terça-feira, abril 22, 2008

Do PSD


"O sinal mais sintomático da falência do PSD enquanto partido não é tanto a assustadora sucessão de líderes incompetentes, mas a absoluta incapacidade de encontrar uma alminha decente com vontade de tomar conta da casa. Os nomes correm pelos jornais como se estivéssemos numa daquelas reuniões de condóminos em que ninguém quer ficar com a responsabilidade de pagar a luz da escada ou a vistoria ao elevador. No domingo, o Público começava a sua peça sobre o actual estado do partido de modo exemplar: "Manuela Ferreira Leite está cada vez com menos espaço para recusar uma candidatura à liderança do PSD." Repararam bem? Falta-lhe espaço "para recusar." Formulação mais clara não há: Ferreira Leite tem tanto desejo de mandar no partido como eu tenho de arrancar um dente sem anestesia. A questão está em saber como se chegou aqui. Como é que liderar o PSD passou a ser uma profissão tão popular quanto, sei lá, desentupidor de canos? (mais aqui)".
Não podemos deixar de achar piada a certos comentadores. “Os nomes correm pelos jornais como se estivéssemos numa daquelas reuniões de condóminos em que ninguém quer ficar com a responsabilidade de pagar a luz da escada ou a vistoria ao elevador” porque é assim que os estes funcionam. Basta ver ler os jornais desportivos a atribuir treinadores e jogadores para os clubes que nunca virão. Do mero palpite ao frete político a nossa comunicação social vai construindo o seu país virtual.

A verdade é que o PSD foi sempre um partido abrangente, caracterizado pela diversidade, baseado numa combinação idiossincrática que ia de elementos vindos da oposição ao Estado Novo até sectores sociais claramente de direita, como seja a burguesia rural proprietária, que constituiu a âncora social do salazarismo. Não sendo o produto da vontade de uma elite homogénea, mas sim da federação de elites locais, muito diversas ao longo do território nacional, o PSD é um partido de poder, que fica terrivelmente inquieto quando está na oposição aonde os líderes, como aconteceu com Sá Carneiro fundador do PSD, têm de fazer frente a sucessivos ataques, cisões, intrigas e contestações, que só acalmaram quando chegou a primeiro-ministro (no caso).

Assim, ao novo líder do PSD exige-se uma liderança que represente uma dupla ruptura com o passado recente das experiências governativas de Durão e Santana e com a lógica auto-destrutiva de alternância entre as diferentes tendências internas.

14 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Tanto crâneo em Lisboa, tantos doutores com estudos mirabolantes sobre pontes, sobre aeroportos, sobre obras obscenas e os candidatos que se apresentam ao povo português par governar este país são José Sócrates e Manuela Ferreira Leite????? Meus amigos, melhor que esta gente é o major valentim Loureiro, eramos roubados na mesma mas pelo menos tínhamos electrodomésticos.

terça-feira, abril 22, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Não presisamos de mais nada PS e PSD,juntos... Socrates e Ferreira Leite, lindo par de ditadores . Alerta tropas, pois os capitais não interessam a ninguém . Se Meneses não se recandidatar, deviam as bases votar em branco e em seguida as tropas fazerem uma nova revolução, mas desta vez , sem flores mas com aves,e não gaivotas mas sim pardais. Pode ser assim que tenhamos a LIBERDADE !!! Antigamente os tropas , quando de sentinela diziam um para o outro:« Sentinela alerta» e o outro respondia «ALERTA ESTÀ, passa palavra» Vamos mesmo estar ALERTA!!

terça-feira, abril 22, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Se Manuela Ferreira Leite passar a liderar o PSD e se ganhar as eleições em 2009, por tudo aquilo que já conhecemos, o proximo governo bem que poderia ser: Primeiro Ministro: Manuela Ferreira Leite, Ministro das Finanças: Teixaira dos Santos, Ministro da Admistração Interna: Rui Rio, Ministro da Presidencia e Porta Voz do Governo: José Socrates, ... o panorama continuaria mais ou menos por ai, sem esquecer talvez, uma nova Secretaria de Estado de Escarnio e Mal Dizer, inserida no Ministerio da Educação, para Pacheco Pereira

terça-feira, abril 22, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Ontem, vi algumas intervenções do Pedro Passos Coelho e gostei. Não vi muito mas o que vi parece-me ser alguém com carácter, do pouco que conheço dele e do pouco que se conhece, sabemos que é um homem do aparelho, já foi líder da JSD e pouco mais, mas a primeira impressão foi boa. A ver vamos. Não concordo quando ouço dizer que Ferreira Leite, a velha raposa, é um Sócrates de saia. Pode ter algumas semelhanças, porém a principal característica de Sócrates, Ferreira Leite não a tem: a chico-espertice. Com Ferreira Leite, Passos Coelho, com o PSD ou sem o PSD, o que interessa é não deixar o bando conseguir novamente a maioria absoluta pois daí adviriam consequência dramáticas para o país.

terça-feira, abril 22, 2008  
Anonymous Anónimo said...

A candidata dos ricos e dos baronetes finalmente decidiu-se. Com Ferreira Leite à frente do PSD podemos ter a certeza duma coisa: mais do mesmo, vem aí o Sócrates -II. Aliás, basta ver como ela se desdobrava em elogios a Sócrates e ao PS, para saber, em que estaremos metidos se ela ganhar no PSD, isto para aqueles que já não se lembrarem do que foi a actuação dela nos governos onde participou. Nós, os outros que todos os dias sofremos na pele os efeitos da governação anti-social e tirânica de Sócrates, ao ver o seu espelho no PSD só nos dá vontade é de emigrar. Ou então de começar uma revolução, mas desta vez não será com cravos nas espingardas...

terça-feira, abril 22, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Não sou PSD mas estou de acordo consigo, amiga Zita Seabra (Prós e Contra de ontem). As "elites" ou o que eu tambem gosto de chamar de oligarquia, não respeitam as bases do partido - se elas votaram em LFM não tinham mais que respeitar as decisões democráticas e virar as armas para as politicas inconsequentes do governo em vez de armar em "snipers" como refere o anónimo comentário de ontem neste jornal. Acho que F. Menezes devia ser apoiado pois, foi incansável nos últimos 6 meses, tem as bases e conseguiria captar eleitorado (mais do q a Dra F Leite, provavelmente) se os controleiros do partido não minassem o partido. A facção Mendes perdeu Lisboa, devido em grande parte a erros políticos - por isso teve de sair de cena. LFM devia voltar para ficar provado que o oportunismo e a safadeza política não devem vencer - e o pior é que isto se passa em todas as esferas da nossa sociedade, desde as escolas às empresas.

terça-feira, abril 22, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Embora não sendo português ( fui até 11/Nov./1975 ), preocupo-me bastante com a situação de Portugal. Penso que o PSD dirigido por esta sra. estará bem entregue. Os homens falam muito e pouco fazem.( ver sessões do Parlamento ). Felismente o meu país "também" já começou a dar mais abertura à gestão femenina, com a nomeação duma mulher ( a 1ª em quase 33 anos de independência ) para Governadora da cidade capital. Bem haja mulheres. Força Manuela, pôe Portugal nos carris.

terça-feira, abril 22, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Finalmente uma pessoa de rigor, sem medo de enfrentar os interesses instalados e que percebe de economia para, potencialmente, tomar o destino do país. Primeiros ministros engenheiros ou advogados é só pra enterrar o país. Para mim ser casmurra é uma qualidade, a questão é avaliar se na maioria das vezes é casmurra a defender o que deve ser defendido. O passado dela leva-me a querer que sim. Gosto do estilo. Deve ser a única ministra/o dos últimos governos que não foi para nenhum tacho em empresas para fazer lobbing. Os outros podem não ser maus, mas ainda têm que mostrar melhor o que valem. Penso que a seguir a Cavaco ela será a única 1ª ministra em condições.

terça-feira, abril 22, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Todas as pessoas que percebem de economia e financas, a verdade e que Manuela F Leite, ja provou ser uma das mulheres mais competentes de um pais, onde ha uma taxa deficitaria de "brains" na politica. O PS que eu nao consigo definir, pois ha muito so o PM Socrates e que fala. O PSD falhou em tudo ate agora. Com esta candidata, a quem eu defini como " Se a Dra M.F.L. nao conseguir endireitar as financas, ninguem mais o fara". Vejam o que o SR Santos??? tem feito. Esta senhora ira trazer dignidade, competencia, profissionalismo e acima de tudo, a "leadership" a um partido capaz de salvar Portugal da vergonha de se tornar uma provincia espanhola. Estou ao corrente das correntes politicas em Portugal, e por isso sinto pena, que depois de tantos anos ausente, as mentalidades em geral estejam na mesma, ou ainda pior, uma vez que com o 25 de Abril, vieram os vicios da mentira, corrupcao activa, abudo de poder, incompetencia de gerir um pais, manipulacao de massas, droga, pedofilia, justica vergonhosa, educacao sem educacao, saude doentia e mortal, e muito mais que todos reconhecem como sendo um cancro de grandes proporcoes. Portugal merece o melhor, e o melhor e gerido por leaders.

terça-feira, abril 22, 2008  
Anonymous Anónimo said...

O trio Manuela Ferreira Leite, António Borges e Rui Rio é o pior cenário para o País. Temos de nos livrar de Socrates mas nunca por outros iguais ou piores. Como militante do PSD, este grupo nunca terá o meu apoio. Para fotocopias,já lá esta o original. Portugal e o PSD, precisam de ideias novas e novos projetos fieis aos idearios Social Democratas. Para politicas de direita liberal e obcessão pelo défice, já chega. Esta gente não é alternativa ao actual governo. É a continuidade que nos tem empurrado para o fundo da Europa. Fasço votos para que esta alternativa não se concretise. Se o Presidente da Républica está por trás, não me admira. Por essas e outras é que apoiei Manuel Alegre e ainda não ma arrependi. è fundamental a renovação do partido e estes são da velha guarda, responsáveis também pela situação dos Portugueses, qualquer dia, os mais pobres da Europa.

terça-feira, abril 22, 2008  
Anonymous Anónimo said...

No PSD respira-se de alívio. Finalmente um candidato com uma base alargada de apoio. No PS nota-se alguma apreensão. Pelas palavras de António Vitorino há pouco na RTP 1 gostariam de enfrentar algém mais "meiguinho" - Ai que bom se fosse o Marcelo!! Mas vejamos:Em portugal não se ganham eleições, perdem-se eleições. Sócrates & Cª vão cair de podres tal como caiu Cavaco e Cª e só aí vai surgir uma oportunidade para Ferreira Leite e Cª se sobreviver à derrota em 2009. Talvez consiga retirar a maioria a Sócrates (daí a apreensão) o que será sem dúvida uma façanha. E se tal acontecer o que vai ser de nós? Sonho : vamos ter um governo minoritário capaz de dialogar com as outras forças políticas e sobretudo com a sociedade civil e as competências técnicas que tome decisões equilibradas e consensuais que satisfaçam a generalidade da população e nesta base dar um novo rumo ao país. Probabilidade : vamos ter um governo com a muleta do acordo parlamentar condenado ao fracasso mais cedo ou mais tarde. Cenário negro: finalmente eles os dois (PS e PSD) vão assumir que são tao iguais, tão iguais que o melhor é fundirem-se, eternizarem-se no poder e dividir o bolo sem rodeios.

terça-feira, abril 22, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Manuela Ferreira Leite além de ser uma personalidade credível luta por um Portugal de rigor, exigência e mérito! Abaixo os facilitismos e as patetices, o populismo e o espetáculo! Já chega de palavras vazias de Sampaio e Sócrates, do facilitismo de Guterres e do populismo de alguns lideres do PSD. Se queremos crescer temos de confiar nas nossas capacidades, sem protecionismos. Desde que Durão Barroso saiu que Manuela Ferreira Leite deveria ter assumido os comandos deste País. Viva o progresso!

terça-feira, abril 22, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Á falta de melhor,nâo é má candidata.É pessoa corajosa.Sabe que está preparada para o suplicio que se avizinha.É corajosa porque sabe que vai defrontar a humilhaçâo.É corajosa porque sabe o martirio que vai sofrer.É corajosa porque está a contar com o apoio do PR,mas sabe que ele a vai deixar no meio do terreno.É corajosa porque evita uma OPA sobre o PSD.É corajosa porque sabe que o Sócrates com ela a presidir o PSD, é maioria absoluta á vista.É corajosa porque vai fazer um geitinho ao partido,e sabe que os Portugueses vâo-lhe infligir uma derrota.Mas também sabe que nâo tem nada a perder.

terça-feira, abril 22, 2008  
Anonymous Anónimo said...

O problema coloca-se precisamente nisso....são os dois demasiado parecidos..!! Será que este país de 10 milhões não tem sangue fresco para revitalizar ou a mafia dos partidos como diz o anónimo das 22:24 , sempre que existe uma alternativa no seio dos dois partidos mais ligadas às bases e ao povo do Portugal profundo, logo entram em acção os "snipers" do partido, que são os únicos a quem a comunicação social dá acesso, no sentido de minar a credibilidade ou carácter dessas lideranças.Acho que chegou a altura da esquerda verdadeira ter algum peso na politica nacional porque isto de facto não passa de uma luta de dois lados, o lado dos poderosos vs o lado do povo que trabalha,temos que marcar posição de vez, chega de nos enganarem com o medo dos comunistas tem que acabar esta porra, vejam o caso do aeroporto Sá Carneiro para o explorarem agora apareceu o Belmiro com a bandeira da iniciativa privada..bla..bla..mas quando foi para o reconstruir e gastar aquele capital todp foi com dinheiros Públicos e da CEE !Agora que está a vaca pronta é que aparecem para mamar ..e isso aconteceu em tudo neste País, ficaram com tudo o que dava lucro em nome da iniciativa privada e o povo sem nada.

terça-feira, abril 22, 2008  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!