"Habilidade e capacidade"
"As actuais crises internacionais nos combustíveis e nos cereais "vieram para ficar, não são passageiras" e exigem "habilidade e capacidade" para as enfrentar, afirmou hoje em Maputo o ministro das Finanças português, Teixeira dos Santos (mais aqui)."Exige habilidade e capacidade. Pois é. Já tínhamos notado o andar à deriva há muito tempo.
Etiquetas: Lullabies.
4 Comments:
Não acredito que haja crise de cereais. Na minha santa terrinha, os produtores de careais têm muita dificuldade em colocá-los no mercado porque ninguém os quer, portanto, não venham cá com histórias de crise.
O sr Trichet aumenta as taxas de juro para controlar a inflação mas não está a conseguir porque há outras condicionantes que influenciam o comportamento da economia não só europeia mas sobretudo global. Não sou economista mas penso que esta actuação rígida pode afectar gravemente os países europeus. Se não se consegue controlar a inflação com as subidas que estão a asfixiar as famílias, o especialista deve ter à sua disposição outros mecanismos, ou não?? São só os juros?? Pelos vistos o remédio não está a resultar, será que a doença é terminal?? O sr Trichet não sabe fazer mais nada???
Não quero terminar sem perguntar onde está a certeza deste ministro quando sempre mostrou segurança ao dizer que está tudo controlado,assim como ao PM quando disse não á muito tempo que Portugal era dos países da europa mais bem preparado para uma eventual crise internacional,a crise nacional nunca o preocupou,só agora que já pensam em eleições,por mim não chegam lá.
A inflação aumenta por causa da subida sem controlo do preço do petróleo (e de outras matérias primas) e não por causa de um eventual aumento do consumo que, pelo contrário (pelo menos em Portugal) tem estado de facto a diminuir devido às políticas de restrição orçamental (i.e. aumento dos impostos e do desemprego e redução real dos salários) aplicadas pelo governo e que têm flagelado as classes mais desfavorecidas onde já se situa a dita “classe média”. Como se não bastasse esta política doméstica de miséria, acresce agora esta crise gravíssima do sistema capitalista mundial, sobre cuja origem e desfecho há um secretismo absoluto, e perante a qual o governo português é totalmente irrelevante. Nesta situação aonde é que o aumento dos juros contribui de forma justa para o controlo da inflação? Só se, no limite, estão a pensar em retirar de todas as maneiras possíveis o máximo de dinheiro à imensa maioria das pessoas de forma a reduzi-las a consumidores de sobrevivência. Mas sendo assim, devido à forte e injusta desigualdade que existe na redistribuição da riqueza, o que vão conseguir é condenar muitos á miséria e à fome. É esta a sociedade, dita da liberdade, que destinam ao Homem?
Enviar um comentário
<< Home