terça-feira, agosto 26, 2008

A Rússia e os "outros"

"O presidente russo, Dmitri Medvedev, anunciou esta terça-feira o reconhecimento da independência das repúblicas separatistas georgianas da Ossétia do Sul e Abkházia, contra todos os apelos lançados pela comunidade internacional (mais aqui)".
"A invasão da Geórgia não se limitou a mostrar o quanto o Iraque enfraqueceu, espiritual e materialmente, os EUA. Também mostrou que não existe um substituto para a liderança americana. A missão diplomática europeia foi célere, mas totalmente ineficaz. A União Europeia (UE) está, aliás, profundamente dividida em relação à Rússia. Os estados-membro que no passado integravam o império soviético estão determinados a resistir às intimidações da Rússia. A Alemanha e outros estados-membro receiam ofender Putin se acelerarem a entrada da Ucrânia e de outras antigas repúblicas soviéticas na Nato e na UE. Os EUA têm ainda de definir como irão lidar com a Rússia. E a Europa também – o problema é que não pode nem vai fazê-lo.

Para haver liderança é preciso ultrapassar a questão do Iraque. Infelizmente, para os cidadãos das antigas repúblicas soviéticas e para os seus vizinhos da Ásia Central, isso ainda vai levar algum tempo
"

Divulgue o seu blog!