Lá vamos cntando e rindo, levados, levados... Ha, isso era dantes!
O fundo de pensões da Noruega - Statens pensjonsfond - Utland - perdeu cerca de NOK 5oo milhões (EUR 61 milhões) na falência do banco americano Lehman Brothers, anunciou hoje o Ministério das Finanças norueguês.
“Para a Noruega, o efeito imediato [da falência] foi termos perdido cerca de metade de mil milhões de coroas norueguesas através do nosso fundo de pensões”, disse a ministra da tutela, Kristin Halvorsen, à cadeia norueguesa de televisão TV2 Nyhetskanal.
Em Junho, o fundo de pensões nórdico geria activos, no valor de EUR 251,8 mm/bi (NOK 1 992 mil milhões), maioritariamente oriundos de taxas e royalties da indústria petrolífera, aplicados em títulos (acções e obrigações) nos mercados financeiros globais.
Em Dezembro de 2007, o fundo, considerado um dos maiores e mais conservadores do mundo, detinha uma participação de 0,273% no capital do banco estadunidense.
MRA Dep. Data Mining
“Num dos dias mais dramáticos na história de Wall Street, Merrill Lynch esteve próximo de um acordo para ultrapassar a crise, enquanto o [banco] Lehman Brothers caminha para a falência.”
Foi nestes termos que o New York Times abriu o comentário, esta madrugada, sobre as frenéticas negociações que nos últimos dias envolveram políticos, banqueiros e reguladores nos salões do poder financeiro norte-americano.
Paulatinamente, a realidade que temos vindo a retratar desde há um ano começa agora a saltar para as manchetes da media global. Segundo o NYT são estas as cenas do próximo capítulo da crise sistémica que afecta o sector financeiro da economia global:
- O conglomerado financeiro Lehman Brothers Holdings vai pedir a protecção de credores nas próximas horas. Será a maior insolvência de um banco de investimento desde 1990 - ano do colapso do banco Drexel Burnham Lambert;
- O conglomerado financeiro Lehman Brothers Holdings vai pedir a protecção de credores nas próximas horas. Será a maior insolvência de um banco de investimento desde 1990 - ano do colapso do banco Drexel Burnham Lambert;
As subsidiárias continuarão a operar enquanto a casa-mãe liquida as suas participações;
Um consórcio de bancos financiará as operações necessárias para o gradual desaparecimento da instituição fundada há 158 anos;
O regulador Federal Reserve concordou aceitar “activos de baixa qualidade” como garantia de empréstimos governamentais.
“Não se sabe se o governo vai nomear um administrador para supervisionar a falência, nem qual a dimensão financeira do colapso”, refere o diário novaiorquino.
- O banco de investimento Merrill Lynch está em negociações avançadas para ser adquirido pelo Bank of America por USD 50,3 mil milhões/bilhões (mm/bi);
- O banco de investimento Merrill Lynch está em negociações avançadas para ser adquirido pelo Bank of America por USD 50,3 mil milhões/bilhões (mm/bi);
O Merrill não dispõe de recursos próprios para liquidar as dívidas, conforme prevíramos no passado dia 10;
Nos últimos 12 meses o seu valor bolsista encolheu 68% e os prejuízos estimados até ao final do ano prometem ser dramáticos.
Comentário, ou melhor pergunta inocente:
O BCE vai aceitar como bons os activos de baixa qualidade, por cá o indivíduo que ganha mais que o governador do Fed já aceitou, vai continuar a aceitar e já agora qual vai ser o próximo banco a ser nacionalizado?
Quando os economistas diziam que era tudo mentira e alarmismo, não era estupidez e ignorância, era obediência canina ao dono e claro, ter ainda comidinha para levar para casa, o mesmo se passa com os analistas ou jornalistas políticas desta choldra em que se transformou o mundo com a globalização e os seus arautos.
Fiquem todos bem e paguem as dívidas se puderem se não, divirtam-se com o arame dos gajos dos bancos que pensam que enganam meio mundo ao venderem activos aos donos das matérias primas para não assustarem os accionistas quando estes lhes pedirem os balanços.
Como já disse detesto economistas desde que conheci um que mora para os lado de Belém, e outra que tem a mamia de não falar, como o outro com os tabus...
1 Comments:
Dá mais gosto sem comentários, as visitas são comoo algodão, não enganam.
Toupeira
Enviar um comentário
<< Home