quarta-feira, agosto 20, 2008

Curiosidades do tal Oásis.

"Portugal é o país da zona euro com maior aperto das condições de crédito, uma tendência transversal às economias mas que afecta com especial gravidade os segmentos nacionais de crédito à habitação e às empresas (mais aqui)"

Etiquetas: ,

10 Comments:

Anonymous Anónimo said...

A economia portuguesa é, como se sabe, uma economia aberta e, portanto, muito sensível à conjuntura internacional. É verdade! Mas tambem é verdade que é uma economia muito pequena, onde medidas pontuais podem ter um impacto significativo. Todos conhecemos, por exemplo, a importancia das decisões que toma a Auto-Europa. Ora bem, se o Governo levar à practica o plano de investimentos públicos que anunciou (e que não são de todo incompativeis com o controle do deficit) o impacto no crescimento económico pode ser importante. ACELEREM (DESBUROCRATIZEM) OS INVESTIMENTOS. MANDEM OS NEOLIBS E, JÁ AGORA, OS AMBIENTALISTAS ÀQUELA PARTE!

quarta-feira, agosto 20, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Baseamos durante 20 anos o crescimento no consumo privado e público. De tal maneira que um aumento bastante forte do investimento ainda só faz levantar o país em 0,4%. A virtude é uma Dama difícil mas tem uma vantagem enorme no longo prazo: é que se paga a si própria, e não cobra juros a ninguém

quarta-feira, agosto 20, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Tristes dos que se contentam em criar 137 000 novos empregos, mas viram a cara para o lado quando lhes mostram as dezenas de milhar de novos desempregados e as centenas de milhar de eternos desempregados! Tristes dos que se gabam de uns cagagésimos por cento de crescimento económico como consequência de terem lançado mais uns Km de alcatrão e uns buracos no Marão! Triste do povo que engole todas estas mentiras e pede mais. Já o poeta dizia em "Os eunucos": "Não matam os tiranos, pedem mais!"

quarta-feira, agosto 20, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Quando o mensageiro traz notícias que nos desagradam, há tendencia para linchá-lo...!! Os senhores-maniaco-depressivos e bota-abaixo, queriam á viva força as estatisticas revelassem que estavamos em recessão técnica, que o país se tinha tornado um buraco sem fundo e sem saída, que a catastrofe era iminente.. As coisas saíram um pouco diferentes e as estatisticas revelam que, afinal, o barco até se está a aguentar no meio de uma tempestade que tem causado desnorte noutros mais fortes... Pronto.. O INE é que está a desvirtuar as coisas para fazer um frete ao governo, o INE só produz coisas erradas, o INE é trapalhão, etc.. Haja bom senso, haja inteligência e sabedoria para saber ler as coisas e verificar o que é dito.. Ok? Quando se utiliza a palavra "análise" é isso mesmo.. é olhar para as coisas, para os dados e, de forma fria e inteligente, verificar o que lá está.. Não ter a cabecinha sempre toldada pelas nossas convicções e esperar que a realidade corresponda ás mesmas..

quarta-feira, agosto 20, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Na grécia antiga política era a "arte de bem mentir" acho que nesse sentido temos muitos bons políticos! Sou um jovem adulto e desde toda a minha idade nunca me lembro de ler, ver ou ouvir "o País está bem", enquanto o PIB não for igual ou superior a 5% anuais Portugal não passa de um canto qualquer do mundo. Pensem nas 5 quinas, acho que é toda a Psicologia e Filosofia que precisam. Basta haver INTERESSE pelo país, que não o há nem nunca houve! Roemos as unhas pelo nosso vizinho do lado, temos a atitude snob do de lá de cima, e quando o polícia do mundo treme nós sofremos um abanão que aos nossos olhos aparece com as palavras "inesperada e resistente economia".

quarta-feira, agosto 20, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Eu fico espantada com tanto negativismo entre oo povo português..queixamonos que esta mal isto e aquilo..mas se alguem diz que melhorou um pouco, esse pouco, que pode fazer imensa diferença, afinal não serve para nada..ou melhor..nem acreditamos!!!!..é às custas deste pensamento que o portugues espera que tudo lhe caia nos braços, fala mais e age pouco..mas o que vale são os que lutam diriamente e alguns ainda têm amor e esperança no que fazem ...e querem mais e melhor..ha que louvar quando contribuimos para melhorar..afinal o pais sou eu..e todos nós!,,,que as proximas noticias sejam ainda melhores..

quarta-feira, agosto 20, 2008  
Anonymous Anónimo said...

A discussão centrou-se na credibilidade dos números. Nessa questão não basta ser sério. Este país esquizofrénico, indignou-se contra Santana Lopes pela profissionalização da comunicação governamental mas assiste impávido e sereno enquanto José Sócrates montou uma estrutura com o mesmo fim e tem (ou colocou) camaradas de partido na RTP, no Tribunal de Contas, no Banco de Portugal e no INE. Gostava que se inventasse um antídoto contra esta anestesia rosa que entorpece o país enquanto os alicerces do estado de direito são derrubados um a um: controlo de meios de comunicação; controlo da informação económica; controlo da máquina de investigação policial; controlo dos juizes;... É que nem me interessa o que Sócrates faz com esse poder todo! Não o deve ter e daqui não saio! E se o senhor que lhe suceder optar por um exercício mais musculado desse poder? Há princípios básicos como a independência entre poderes que não são acessórios à liberdade e à democracia!

quarta-feira, agosto 20, 2008  
Anonymous Anónimo said...

O cidadão comum analisa o estado da economia do país fazendo contas á saída do supermercado e no fim do mês quando não sobra ordenado.Tanto lhes faz que o INE esteja, ou não, errado nos seus dados.E já agora, pensem em ajudar o pequeno e médio empresário e não apenas os exportadores que já têm o suficiente para crescer sem apoios que nós todos pagamos e que, sendo grandes empresas, estão com o trabalho automatizado,não aumentando o numero de trabalhadores.

quarta-feira, agosto 20, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Já sei, que não gostam de saber que algo estará a melhorar.....Uns clamaram a TANGA e afundaram o País com essa TRETA. Gostariam agora, vêr o Governo Falar de Oásis!!!!! mas, não é disso que o Governo Fala!!!!!Se o petroleo se mantiver nos 100 DLS e a nossa força de exportação para os diversos mercados fora da Europa aumentar, Socrates ganhará a Aposta e os Portugueses de Boa Fé ficarão satisfeitos.....porque se tradizirá em mais crescimento e por essa via, mais emprego. Fora coma Tanga e o Oásis.....

quarta-feira, agosto 20, 2008  
Anonymous Anónimo said...

A Economia é toda ela Política. E tem muito de Psicologia.Talvez mesmo mais de Psicologia do que Matemática. Neste coctail onde é que o Governo falha ?

quarta-feira, agosto 20, 2008  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!