dados do relatório de Segurança Interna, que deverá ser apresentado em Abril na Assembleia da República (AR) (mais aqui)."
"Não há um aumento da criminalidade. Esta tem picos ao longo do ano. O mês de Janeiro foi calmo, até relativamente ao mês de Dezembro, os últimos dias de Fevereiro e os primeiros de Março é que estão a ser atípicos, embora os crimes cometidos neste período sejam diferentes uns dos outros e sem qualquer ligação entre si", argumentou ao DN o responsável pelo Gabinete Coordenador de Segurança (GCS).
Sinceramente já não sabemos o que é pior, se a insegurança, se os responsáveis pela nossa segurança.
21 Comments:
A Pj tem razão não estamos perante crime organizado que felizmente o nosso pais não tem qualquer tipo de interesse para o fazer.
Alguns meses atrás alguem escreve que existia armas a mais no nosso país. Era mentira.
Agora toda a gente procura armas clandestinas.
È claro que existem muitas e as forças de segurança sabem onde estão, mas ... existe o medo? a falta de retaguarda dos mesmos.
Porquê? porque não acreditam na Justiça.
Os acontecimentos que ocorreram não t~EM QUALQUER LIGAÇÃO.
Vingança, represália, Ciumes, Roubo tudo pode ser envolvido mas os média trás aquilo que mais convém.
ESTÃO ENGANADOS VERIQUEM OS ACONTECIMENTOS.
Já cá tinhamos aprendizes, mas a cada dia que passa, os arsenais e tecnologias vão-se aprefeiçoando, pergunto até quando.
Eu também andei lá por fora, mas foi só para trabalhar, não sei fazer outra coisa. Acontece que com o atraso que temos em relação aos países mais evoluídos, o que por lá está a ficar saturado, aqui estamos a começar. Seria bom, que se começasse desde já e em força, com todos os meios e em todas as frentes, a atacar o mal pela raiz. Porque a continuar assim, daqui a pouco não se pode sair à rua e seremos prisioneiros, no nosso próprio país. Opinião de um jovem com 66 anos de idade. Acudam-nos se puderem
É tudo isolado,a criminalidade é baixíssima!...Estamos entregues à bicharada este sitema está podre e não consegue garantir os direitos fundamentais das pessoas!Teremos provavelmente que nos defender a nós próprios.Eles têm guarda costas e condomínios seguros e não andam na rua ou transportes públicos!
Eu falo do que vejo...e trabalho no Oeiras Parque e é hilariante o que dizem...Isso estava a espera de acontecer!Estamos a falar de um parque de estacionamento sem o mínimo de segurança, que só tem uma camara na central de segurança, que pelos vistos não adiantou nada, e outras duas mesmo na saida do parque. Não esperem ver seguranças pelo parque (a não ser que estejam a caminho do carro deles) e nem esperem ter gravação de camaras de vigilância inexistentes!Ah! e as 24h00 hora do fecho, também é hora de apagar as luzes, não vá o centro ter uma conta de luz muito elevada...E no dia a seguir ao sucedido, quando, embora tarde, se pensava que iria haver um reforço na segurança...pensou-se errado!Tudo como sempre foi...Não se entende, que ninguem faça nada?!Que não se exija aos centros comerciais que tomem atitudes...
Se calhar se alguma destas pessoas fosse um politico ou alguém MUITO IMPORTANTE as regras do jogos seriam mais duras... Mas não, são pessoas anónimas que ao chegar a casa e levam dois tiros e estão no trabalho e são esfaqueadoas ou tentam salvar os seus bens s e são baleadas na cabeça ou aparecem mortas nos caixotes de lixo...
O QUE É ISTO??? ONDE É QUE VAMOS PARAR???
Ponham mais criminosos na rua...
Mas não é o Presidente da Republica, 1º Ministro e o despenteado do Ministro da Administração interna que dizem q está tudo bem?!Que em relação aos outros Países isto é um Paraíso? Só que se esquecem de dizer que as nossas Forças de Segurança não têm nem metade das condições que têm os Policias dos outros Países da Europa. Para não falar nos EUA. Que tristeza
comparando os números de mortos actuais com os do semestre de ,,,,,, morreram menos ....ISTO SERÁ A REACÇÃO DOS NOSSOS RESPONSÁVEIS ....
PARA ELES OS PORTUGUESES SÃO NÚMEROS E O RESTO NÃO INTERESSA
Pois é, isso é tudo muito bonito. Ah e tal integração e nós também somos maus lá fora, etc, etc. Conversa de chacha e isto já não vai lá com falinhas mansas. Quem se afoita para outra país é que tem de fazer o esforço e ter a vontade de se integrar. Não é o país de acolhimento que tem de "baixar as calças" a bem da integração.
Só sei dizer que quando as fronteiras estavam fechadas e havia mais controlo não havia nada disto. Pelo menos não a este nível.
Já lá vai o país de brandos costumes. Que pena! Tenho muita pena por este segurança e por todos os outros que sofreram na pele as consequências destas politicas de facilitismo em que os bandidos podem tudo e as autoridades não podem nada.
Os defensores dos direitos humanos preocupam-se sempre em defender a bandidagem, mas quem é que nos defende a nós?
Mais uma equipa especial a ser criada para uma investigação de homícidio, o tipo de crime "ocasional" cá na republica das bananas...Continue-mos assobiar para o lado e fazer de conta, um destes dias iremos ver o xerife e os seus ajudantes e os "pintas" no saloon, pois é onde se encontram já hoje em dia, e depois ainda são premiados com uns subsídios para não fazer nenhum...não mudem URGENTEMENTE a lei e continuem a dar estes sinais de impunidade que isto cada vez está melhor. Como as vitimas não são primos, ou irmãos de nenhuns dos xuxas continua a ser crimes pontuais e que as estatísticas baixam diariamente...O REI VAI NÚ!!!
Bom, todos dize que nada se passa, mas a verdade é que todos os dias se nota que de facto algo está errado.
Ora vejamos, um PSP, que tem de pagar a sua farda, que tem de pagar os carros se os estraga, que tem se quiser andar com bom material ( algemas, luvas, cinturões etc ) pagar do seu bolso, que usa armas de 1920, 1922 etc, que tem uma lei que o obriga a estar em tribunal nos dias de folga sem ganhar mais pode este homem andar motivado para o seu trabalho?
Tem mulher e filhos como todos os outros, por isso não se esqueçam que herois só em filmes, mas como os mitras não são todos burros sabem, que podem andar a vontade e fazer o que todos os dias da nas notícias
Como os "inteligentes" que temos à frente da segurança acham que é suficiente comparar as nossas estatísticas criminais com as dos outros países e concluir - num acto de pura inteligência - que, como estamos abaixo da média, então não temos que nos preocupar e ainda temos que ficar por contentes.
Quanto este tipo de inteligência é suficiente para ser governante...MEU DEUS!!!
Toda a gente de bom senso alterava novamente o código penal, construia meia-dúzia de prisões, expulsava do sistema quem não cumprisse o seu dever com rigor (policias, juizes, etc) e castigos fortíssimos para os criminosos, para eles saberem que o crime não compensa e que têm que pensar 10 vezes antes de fazer mal a quem não tem culpa dos desiquilíbrios mentais deles.
Premissa 1 - É impressão minha ou temos o direito à segurança?
Premissa 2 - É impressão minha ou temos o direito da auto-defesa?
Conclusão - Se ninguém nos defende, então defendemo-nos nós!!! E depois eu quero ver no que se vai tornar Portugal.
PS - Perante isto não faça nada Senhor Presidente da República! Continue só a dizer que confia no sistema...e vai ver o que vai acontecer ao seu país!
Aqui vai mais lenha para a fogueira. Antes de mais vivo fora de Portugal a 3 anos, nao quer dizer que nao saiba o que se passa por Portugal. Em relacão ao que aconteceu ao segurança, é inademissivel e de lamentar, os responsaveis tem que ser apanhados e ser-lhes aplicada uma boa pena. Não metam a culpa nos ministros/policia porque isso não tem nada a ver. Vivo na Irlanda e como sabem entrámos no mesmo ano para a EU e os irlandeses estavam bem atraz de nós, e agora são o quarto país da europa com melhor qualidade de vida, mas é por isso que a criminalidade diminui, pelo contrário. Ainda este fim de semana um rapaz de 15 anos matou dois adultos (Polacos) com uma chave de fendas porque eles nao compraram cerveja para o rapaz. Aqui se vê que a violência é global e não só em portugal. Exemplos destes existem todos os dias em todos os paises da europa como a uns tempos atrás na Filandia. Em relacão à policia, aqui na irlanda nem cacetete tem, não pensem que tem armas porque tambem não o teem. Acho que a situação tem que mudar em Portugal, mas nao culpem o primeiro ministro por tudo e por nada.
Possivelmente estou errado, mas esta é a minha visão do que se passa por Portugal
Ou antes do 25 de Abril não havia criminosos e por pura coincidência só começaram a aparecer depois dessa data ou então existiam mas não se manifestavam. Todos os dias há mortes violentas, seja em Lisboa, no Porto ou em qualquer outro lugar de Portugal. Dizem os estudiosos que as principais causas que dão origem à criminalidade, são o desemprego e a exclusão social. Mesmo para quem como eu não é muito letrado, salta à vista uma evidência: dantes não havia, nem de perto nem de longe, a criminalidade que temos hoje e que se está a transformar num verdadeiro flagelo. Por conseguinte, no tempo do Estado Novo ou não havia desemprego nem exclusão social e chegamos à conclusão de que andamos a ser enganados por estes políticos há 34 anos ou então, essas causas que originam a criminalidade violenta já existiam, mas os governantes desse tempo tinham descoberto um antídoto eficaz para a neutralizar. Pelo menos nesse aspecto, a mudança foi para bastante pior. Atenção, que fique bem claro que se alguém afirmar que a situação era semelhante e que só não se sabia por causa da censura, mente descaradamente.
Portugueses..... não se preocupem com toda esta onda de crime, pois isto são apenas casos pontuais. Só é pena é que quem defende esta teoria não seja por ela(onda de crime) directamente efectado. Mas um dia destes lá virão os PINÒQUIOS dizer que o crime violento tem diminuido neste país. É uma vergonha.
De acordo com uma entrevista realizada ao Sr. Ministro da Administração Interna,todos estes acontecimentos estão controlados e não são alarmantes. O que o Sr. Ministro queria dizer é que só se tornará alarmante e preocupante quando atingirmos o nível do Brasil.Oh, economia global!Ou política de educação, oh política de emprego(com 8% sem emprego e mais não sei quantos com trabalho precário) que temos há 30 anos.O pior inimigo da democracia é a demagogia e os governos que temos tido tornaram este país numa demagogia a toda a prova.
Só umas perguntinhas para provocar ainda mais o pessoal que vem para aqui largar banalidades e que mais logo me deixará comentários insultuosos e convites (anónimos) para duelos no blog:
1) se a única coisa que têm para dizer é repetir as ironias básicas dos comentários anteriores, para quê darem-se ao trabalho?
2) quando vão num transporte público e um chunga vai com o telemóvel a dar kizomba ou hip-hop a toda a gente, o que fazem vocês? NADA! Engolem.
3) quando alguém vos passa ostensivamente à frente numa bicha, o que fazem vocês? NADA! Engolem.
4) quando são mal-atendidos num estabelecimento onde vão gastar o vosso dinheiro, o que fazem vocês? NADA! Engolem.
5) quando alguém é agressivo convosco, o que fazem vocês? NADA! Engolem.
6) quando são vítimas de condução irresponsável, estacionamento selvagem, etc., o que fazem vocês? NADA! Engolem.
7) quando estão em casa e um vizinho faz questão de incomodar toda a gente, o que fazem vocês? NADA! Engolem.
8) quando alguém vos presta um serviço sem qualidade,o que fazem vocês? NADA. Engolem.
9) quando vêem alguém ser vítima de agressão, intimidação, etc., o que fazem vocês? NADA! Não é convosco...
10) quando chega a hora de pedir contas aos políticos que vocês tanto dizem odiar, o que fazem vocês? Vão para a rua bater-lhes palmas e dizer-lhes que são os maiores!
11) quando se metem no avião e vão viver para outro país, o que fazem vocês? Passam a morrer de saudades, porque cá é que é bom.
12) quando vêm alguéma vender droga junto à vossa casa, o que fazem? NADA! Engolem.
13) quando vêm a chungaria a passear os seus cãezinhos na maior, o que fazem vocês? NADA. Engolem.
14) quando vos tratam como cidadãos de segunda ou terceira, sem direito sequer a serem respeitados na vossa cultura, língua e tradições, que fazem vocês? NADA! Engolem.
Reclamam muito, barafustam muito mas são completamente ocos!
Resposta ao sr PC
antes de mais quero que saiba que normalmente leio os cometários e é raro em estar de acordo consigo. Sei tambem que não sou eu que vou fazer mudar ideias. Em relação ao seu comentário quero dizer.
1) Há muitos comentadores por ai que me fazem perder o meu tempo com comentários ridiculos, dai estou de acordo consigo.
2) Em relação ao chunga no autocarro acho mal estar a relacionar 2 tipos de musica com um tipo de pessoas que ocupam a sociedade. Um chunga pode fazer o que quiser com o seu telemovel, não há lei nenhuma que diga que ele não pode ouvir musica no telemovel dentro de um transporte publico.
3) Compreendo a sua critica em relacao ao passar a frente duma bicha, desde que tinha tenra idade refilava com quem o fazia.
4) Eu quando sou mal atendido num establecimento faço queixa, mesmo sabendo que em nada vai resultar. Mas faço, se nao tiver tempo ou paciencia evito chatices. A vida já é muito complicada para perder o meu tempo com algo que não vai fazer mudar nada (Infelizmente)
5) Em relação a agressividade depende, mas acredite que respondo se vejo que o posso fazer. Se tiver um grupo a ser agressivo comigo não vou ser herio e levar nas orelhas.
6) Em relação a conducão irresponsável nao sou a melhor pessoa para falar. (mas sou honesto)
7) ....
e por ai fora.
Em relação ao seu ponto 11) Sim vivo noutro pais porque sou uma pessoa que gosto de conhecer outras culturas, ter uma qualidade de vida melhor e viajar. Sim tenho saudades de Portugal, e foi perciso sair de Portugal para ter uma maior realidade do que o nosso país tem de bom e de mal.
Mas uma certeza eu tenho. Nao sou radical como o senhor que tem preconceitos em relação a população com baixo nivel economico e de diferente culturas. Creio que deverá abrir um pouco a sua visão cultural.
Posso estar equivocado, se sim peço desde já as minhas desculpas.
Quando um guarda-costas for atingido e logo de seguida um ministro apanhar um valente susto, aí e só aí se ouvirá da boca destes "senhores" que Portugal se está a tornar um país violento. Até tocar nos próprios não se passa nada. Com tanta protecção, paga por todos nós (a quem tudo tentam tirar), muito dificilmente dirão o contrário.
Por fim, umas perguntas para o sr. António: por onde tem andado? Tem estado de férias no estrangeiro? Ainda não reparou que Portugal já é uma República das bananas?
Sou do Porto!!!e quando os nossos governantes e responsáveis dizem que estes crimes são casos pontuais, só me dá vontade de rir!não saem de certeza à noite...porque as ruas estão desertas e a policia nem vê-la!!!
A policia só trabalha para a caça à multa...!!!não se vê ninguem da policia a fazer apreensões de armas que vao desde as shotgun até `as navalhas de ponta e mola! infelizmente a policia deveria actuar nos bairros problematicos de Lisboa e Porto...deveria estar mais visivel.Mas tb devemos compreender uma coisa , quem é que por 700 ? mensais se arrisca a entrar no mundo do crime?
Precisa-se de um 26 de Abril!Estamos entregues à bicharada.Não há salvaguarda da vida e bens dos cidadãos!Há grande impunidade e falta de respeitovê-se logo nas escolas cheias de alunos-marginais q insultam profs. e pessoas!Os criminosos estão impunes!A casta política e deputada não sofre o problema,andam a discutir o sexo-dos anjos,a enganar-nos!
Roubam e no proprio dia sao postos ca fora, o q tem a perder? As vezes um assalto corre mal, matam alguem e só aí sao presos.Ou seja, so qnd matam alguem é q a justiça funciona, menos para quem é abatido q ja n pode fazer nada...ou mudam estas leis de uma vez p todas ou isto ainda se torna num Brasil e aí será tarde demais.
Enviar um comentário
<< Home