sexta-feira, maio 09, 2008

E a criminalidade continua a diminuir...

"João foi detido por elementos da Esquadra de Investigação Criminal (EIC) da PSP do Barreiro em 2003. Sentado no banco dos réus foi condenado a uma pena de prisão efectiva por tráfico de estupefacientes. Em Novembro passado, por bom comportamento, teve direito a uma saída precária da cadeia de Setúbal. O jovem cabo-verdiano, de 28 anos, nunca mais regressou à prisão. A EIC do Barreiro abriu nova investigação e começou a tentar localizá-lo. Pelas 21h30 de anteontem, João foi apanhado em flagrante delito na companhia de outro traficante, de 24 anos. Estavam dentro do carro, na avenida de Santa Maria, junto ao Tribunal do Barreiro, e foram surpreendidos com 201 gramas de cocaína em estado puro. Meia hora depois, sete agentes da EIC acompanhados por uma equipa da Brigada de Intervenção Rápida avançaram para buscas, no Miratejo, onde o detido residia e onde era suposto encontrarem droga, dinheiro proveniente do tráfico e outros dois traficantes.

Paulo Jorge Silva Esteves, na PSP há dez anos e agente das brigadas de investigação criminal há seis, subiu no elevador até ao 11.º andar do n.º 6 da rua BernardoSantareno, Miratejo, Seixal. Foi a pé com dois outros agentes até ao 12.º B, o alvo da busca domiciliária.

A porta blindada e com trancas por dentro foi arrombada. Os agentes, equipados com coletes à prova de bala, entraram no apartamentoagritar'polícia' para que não houvesse equívocos. Esteves, de 32 anos, seguiu em direcção ao primeiro quarto da casa. Quando espreitou pela porta entreaberta, foi atingido na cara por um indivíduo de 33 anos. A bala do revólver Taurus, de calibre .38, acerta-lhe em cheio no maxilar superior esquerdo, rebenta-lhe o céu da boca, parte-lhe os dentes e aloja-se no músculo do pescoço, do lado direito, perto da cervical.

O sangue começa a jorrar e Esteves só consegue dizer, enquanto cambaleia em direcção à porta de saída do apartamento, 'já fui atingido'. Os colegas chamam os bombeiros e Esteves é levado, ainda consciente, para as Urgências do Hospital Garcia de Horta, em Almada. A hemorragia estava a provocar-lhe dificuldades respiratórias e os médicos induziram o coma para poderem estancar o sangue. Foi depois encaminhado para a cirurgia maxilo-facial do Hospital de São José, em Lisboa, onde chegou pelas 02h10. Às 04h00 foi operado – com sucesso.

Um segundo homem que estava no apartamento do Miratejo, de 22 anos, entregou-se sem oferecer resistência e foi detido. A poucos metros de si, em cima de um móvel, tinha uma pistola 7,65mm. Durante a busca, os agentes apreenderam 64 mil euros, 40 mil dos quais guardados na gaveta de uma mesa. O segundo traficante tinha sido condenado a uma pena de dez anos, mas foi libertado por excesso de prisão preventiva à luz do novo Código Penal, tendo interposto recurso da decisão do Tribunal de Loures, cidade onde foi apanhado com cem gramas de cocaína. A PSP realizou ainda outras duas buscas, na Reboleira (Amadora) – onde foi detida uma mulher de 25 anos que guardava 50 gramas de cocaína – e outra na Cruz de Pau, no Seixal.

Depois de Esteves, pai de uma criança de cinco anos, ter sido baleado, os outros agentes negociaram a rendição do autor do disparo que respondeu com mais um tiro que acertou na parede. Os agentes dispararam quatro vezes. O indivíduo acabou por sair, mas reagiu com violência quando foi algemado. Acabou ele também assistido no Garcia de Horta
(mais aqui).

Etiquetas:

Divulgue o seu blog!