quarta-feira, julho 23, 2008

Estado racista.

"Isto é uma atitude racista do Estado considera José Falcão, activista do movimento SOS Racismo. O activista contra o racismo descreve o bairro da Quinta da Fonte como um «barril de pólvora, para onde foram escorraçadas pessoas para não incomodarem a vista a uma série de gente, e para que os terrenos pudessem ser especulados (mais aqui)».
É sempre bom constatar a prova de vida destes heróis do politicamente correcto. Adiante. O moço refere-se, com certeza, às cerca de 350 pessoas que em 1995 se inscreveram na cooperativa de habitação que fez nascer o bairro e que na altura pagaram 600 contos (3000 euros). Pessoas essas que continuam a pagar rendas que chegam hoje aos 220 euros. No total, essas casas custaram entre 45 mil e 60 mil euros, dependendo da dimensão. Hoje, de acordo com o Imposto Municipal sobre Imóveis, valem 35 mil euros.

Os tais escorraçadas que afirmam “quando se soube que o bairro ia servir para alojamento social, houve quem se apressasse a vender as casas." Quem não o fez –"porque acreditou nas promessas da Câmara" – nunca mais conseguiu vender. E agora, "nem a família convidamos para vir cá (mais aqui)”.

Ou estará a falar de quem, apesar de pagarem rendas de 4,26 euros por mês, deve neste momento à autarquia quantias que chegam aos oito mil e são detentores de automóveis e carrinhas novos cujo valor ultrapassa, em vários casos, os 30 mil euros e de casas muito bem apetrechadas (plasmas)? Casas melhor equipadas do que a da maioria dos habitantes que tiveram de pagar para viver naquele bairro?

Etiquetas: , ,

8 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Neste país de brandos costumes no qual é hábito deixar para amanhã aquilo que não se prevê que dê lucro fácil, país onde os próprios governantes dão o exemplo raramente mostrando garra e fibra para tomar decisões difíceis embora necessárias e onde raramente se vê alguém com responsabilidades governativas assumir culpas e agir em conformidade, temos agora um caso grave e que está a prejudicar as populaçôes, e que exije nâo os paninhos quentes usuais mas sim medidas de fundo corajosas que desfaçam o mal feito.
Custará dinheiro, mas ao menos será dinheiro gasto na melhoria das condiçôes de vida das populações que sofrem e sofreram com a incompetencia camarária.
Se o bairro está mal idealizado, muito por causa de edificios extra que acrescentaram ao plano inicial, pertença de uma cooperativa de habitaçâo, então tenha-se a coragem de demolir os edificios em excesso e de disseminar as familias por diferentes bairros, em pequeno numero para que sejam forçadas a integrar-se.
Se se mantiver o bairro no estado em que está, talvez nâo seja para já, mas a evolução provável das dificuldades será para aumento com consequente contestaçâo a agitaçâo social o que me impõe que se tomem corajosas medidas de fundo já. O monstro urbanístico que a camara de Loures pariu tem que ser reformulado e nâo escondido e esquecido.

quarta-feira, julho 23, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Muito se tem escrito nos media acerca deste problema na Quinta da Fonte, mas na minha opinião continua-se a tentar arranjar culpas e soluções para tudo e ninguém sabe a razão por que estas duas comunidades se zangaram.
Eles já viviam juntos no bairro há 10 anos, por isso os atritos vêm de ordenamentos de território. Algo se passou e que ninguém tem a coragem de dizer!
Leva-me à especulação e a dizer que tudo leva a que isto sejam ajustes de conta por causa de negócios de droga...
Agradecia a quem soubesse a razão deste problema a revelasse!

quarta-feira, julho 23, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Andam à procura de como ser eficiente nestas situações dentro do politicamente correcto.
Imbuídos da idiotia da 5 de Outubro ao longo de 30 anos não sabem como descalçar a bota.
Isto está a me dar cá um gozo profundo.

quarta-feira, julho 23, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Venho por este meio comunicar que sofro de racismo por parte da comunidade Cigana,todos os dias eu e 10 milhoes de portugueses.
Passo a explicar, O PORTUGUES aperta o cinto de a uns anos para ca,paga impostos, paga prestação de casa com os aumentos da Euribor todos os meses, tendo este governo e o anterior acabado com o bonificado, pago as policias que cada vez menos vejo na rua motivadas e bem equipadas, pago para meus filhos estudarem mal e porcamente neste sistema de ensino onde os valores e o respeito desapareceram, e outras coisas mais, mas mais grave ainda e falo como portugues que agradece a nossa população idosa a liberdade que hoje temos e GRITAR bem alto a revolta que é ver esta gente ganhar 100Euros po mes de reforma tendo trabalhado uma vida inteira para ajudar a desenvolver este País, do outro lado temos sim as VITIMAS de RACISMO que ganham um rendimento minimo sem nunca nada terem feito, que ganham casas com prestação de 4,65euros e nao as pagam, esta é a realidade ACORDA PORTUGAL,ACORDEM PORTUGUESES, sera que isto nao é uma escravtura disfarçada de vitimização, ora vejamos uns pagam e nada tem outros nao pagam recebem e ainda reclamam e dizem se vitimas de racismo.E O BURRO SOU EU HEIN!!!!

quarta-feira, julho 23, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Em qualquer sociedade minimamente organizada quem quer ter direitos tb tem obrigatoriamente de ter deveres, já nem falo dos impostos,falo da escolariedade obrigatoria, do respeito ao proximo, do acatar as regras da sociedade, e quando isto não acontece pois surgem Quintas da Fonte e etc...e outras quintas que andam por ai....estamos somente perante um problema de racismo... eu penso que não...alem do mais a lei é para todos,,,o direito a uma habitação é para todos....o direito ao trabalho é para todos....valerá a pena trabalhar??...ok isto é só racismo

quarta-feira, julho 23, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Nao sou racista!! Mas este tipo de situações nao s podem manter... Estes agora pedem casas, fazem protestos, daki algum tempo são outros, e vamos nós andar a pagar os nossos impostos para andar a aturar isto!! francamente!!! temos k levar com isto tudo, e ainda por cima dizer k está a haver racismo, eu chamava-lhe outra coisa!! chamava-lhe antes ser tolerante... pk só com tolerancia é k deixaram chegar as coisas a este ponto!! esse pessoal precisa é de ocupação, e de pagar os impostos devidos, é k dps já podem falar, mas com razão! já agora tb preciso de uma casa nova!! tb posso exigir???

quarta-feira, julho 23, 2008  
Anonymous Anónimo said...

O Zé Falcão não deu conta dos "arrastões" de arruaceiros e vândalos da comunidade negra nas praias; não tugiu nem mugiu, ficou caladinho que nem um rato.
O Zé Falcão não deu conta das armas enterradas na areia... assobiou para o lado, não é nada com ele mesmo sabendo de quem são essas armas... à comunidade acima referida.
O Zé Falcão não anda de transportes públicos para não ver os seus "peotegidos" andarem a perturbar o sossego de cada um com provocações e violência gratuitas TODOS os dias... faz de conta que nada se passa porque os brancos pagadores de impostos é que são racistas.
O Zé Falcão, cada vez que há pancadaria entre comunidades minoritárias nada faz, não aparece, não larga cá para fora as bojardas costumeiras próprias de quem não sabe, nem de perto nem de longe, não só o que diz, mas porque o diz!
O Zé Falcão não diz, por exemplo, que racismo é a atitude de quem vive à conta dos desgraçados (uns quantos até fazem parte das comunidades que ele defende) que para terem alguma coisa, mesmo pouca que seja e darem de comer aos seus filhos, trabalham que nem cães, que a eles nada lhes é garantido (excepto o desemprego e, por essa via, o ficarem sem casa por não a poderem pagar), têm de suar as estopinhas para que o pouco que recebem, depois do muito que descontam, chegue até ao fim de cada mês; racismo é quem destroi aquilo que lhes é dado à custa dos nossos impostos; racismo é viver-se de rendimentos de inserção e no entanto afirmarem terem plasmas, viaturas de alta cilindrada, praticarem tiro no meio da rua, ainda por cima com armas ilegais, e nada lhes acontecer porque... existe um Zé Falcão, o maior racista que já vi alguma vez!
Zé Falcão, em nome da verdade faça algo de honesto ao menos uma vez na sua vida: mude a sigla SOS Racismo para SOS RACISTA. Para que fique em conformidade com a sua postura xenófoba e racista... contra toda uma Nação! Lembro-lhe, a propósito, o discurso do 1º ministro australiano a uma determinada minoria... adapte esse discurso à nossa realidade e às minorias cá existentes que ninguém pediu que para cá viessem; inclu-o a si naquele texto, aproveitando a liberdade que lhe é concedida pela nossa democracia de partir que, se o fizer, ninguém vai ter pena ou sequer sentir a falta.

quarta-feira, julho 23, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Devemos evitar a referência a etnias, raças, nacionalidades, cor da pele sob pena de podermos ser apelidados de racistas ou xenófobos. Mas isso não quer dizer que haja a chamada "discriminação positiva" que desresponsabiliza e desculpabiliza os actos criminosos.

Uma lei muito simples poderia ser implementada, e que NEM SEQUER PODERIA SER CONOTADA COM QUALQUER TIPO DE DISCRIMINAÇÃO RACISTA OU XENÓFOBA: Porque não cria o Governo uma lei que expulse automaticamente dos bairros sociais todos os indivíduos condenados por certo tipo de crimes, como: por tráfico de droga, de armas, assalto à mão armada? Acho, além disso, que o vandalismo contra o património público também deveria ser um motivo para expulsão de bairros sociais.

A medida serviria simultaneamente para melhorar o ambiente dos bairros sociais e reduzir o crime em geral: dentro e fora dos bairros. É indigno que algumas pessoas já recebam a nossa solidariedade e depois se portem como muitas vezes todos nós constatamos.

Há muita gente honesta e trabalhadora nos bairros sociais que está neste momento "refém" dos bandos e grupos de criminosos (não importa referir a etnia ou raça).

Quando acontece um crime no bairro ninguém sabe de nada; ninguém viu nada. Sabem porquê? Será falta de solidariedade? Não! É medo, medo de represálias.

Os criminosos não devem ser premiados com uma habitação social; quanto muito uma cela seria o "prémio".

Zé da Burra o Alentejano

quinta-feira, julho 24, 2008  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!