segunda-feira, março 24, 2008

Tráfico de pessoas

"O desemprego, a precariedade do trabalho e os salários baixos levam milhares de portugueses a procurar em outros países da Europa um futuro que não encontram cá. Apesar das regalias sociais e do facto de as leis europeias serem protectoras dos trabalhadores, na prática há muitas pessoas vítimas de esquemas mafiosos de tráfico e os novos imigrantes passam por situações humilhantes. Alguns acabam por regressar sem dinheiro e sem esperança. Outros resistem e vivem situações próximas da escravatura.

Três portugueses desesperavam ontem na civilizada Holanda, enganados por um suposto empresário. Uma das vítimas, Delfim Outor, de 29 anos, contou à Lusa que tinha trabalho em Portugal mas decidiu ir para os Países Baixos aliciado por um salário a dobrar. Telefonaram-lhe num sábado para ir para a Holanda na segunda-feira seguinte. Quando lá chegou o sonho rapidamente se desfez. O patrão holandês perdeu o cliente que lhe encomendara o trabalho. Durante um mês o empresário enganou-os e agora nem a viagem de regresso lhes paga.

Esta história pode ter a vantagem de alertar as pessoas para o perigo que correm quando vão sem contrato ou qualquer tipo de vínculo à procura de uma quimera. É inacreditável que a União Europeia não puna exemplarmente estas situações de tráfico de seres humanos. O conceito de cidadania europeia ainda é um mito para os pobres
."

Armando Esteves Pereira

Divulgue o seu blog!