segunda-feira, maio 25, 2009

Rapazes jeitosos

"A campanha eleitoral para as Europeias não podia ter começado melhor, com espectáculos de circo em Valência e Coimbra, em que duas vedetas ibéricas, que se imaginam grandes líderes europeus, berraram que se farta e acabaram num estado lastimável, alagadas em suor dos pés às brilhantes cabecinhas.

A crise, aquela que arrasa a vida de milhões de indígenas ibéricos, não conta para este campeonato. O Bambi castelhano e o seu homólogo luso são almas que vivem disto, ganham bem, não precisam de andar por aí à procura de emprego ou preocupados com o dia de amanhã. São rapazes que Mário Soares já classificou de medíocres e que não conseguem viver sem a propaganda e os espectáculos obscenos. No meio das discursatas com teleponto, o senhor presidente do Conselho mostrou que as línguas são mesmo a sua verdadeira vocação. Ao inglês técnico feito por fax juntou agora ao seu currículo um extraordinário castelhano técnico que deixou os socialistas espanhóis de Valência verdadeiramente maravilhados. Mas foi em Coimbra, ao lado de um senhor que se intitula cabeça-de-lista do PS às Europeias, que o senhor presidente do Conselho mostrou todas as suas virtualidades.

Alagado em suor, perante uma sala que os socialistas coimbrinhas não conseguiram encher, talvez por falta de camionetas disponíveis, atacou forte e feio Manuela Ferreira Leite por ter agradecido a Deus o fim dos comícios eleitorais, uma desculpa, disse, para a falta de jeito político da líder do PSD. É verdade. Jeitoso só há um, o senhor presidente do Conselho e mais nenhum. Foi assim que na década de oitenta assinou uns projectos medonhos nas profundezas da Guarda, foi assim que se meteu em diversas embrulhadas na Cova da Beira, foi assim que terminou uma licenciatura em engenharia civil, foi assim que licenciou o Freeport, foi assim que andou metido nas histórias de pressões a magistrados do Ministério Público.

A vida, política, económica e social, está decididamente para os jeitosos deste sítio manhoso, pobre, deprimido, quase falido e obviamente cada vez mais mal frequentado. Os jeitosos da banca, os jeitosos dos negócios, os jeitosos dos sindicatos e, evidentemente, os jeitosos da política. A campanha eleitoral para as Europeias começou, por isso mesmo, da melhor maneira possível. De um lado está o espectáculo e o circo com animais ferozes. Do outro estão as palavras duras, o falar verdade e a recusa em alinhar num jogo cada vez mais obsceno
."

António Ribeiro Ferreira

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Para quê eleições?
Afinal o povinho que acompanha os candidatos, uns reformados decerto a ganhar uns patacos pagos pelo erário ou pelos amigos da corrupção, se perguntados de quem são os cabeças de lista que acompanham com bandeirinhas, não sabem o nome e nem sabem no que e para o que vão votar.
Portanto está decidido não voto.
Para que serve um voto numa multidão de atrasados mentais feitos depois de Abril, porque antes nem podiam votar e bem, digo eu.
Se não sabem no quê e para quê ao que vão?
Mas isso seria o menor dos males.
O pior dos males é que o Senhor Presidente do Conselho sabe o que está a acontecer e o Senhor Presidente da República que já devia ter demitido este governo travestido disso, são culpados do que virá depois do último acto, a falência da nação e do país, se não for antes. Se a AutoEuropa falir será o país a seguir.
Os Portas, os Louçãs, o Gerónimos, os senhores já referidos deverão ser apontados a dedo pela populaça, que antigamente, defenestravam, enforcavam e matavam com tudo o que tinham à mão e nem a s forças em presença, como é costume se dizer lhes valeria, ou lhes irá valer.
Eles gostam tanto de andar com bandeirinhas a falar dos malandros que fecham s empresas, das mulheres oprimidas, dos pobres dos criminosos, vítimas da sociedade que eles criaram, nas câmaras que geriram, no apoio aos imigrantes pobres coitados sem que se lhes peça um certificado criminal, ou saber se têm mandato de captura internacional e que a Guiné, o Brasil, a Roménia e muitos outros querem ver pelas costas.
Gostam de falar da polícia esses bandos de malandros que apenas devem atirar para as pernas, ou para o ar, afinal será muito pouco saudável um destes rapazes levar com um balázio na testa, ou ficar com uma peritonite se a coisa se ficar pela barriga.
Gostam todos de agitar bandeirinhas e vivem das crises.
Pois senhor Presidente, como economista, ainda por cima professor deveria saber que depois deste regabofe de cerca de 12 meses de facto, não haverá nada para eleger ou para fazer deste país.
Mas Vª Exª já desistiu de se recandidatar não foi?
Parece que sim pelos barulhos que faz de vez em quando.
Mas tenha santa paciência, cumpra a sua obrigação, dissolva o Parlamento, porque se o não fizer, não haverá nada para aproveitar do que resta deste país.
Razões, Justiça que não existe, um PM que acabou um curso num fim de semana, que de facto licenciou um Centro Comercial daquele tamanho para não se dar por ele e as repetidas pressões ao jeito de Macau.
Precisa de mais?
O seu antecessor nem sabe porque razão mandou a sua má moeda do cargo de PM embora, lembra-se?
O tempo urge, sabe Vª Exª?

Um urso deste país mal escolhido.

segunda-feira, maio 25, 2009  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!