quarta-feira, outubro 29, 2008

Para que servem os chumbos?

"O Conselho Nacional de Educação (órgão consultivo do Ministério da Educação) vai propor o fim dos chumbos no ensino obrigatório (até ao 9º ano).

O que parece ser uma medida absolutamente revolucionária ( e, numa primeira leitura, permissiva) pode não o ser. Primeiro porque já foi aplicada, com sucesso, em vários países (entre eles a insuspeita Finlândia que lidera os ’rankings’ internacionais de Educação). Em segundo lugar, porque acaba com a desresponsabilização de todos os intervenientes na Educação - dos pais aos professores, passando pelos alunos. O Conselho Nacional de Educação não tem poder vinculativo, logo, tudo depende do Governo. Vai ou não Maria de Lurdes Rodrigues seguir o conselho do “seu” Conselho? É, precisamente aqui, que reside o busílis da questão. Não em relação à medida que pode ajudar a acabar, finalmente, com os excluídos do ensino apenas porque a família ou as condições financeiras não ajudam a colocar o ‘focus’ na sala de aula. Mas, acima de tudo, porque o país poderá não estar preparado para a revolução. Por melhor intencionada que ela seja
. "

Francisco Teixeira

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O Conselho deve ter concluido que, com os actuais professores ,não é possível melhorar a educação dos miúdos. O que resolverão com as "novas oportunidades", agora que a Independente fechou portas..

quinta-feira, outubro 30, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Aguém se devia dar ao trabalho de provar a veracidade dos argumentos: foi por causa do fim dos chumbos que a Finlândia atingiu a excelência educativa? O efeito em Portugal será o mesmo, com as nossas condições de partida? Porque é que acabar com os chumbos abada também com a desresponsabilização de todos os intervenientes na Educação? Só se for na medida em que, não existindo registo do insucesso deixa de haver responsáveis pelo mesmo... Mas isso é precisamente desresponsabilização e não o contrário! Extinga-se esse malfadado Conselho Nacional de Educação, que mais não passa de um antro da seita do eduquês! Essa corja já fez pior ao país que todos os reclusos juntos.

quinta-feira, outubro 30, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Que dizer de um país onde é mais importante exibir canudos do que ter cultura, instrução e inteligência?

quinta-feira, outubro 30, 2008  
Anonymous Anónimo said...

A mim parece-me democrático que um PM que "tirou" a licenciatura como ele tirou a dele na Universidade Idependente promulgue leis que proibam que qualquer aluno chumbe. É o mínimo!

quinta-feira, outubro 30, 2008  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!