domingo, junho 01, 2008

A 'vitória' de Soares Franco

"Não consigo vislumbrar a ‘grande vitória’ de Filipe Soares Franco e dos seus apoiantes na histórica assembleia geral de quarta-feira.

Apesar de muitos quadrantes leoninos, mesmo os que estão mais próximos do ‘regime franquista’, considerarem não se ter tratado de um triunfo completo, constrói-se agora o cenário de um clima de desanuviamento absoluto para avançar para a reestruturação e – pasme-se! – para uma nova candidatura.

Afinal, a questão da necessidade dos dois terços para aprovar a globalidade das propostas era uma minudência face aos resultados aprovados. Estava escrito que os sócios iriam votar as medidas essenciais do Projecto de Reestruturação Financeira de uma forma unitária, ou seja, através de uma única votação aprovariam ou rejeitariam os três pontos incluídos na ordem de trabalhos da assembleia geral.

Nessa perspectiva, não houve vitória, mas uma derrota (63,7% x 36,3%), uma vez que não foi reconhecido o princípio dos dois terços.

Vem agora Soares Franco explicar que a Academia não necessitou da aprovação de dois terços para passar do Sporting para a SAD porque não é património nem desta nem daquele, isto é, a Academia do Sporting dever-se-ia chamar ‘Academia do Leasing’ ou, de acordo com as contratualizações, ‘Academia do BCP’ ou – a minha designação preferida – ‘Academia do Millennium’.

Na verdade, se a Academia não é do Sporting e se não houver nenhuma ligação contratual, o que foram fazer os sócios à assembleia?

É um fato à medida do freguês.

Se Soares Franco diz, por outro lado, que a passagem da Sporting Comércio e Serviços para a SAD podia não ter sido levada à AG, então por que foi?! Quer dizer: havia, segundo FSF, uma parte dos direitos que passava, mas era preciso pensar muito bem por causa das taxas de juro aplicadas sobre a dívida existente, uma vez que elas não são iguais às do VMOC.

Uma trapalhada!

Por um lado, FSF teoriza, mui generosamente, sobre ‘dar aos sócios o máximo de conhecimento sobre a actividade’, mas se os sócios não se confessarem todos esclarecidos fala do problema das ‘minorias de bloqueio’. Muito interessante este conceito de ‘pluralidadedemocrática’.

A ver vamos em que posição vai ficar o Sporting nos próximos anos. À cautela, na antevéspera da assembleia Soares Franco não se esqueceu de dizer uma coisa muito importante, sobretudo após o triunfo na Taça de Portugal: 'Quero ser campeão na próxima época.' E que o plantel já está todo definido para a próxima época. Talvez com Ricardo, Caneira, Rochemback, Hugo Viana e Pauleta. Não se estarão a esquecer de Beto e Carlos Martins? Talvez até Sá Pinto possa fazer uma perninha!

Com traições ou sem elas, a verdade é só uma: foi a pata que o pôs!
"

Rui Santos

Divulgue o seu blog!