sábado, maio 10, 2008

Benfica e Eriksson

"Sven-Goran Eriksson está disposto a treinar o Benfica, se o Benfica não se apurar para a Champions?

1. Eriksson é um treinador de renome internacional. Foi uma lufada de ar fresco no futebol português quando chegou, pela primeira vez, ao Benfica. Era jovem, tinha o sangue na guelra e trazia da Escandinávia uma formação e uma educação nos antípodas da anarquia instalada no futebol português no começo dos anos oitenta. Causou impacto porque trouxe a lógica do contraste.

2. A segunda passagem já foi um pouco mais atribulada, mas, apesar de tudo, o sueco deixou em Portugal a imagem de um ‘senhor do futebol’. Simpático, afável para com a Imprensa, um verdadeiro ‘gentleman’ para os agentes da bola, habituados a um certo ‘estilo carrascão’.

3. Quando Eriksson rumou a Itália, o futebol transalpino estava pujante. O dinheiro jorrava. Na Sampdoria e na Lazio, o treinador escandinavo lidou com uma situação conjuntural muito positiva. O futebol italiano tinha – na sua Série A – a aura de ‘melhor campeonato europeu’. Todos os treinadores e jogadores queriam ir para Itália, antes de pensarem rumar a Inglaterra ou Espanha.

4. Muita coisa mudou, entretanto. Eriksson rumou a Inglaterra, não teve êxito na Selecção inglesa que, para se ver livre do sueco, teve de pagar de indemnização qualquer coisa como 8 milhões de euros. Pelo meio, foi apanhado por um furacão de escândalos bem conhecidos e propalados. Agora, não quer sair do Manchester City sem trazer com ele cerca de 4 milhões de indemnização. Sem nunca perder a postura.

5. Quer dizer: Eriksson construiu o seu nome no futebol, mas, hoje, já pensa mais em dinheiro do que propriamente em futebol.

6. O novo ‘casamento’ com o Benfica até pode consumar-se e dar certo, mas esta abordagem, da maneira como foi feita, envolve grandes riscos.

7. A edição do ‘Guardian’ de ontem publicava uma matéria segundo a qual Eriksson estava a ver como paravam as modas no Chelsea antes de tomar a decisão de rumar a Portugal.

8. Há informações que colocam Frank Rijkaard em Londres (sem que isso corresponda ao abandono de Avram Grant da ‘estrutura do Chelsea’), mas é óbvio que Eriksson só virá para o Benfica se não tiver outro projecto que lhe dê mais dinheiro. E ainda há o ‘pormaior’ da indemnização. Tendo contrato com o City, o sueco está à espera de ser despedido. Porque, se não o for, ou abdica de uma verba muito razoável (e não estou a ver que o faça) ou tem alguém que o compense pela indemnização que deixaria de receber. Não me parece, por isso, que o Benfica possa ir muito mais longe relativamente à proposta que lhe fez.

9. O contrato alegadamente oferecido de três anos é uma faca de dois gumes. Por um lado, o Benfica necessita de tempo para estabilizar uma estrutura. Por outro lado, se eventualmente se confirmar um Eriksson ‘de passeio’ e as coisas não correrem bem, os responsáveis encarnados ficarão sempre com a batata quente na mão.

10. Uma coisa é certa: Eriksson – apesar do seu prestígio – já não é mais um reformista, passou o tempo em que a sua motivação era o treino e o jogo.

11. Não é fácil, de facto, encontrar um treinador para o Benfica. E Eriksson diz muita coisa a muita gente, inclusive a quem trabalhou sob o seu comando. Há muita gente na Luz porventura a precisar de Eriksson – homem de excelente trato, incapaz de estabelecer rupturas – para manter o seu ‘estatutozinho’ no futebol dos encarnados.

12. Outra coisa, não menos importante, é a estrutura a criar em redor do ‘treinador do Benfica’. A ver vamos se o clube da Luz não vai continuar a viver sob a lógica do culto de personalidade. A imagem de Eriksson (se der certo...) e, também, a imagem de Rui Costa. O importante é o trabalho. É saber quanto dinheiro o Benfica dispõe para reformular um plantel outra vez mal construído.

13. Outra coisa, não menos confusa: Eriksson está disposto a treinar o Benfica, se o Benfica não se apurar para a Champions?

14. Se a resposta for afirmativa, talvez aí tenhamos um sinal da ambição que Eriksson transporta neste momento.

15. Ridículo e absurdo são as chantagens que continuam a ser feitas quando os jornalistas se limitam a fazer o seu trabalho. Filipe Vieira e Rui Costa, desta vez, não avisaram os jornalistas amigos e de conveniência (aqueles que os adulam e publicam o que querem) do seu raide a Manchester. Não era aconselhável. Ficaram muito chateados de terem sido apanhados. E quem fez as figuras tristes de andar a esconder-se atrás das colunas não foram os jornalistas. É muito lamentável e um sinal muito negativo do que para aí pode vir (em matéria de relações com a Imprensa) a percepção de que Rui Costa, nesta matéria, não aprendeu nada com a sua estada em Itália. Lá, uma coisa dessas não lhe seria permitida. Mas, aqui, onde as relações são promíscuas e certa comunicação social fica com medo de perder notícias, as coisas são diferentes. Lamentavelmente diferentes.

Nota – À hora do fecho desta edição ainda não eram conhecidas as decisões ‘históricas’ da CD da Liga, pelo que me abstenho, para já, de produzir comentários mais detalhados, a não ser aqueles que, genericamente, faço, à parte, no ‘Destaque da Semana’.
"

Rui Santos

11 Comments:

Anonymous Anónimo said...

E com esta jogada, lá vai Vieira salvar a pele outra vez. Vamos ser novamente enganados. Quem vai pagar estes luxos?.Vieira e Rui Costa não são de certeza. Veremos no final do ano o que vamos ganhar.

sábado, maio 10, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Mais um treinador que se vai queimar. O problema do benfica nao é o treinador é o presidente. Ok o chalana nao é treinador. O camacho era o maior, depois ja nao era. enfim. Boa sorte ericson, preferia-te no meu sporting...

sábado, maio 10, 2008  
Anonymous Anónimo said...

O Benfica é, e vai continuar a ser dirigido por gente sem ambição,com medo do risco. Mais um tiro nos pés! Vão buscar um teinador em fim de carreira, que aproveita para se instalar em Cascais, na sua casa e gozar o belo sol e nós, benfiquistas, continuaremos a aguardar o início, o reinício...dum novo ciclo. Que tristez! O Rui Costa traz mais do mesmo...

sábado, maio 10, 2008  
Anonymous Anónimo said...

É o regresso em força do Sebastianismo ao Benfica. Depois de Camacho o Desejado, temos Eriksson o Desejado. Vá lá que Gutman já morreu! E porque não um treinador inglês ou alemão com a idade que Eriksson tinha quando cá esteve pela primeira vez? Sr. Fernando Martins, explique lá como se contrata um bom treinador!

sábado, maio 10, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Mais do mesmo. Vamos ter novamente uma "descarga"de jogadores na Luz, e provavelmente um empate logo no 1º jogo.Ir buscar um treinador a Inglaterra até não está mal visto, mas Mr. Erickson está velhote e já acomodado, por isso vai ser despedido. Podiam contratar o Steve McLaren, mais jovem e mais de acordo com a classe do Benfica.

sábado, maio 10, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Força aí...agora é só contratar jogadores com o dinheiro do Joe Berardo para ficarem sem jogadores em vosso nome! Saudções portistas para esse grande amigo...Ex. Sr. Dr. Luís Filipe Vieira...o homem que vai arruinar o benfica!

sábado, maio 10, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Sabem qual é a diferença entre o Benfica e o salário mínimo nacional? - O Benfica compra...compra...compra...e não ganha nada...; O salário mínimo nacional: - A gente ganha...ganha...ganha...e não compra nada!

sábado, maio 10, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Tenho dito aqui varias vezes que com este presidente o Benfica será sempre uma equipa mediocre e é com tristeza que constatamos isso.Compras de jogadores sem qualidade,pré-epocas mal planeadas,jogadores a ganhar milhares de euros que não sabem passar uma bola.Com este presidente a bagunça continuará e o Estádio cada vez mais vazio.É triste.Porque será que o presidente é sócio do Porto?

sábado, maio 10, 2008  
Anonymous Anónimo said...

É triste ver o que, só o Sr LFV não vê! Não duvido que seja uma pessoa de bem e que tem sido capaz de tirar o benfica do marasmo económico, mas francamente!... que arranje pessoas capazes para o departamento de futebol, pois não precebe nada disso! Anunciar R.Costa como D.Desportivo quando ele ainda é jogador, é mesmo meter o carro à frente dos bois! É uma falta de ética...

sábado, maio 10, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Desde o tempo do saudoso Borges Coutinho que o slb não tem um presidente com classe ; há que encontrá-lo, assim é que não ; desculpas e mais desculpas tipo desgraçadinhos; com juniores de certo ficavam nos 5 primeiros lugares da liga e as despesas eram obviamente inferiores ; no passado havia Humberto,Eusebio,Coluna, Mozer etc agora há Nelson, Maxi, Assis,Edcarlos e quase todos os outros. SALVÉ.

sábado, maio 10, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Elucidativo o mal do SLB. 3 treinadores numa época, o 1º se o Sr. Presidente o queria despedir nem deveria ter começado, o 2º bateu com a porta e o 3º é um "remendo" mal deitado. A alta competição não se compadece, mais a mais com a "nomeação" dum Director Desportivo. Erros atrás de erros, é muito. Sr. LFV continue os adversários agradecem.

sábado, maio 10, 2008  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!