sexta-feira, abril 25, 2008

Fragilidades

"O regresso de Jorge Ribeiro ao Benfica vinha sendo anunciado na imprensa da especialidade, ao mesmo tempo que iam sendo lançados ao vento inúmeros nomes de treinadores para o clube da águia.

Quer dizer: o processo de contratação do treinador ainda não tinha a mais pequena garantia de sucesso e o plantel começava a ser construído.

Foram oito épocas em que “o irmão de Maniche” não conseguiu grande destaque, a não ser quando se tornou óbvio que a falta de um esquerdino na Selecção Nacional obrigava a uma prospecção a um nível mediano em termos de qualidade.

Este regresso anunciado à Luz prova que o Benfica, a viver um momento em que necessitaria de maior recato, não consegue estagnar a “hemorragia de notícias”, nem quando a situação conjuntural o aconselharia. Mais: dá a sensação que este Benfica não sobrevive sem uma “certa imprensa” como essa “certa imprensa” não sobrevive sem o Benfica.

Não tenhamos a mais pequena dúvida: o processo de contratação de Jorge Ribeiro e o facto de se ter revelado, agora, que o jogador se ligou contratualmente aos encarnados na semana a seguir ao jogo do Bessa, no qual falhou uma grande penalidade, vão marcar o jogador para o resto da sua carreira.

Acresce que, para além destas duvidosas convivências, e não obstante o bom princípio de se optar pela contratação de jogadores portugueses em vez de insistir na compra de todo o tipo de “soluções de ocasião” no “bairro de lata” sul-americano, não é bom sinal confrontar o novo treinador com jogadores recém-contratados, o que significa o Benfica estar a perder a excelente oportunidade de reconstruir o “edifício do futebol” com cabeça, tronco e membros.

Significa, também, que o Benfica ainda não achou a solução para o comando técnico e isso encerra o perigo de a opção poder recair numa figura de segunda linha, pronto a aceitar o prato que lhe for servido, cujo mecanismo representa uma das razões por que o Benfica não consegue desenhar uma linha de estabilidade. O treinador não pode ser, já à partida, o elo mais fraco
."

Rui Santos

Divulgue o seu blog!