quinta-feira, março 27, 2008

Sansão?

"Patrícia e Rafael, a aluna que agrediu a professora de Francês na Escola Secundária Carolina Michaelis e o colega que filmou o incidente, foram transferidos de escola. Os alunos conheceram ontem a sanção, mas ainda não sabem qual é o estabelecimento de ensino que vão frequentar. A turma do 9.º C é composta por alunos que foram transferidos das escolas do Cerco do Porto, de Custóias e do Colégio Universal, alguns deles por questões disciplinares (mais aqui)".

Etiquetas:

23 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Este incidente não se circunscreveu à aluna do telemóvel e ao aluno que filmou. É patente no filme que houve alunos (alunas) que impediram que outros alunos da turma ajudassem a resolver a situação, impedindo-os de separa a aluna da professora. Isto também é grave.

quinta-feira, março 27, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Já se adivinhava o final da história. A "criminosa" é a professora! Pobre País, que futuro, que futuro...Leitores ignorantes, professores maltratados, álias, adultos mal tratados, e coitadinha da menina que é mal educada porque tem mau ambiente familiar, blá, blá,blá,....e os patos somos todos nós!

quinta-feira, março 27, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Ena, ficamos a saber que a mae telefonou a filha em horario de escola. Nao admira que a filha tambem nao saiba distinguir que comportamento ter. Os telemoveis deveriam ser interditos ligados na escola pelo menos nas horas de aulas (com ou sem vagas).

quinta-feira, março 27, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Contra todos os principios democráticos estas pobres crianças, vão ser transferidas, perdendo o contacto com tão exemplares colegas. Um escândalo! Uma violência contra a qual qualquer ministro da (des)educação se deve revoltar. Espero que a transferência seja para bagdad! Que é o que esta corja de M.... merece. Estes governos tão democráticos, que não têm tido pulso nesta bagunça, e casas de indios que são alguns liceus, tambem se podem coçar e olhar para o lado com as lindas teorias que imbecilizam esta juventude

quinta-feira, março 27, 2008  
Anonymous Anónimo said...

As escolas têm telefones. Os miudos não estão num deserto. Se algo urgente existir, os papás telefonanam para a escola. E se os meninos precisarem, ligam aos papás fora do horário de aulas. Sei que é complicado... mas incrivel: É possivel!!! Estes miudos são a geração dos abandanonados! Nunca ng lhes disse que não... nunca ng lhes ensinou a lidar com a frustração, nunca ng lhes deu objectivos. Resultado: temos indios!! E o pior, é que temos indios tristes... Que consigamos fazer a proxima geração sentir-se mais feliz.

quinta-feira, março 27, 2008  
Anonymous Anónimo said...

É dificil hoje ter vontade de viver num pais de que nos deviamos orgulhar, que deu novos mundo a este mundo mas que não consegue dar a si mesmo a possibilidade de viver sem uma classe de individuos, que quer perpetuar-se no poder através da imbecilização do povo. Veja-se a retirada filosofia (estudo da sabedoria) ... veja-se como os principais responsáveis penalizam os menos responsáveis e como os lobbys, os amigos politicos, os negocios de bastidores, a imbecilidade, a prepotência são premiados em lugar da competência. Um povo tem aquilo que merece ... será que nós portugueses merecemos tão pouco? Será que o pouco que temos merece a nossa passividade? Será que é necessário a fome e a miséria para a revolta? É necessário regermo-nos por padrões éticos elevados ou então pouco mais somos que porcos revolvendo a possilga. Devemos exigir aos nossos dirigentes padrões de comportamentos elevados para que possamos seguir esses exemplos. Os japoneses no Japão têm brigadas "éticas" para reensinar as boas maneiras ... interessante ... inspirador ... pena estar tão longe daqui, onde a terra acaba e o mar começa.

quinta-feira, março 27, 2008  
Anonymous Anónimo said...

É revoltante como castigam estes 2 pobres jovens!...Já não basta serem pobres, não terem comida suficiente, terem que vir de a pé para a escola, vestirem roupas em 2ª mão que lhes são dadas por alguma organização de solidariedade, terem que repartir o seu quarto por mais 2 ou 3 irmãos, vão agora para outra escola, possivelmente muito mais longe de casa!...Castigam é essa corja de indivíduos -que por acaso se dizem que são professores/educadores - desde da miserável profª que lhe queria roubar o telemovel, até à corja que se intitulam C.E. da escola que propuseram tal castigo. Propopnho que os p+ais se juntem todos, façam 1 vigilia junto da escola, os alunos fechem as portas da mesma a cadeado e não haver escola pra ninguem até eles regressarem à sua escola!...Qunto à profª.....mandem-na para Monção(que ainda é portuguesa)!....

quinta-feira, março 27, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Bom dia, considero lamentável que algumas pessoas falem em democracia quando o que aqui está em causa é falta de Educação. No meu tempo (e não sou assim tão mais velha que estes alunos) e geração, apelidada de Geração Rasca, também tive as minhas rebeldias e traquinices mas nunca faltei ao respeito a um professor. Nem ousava tal coisa, muito menos com estas dimensões, pois sabia bem as consequências que teria: Falta Disciplinar/Expulsão e uma "Amena" Conversa com os meus Pais. Julgo que é aqui que está o cerne da questão: a falta de Autoridade dos pais. A Educação começa em casa! Pensem nisto!

quinta-feira, março 27, 2008  
Anonymous Anónimo said...

eu acho que não são os governos - sejam eles quais forem - que não têm "tido mão" nos jovens. Quem não tem mão nos jovens são as familias. Mas acho outra coisa, que aliás já aqui tinha dito antes: afinal vê-se que houve uma autorização da professora para o uso do telemóvel, que, tendo sido exorbitada - não se limitou a ouvir música, atendeu uma chamada..- deu origem a todo este burburinho. Está pois demonstrado que o erro nº 1 partiu da professora e não da aluna, embora isso não retire a culpa aos alunos pelo comportamento inadmíssivel. Enfim, no fundo isto traz à superficie aquilo que todos sabemos: as culpas, nestas coisas, são sempre repartidas! E talvez explique a razão pela qual a senhora professora levou tanto tempo a formalizar a queixa. Também ela devia levar um "correctivo", que, numa empresa decente, seria ter Formação obrigatória em condução de pessoas... ha.., mas eu já sei, a Escola não é uma empresa e os alunos não são salsichas...claro, eu sou apenas um não-professor ignorante e defensor oficioso do governo...já sei...já sei...

quinta-feira, março 27, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Mas k pouca vergonha! N é k esteja a defender a atitude destas "crianças" mas kerem obrigatóriament fazer destes dois alunos, um exemplo para todos os maus comportados pois situaçoes como esta acorrem todos os dias e eu tb ja presenciei e d certeza leitores deste comentário tb e irao continuar a ocorrer d igual modo oui pior s deixarmos a escola ser nada mais nada menos dok uma especie de obrigaçao em vex de uma escolha pois s os alunos sentirem k os kerem la a forsa nada farao para serem os melhores( falo do ensino obrigatorio ate ao 12 ano). Por isso deixe de lado as tretas filosoficas e governamentais pois os alunos n sao apenas numeros! sao os adultos do futuro! n nos ponha todos no mesmo saco!

quinta-feira, março 27, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Pelos vistos o problema não teria tido qualquer gravidade, não fosse o facto do jovem Rafael ter divulgado o seu teor na Net. Fico com a ideia de que denunciar este tipo de situações, ou outras, afinal não compensa porque acabamos por, também, ser metidos no mesmo saco e ser vítimas das mesmas sanções aplicadas aos prevaricadores. Da maneira que as coisas estão a caminhar o melhor é o "deixa andar". Para quê denunciar se nós é que acabamos por ser investigados e possivelmente incriminados?

quinta-feira, março 27, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Se a pobre da professora tivesse agredido a aluna, teria um processo compulsivo e, provavelmente, iria aumentar o número de desempregados deste País (à beira-mar plantado). Mas a aluna não! Muda de Escola e vai fazer o mesmo, ou pior, noutro local. Também estou de acordo com o Anónimo de Lisboa... transferência para Bagdad, no mínimo. Lá quem dá também leva, e quer queiram quer não, era o que tal 'piquena' merecia.

quinta-feira, março 27, 2008  
Anonymous Anónimo said...

A ideia de que os filhos devem ter o telemóvel ligado para estarem permanentemente contactáveis pelos pais (e para poderem contactá-los) é uma falácia com que os filhos enganam os pais para terem telemóvel. Pelo menos durante o tempo de permanência na escola é certamente uma falácia: se os pais precisarem urgentemente de contactar os filhos, estando estes na escola é só telefonar para a escola, que tratará de contactar o aluno em causa (que está em sítio conhecido, a sala de aula que consta do seu horário); e um filho só tem razão para contactar os pais durante o tempo lectivo em situação de acidente pessoal grave ou catástrofe (e nessa situação ninguém se oporá que ligue o telemóvel). Quanto à sanção do Rafael, concordo que seja tão pesada como a da Patrícia: se não se envolveu directamente na agressão, estimulou-a e, tendo *posteriormente* divulgado o vídeo no YouTube sob o título "9º C em grande", não só não mostrou

quinta-feira, março 27, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Os telemóveis são proibidos nas aulas, a questão é que na escola nada é para cumprir; existe uma coisa que se chama... regulamento interno e que é aprovado pela assembleia de escola, onde estão presentes representantes da Associação de pais!!!!!!!!!! Mas como a escola portuguesa é um infantário pinóquio, onde cada menino faz o que lhe dá na bolha, apoiado na maioria das vezes pelos papás, que exigem que os valores marginais que passam aos filhos sejam religiosamente respeitados pelos bacocos dos professores, como se viu há dois dias mostrado na SIC num recado de um papá, diga-se o retrato perfeito do mau selvagem, nada é cumprido, portanto conclui-se que esta escola portuguesa é um ninho de potenciais delinquentes!!!!!!!!! Ah, esqueci-me de revelar que sou uma mãe, com assento na assembleia da escola da minha filha, mas que não me identifico em nada com as posições marginais da maioria dos papás (que se estão borrifando para educar os filhos!!!!)que são manifestadas quer aqui quer na associação à qual pertenço, mas que também me legitimou para os representar!!!!

quinta-feira, março 27, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Essa é boa. Ó meus amigos, então a menina vai ser transferida?!.... Ah, ah, vá de palhaçada... Falam aí que a turma é composta por alunos que já foram transferidos por outros processos disciplinares. A menina que fez o que fez deve estar muito preocupada. É melhor levarem a menina já a um psicólogo não vá essa menina ficar afectada e traumatizada com a decisão, coitadinha. Faço minhas as palvras do anónimo de Lisboa. Cada vez mais as nossas escolas que deviam ser um dos pilares democráticos e de exemplo da nossa sociedade, estão transformados em casas de índios onde abundam as corjas que estragam a vida aos docentes e a alguns colegas que não pertencem às corjas e de facto os governos dito democráticos contribuem para que reine a selvajaria. Esta menina não devia ser transferida. Devia era no minímo, apanhar uma valente surra, e prestar serviço comunitário durante uns 3 anos sem direito a recreio de manhã à noite. Íam ver se não aprendia logo e servia de exemplo. Tareia em cima deles já, é o que se exige.

quinta-feira, março 27, 2008  
Anonymous Anónimo said...

O erro, na grande maioria destes casos, é de pais e professores. Primeiro dos pais, porque, hoje em dia, não dão qualquer educação aos filhos (lógico que não são todos) e, quando estes fazem asneiras, ainda vão tirar satisfações com o professor. E isto para mim não tem, qualquer, cabimento. Segundo, dos professores, porque não se dão ao respeito. Entraram numa de "deixa andar" e depois queixam-se. Conheço vários professores e sei como funcionam as mentes de alguns, mas conheço uma, em especial, que deu aulas no Cerco do Porto e nenhum, daqueles belos alunos, lhe faltava ao respeito, muito pelo contrário. Tive oportunidade de assistir a algumas aulas e era o silêncio, quase total, na sala. Por isso a culpa está dos dois lados. Penso que há que reeducar pais e professores. Assim, o país não avança de certeza. Cumprimentos.

quinta-feira, março 27, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Tudo isto é uma vergonha, para os professores que têm de "aturar" os filhos mal educados e mal formados desta geração em que os pais não querem saber dos filhos,eles permitem tudo aos filhos e depois dá nisto! Eu também tenho filhos e eu nunca permitiria um comportamento destes aos meus! Temos os professores que temos, mas faltar-lhes ao respeito ainda os torna menos motivados para educar os nossos filhos que passam os dias na escola. Eu ainda acredito que um castigo a esses alunos mal comportados seria o melhor, mas um castigo em que eles devam pensar duas vezes antes de agir. Para mim era reprovar logo o ano escolar por mau comportamento, logo veriamos se eles não pensavam duas vezes antes de desobedecer ao professor!

quinta-feira, março 27, 2008  
Anonymous Anónimo said...

A escola é o reflexo da sociedade... Nela se concentra o fruto de como educamos, deseducamos ou nos demitimos de educar os nossos rebentos. Por que telefona uma mãe para a filha em tempo lectivo? Não conhece o horário escolar?!! Por que é que os outros alunos não intervêm?!! Por que permite a professora um telemóvel ligado no último dia de aulas? Já ouviram falar em dinâmica de grupo? Já tiveram 28 "meninos" dentro de uma salinha de aula? Todos se demitem da sua função de educar... é tão fácil responsabilizar os professores pelos nossos erros, pela nossa falta de tempo.. Nós damos computadores, mp3, ténis de marca caríssimos, vamos buscá-los a meio da noite às discotecas (o que fizeram toda a noite não interessa, afinal vêm para casa!)... enfim, tudo para que sejam felizes, mas incutir-lhes uma cultura de valores, de respeito e de trabalho... que o façam os professores! Eles que digam o Não que nós não sabemos dizer, é difícil e dá trabalho! É tão fácil ser pai nos tempos modernos...

quinta-feira, março 27, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Sem dúvida que é necessário mais civismo neste país. Sem dúvida que são os pais os primeiros culpados devido à sua demissão na educação dos filhos, mas já alguém pensou que estes mesmos pais Também não sabem o que é o civismo? Basta vê-los nas estradas a não cumprirem as mínimas regras, ao telemóvel quando conduzem, a estacionar em cima dos passeios, a deitar os maços de tabaco fora das janelas nas estradas, a fazerem-se de "chicos espertos" quando avançam nas bermas para passarem à frente nos engarrafamentos, ...enfim, serão estes os pais que podem educar os filhos??? Eles próprios não tiveram a educação possível, são boçais em quase tudo, contando-se pelos dedos os poucos gentis e cavalheiros que se cruzam no nosso caminho e que dizem coisas simples como "bom dia", Obrigado", Com licença" ou "se faz favor"...

quinta-feira, março 27, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Agora que sei que a mãe desta aluna foi a primeira a usar o telemóvel, daí a origem do problema, já compreendo melhor o comportamento desta jovem. Mesmo que esta seja uma desculpa da mãe, para encobrir males maiores, tem o mesmo valor...Pelos vistos os alunos desta sala são problemáticos, e deviam ir para um reformatório, e não para uma escola onde possam prejudicar algum aluno inocente que deseje ser melhor e não pode, por causa da interferencia e mau estar...Tambem acho que não deviam permitir telemóveis ligados nas escolas, pelo menos durante as aulas. Quanto ao modo como a professora actuou, tambem está errado. A escola devia ter alguem(tipo segurança), para quando um aluno está a prejudicar a aula, o professor(a) simplesmente o chama e o aluno é acompanhado até ao director ou responsável, que determinará o castigo a ser aplicado. Assim a aula continua. A professora ensina. O segurança enforça. Os bons alunos aprendem e todos regressam no dia seguinte,sem medo e sabendo que o mau comportamento tem um preço, não só a longo prazo, mas com consequencias imediatas. Os professores se assim fosse, ensinavam a valer nas aulas, em vez d estarem com medo e terem que engolir em seco...

quinta-feira, março 27, 2008  
Anonymous Anónimo said...

A questão aqui não é do telemóvel ou de outro material qualquer. A questão, pura e simples, é de reconhecer (ou não...) que numa sala de aula deve haver alguém a quem é reconhecida (alguma...) autoridade. Para quem não sabe (e, pelos vistos há muitos comentadores que não sabem!), já há professores que dão as suas aulas com recurso a telemóveis e a outras tecnologias. Como resolver esse caso se os telemóveis não podem ser utilizados em qualquer sala de aula? O problema é de autoridade. Porque é que a professora autorizou a utilização de telemóveis na sala de aula? 1 - Porque os telemóveis faziam parte do material necessário para a aula (não me parece, mas...). Neste caso, perante a situação, a aluna nunca se pode dirigir à professora nos modos em que o fez. O telemóvel confiscado (e não roubado...) pela professora é desligado, entregue ao Director de Turma e devolvido à aluna mais tarde (ou a própria profesora trata do caso. 2 - Porque a professora autorizou ouvir música. É comum esta autorização? Não me parece. Então qual o motivo de tal autorização? Condescendência e impotência para lidar com a turma em patamares aceitáveis de disciplina. É aqui que o problema é enorme!!!

quinta-feira, março 27, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Os comportamentos dos nossos jovens são sem dúvida recrimináveis. De quem será a culpa? Dos pais? Certo, hoje em dia tudo se dá, tudo se permite, os jovens vivem habituados a ter tudo, apenas para não chatearem os papás, mas dizer NÃO é uma forma eficaz de educar. Dos professores? Certo, quando vemos professores insultar os membros do governo com palavrões, fazer manifestações não autorizadas, atender telemóveis e mandar mensagens durante as aulas, dizerem que não querem ser avaliados quando eles com estes comportamentos avaliam os alunos, perdem toda a autoridade. Das escolas? Certo, as escolas deviam ter regras bem explicitas e todos deviam ser obrigados a cumprir, e, digo todos: pessoal docente, discente e funcionários. A disciplina é importante e se queremos bons cidadãos então desde cedo as regras de conduta social devem ser ministradas. Uma sociedade gere-se por regras essenciais à segurança e bem estar de todos. Por favor não culpe apenas os jovens, eles são os nossos espelhos.

quinta-feira, março 27, 2008  
Anonymous Anónimo said...

As criancinhas e os professores são os menos culpados destas situações. Esquecem-se que estas criancinhas são filhos dos chicos espertos que existem neste país! Aqueles que não respeitam uma fila de trânsito e arranjam estratagemas para avançar 3 lugares, aqueles que comem um gelado e atiram o papel para o chão, aqueles que atiram as beatas pela janela do carro, etc. São estes os exemplo que os filhos têm dos pais. Ou seja, são resultado de uma sociedade que não se respeita nem se dá ao respeito. Uma boa solução para esta problemática da "violência" nas escolas passa pela responsabilização não só dos alunos (trabalho cívico, regresso das suspensões, transfere^ncias de escola), mas acima de tudo a responsabilização dos papás, mesmo criminalmente. Se as criancinhas são menores e não podem ser imputáveis, os pais deverão ser responsabilizados pelos actos dos seus filhos.

quinta-feira, março 27, 2008  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!