terça-feira, junho 16, 2009

O dinheiro e o talento

"O que Cristiano Ronaldo tem, Portugal não tem. Dinheiro, é claro. Como tem talento, Ronaldo pode esbanjar dinheiro em champanhe com Paris Hilton. Como não o tem, Portugal deveria ser um pouco mais Tio Patinhas e menos Cristiano Ronaldo.

A começar pelo Parlamento. O veto presidencial à nova lei do financiamento dos partidos é o reflexo dessa atitude de aristocrata pobre. Com défice de talento, esbanja dinheiro inexistente.

Se fosse um banco, o Parlamento era como o BPP. Mas a falta de talento parlamentar, visível nas leis incongruentes que tem aprovado, é apenas ultrapassada pela sua desnutrição intelectual. Incapaz de conseguir um consenso para eleger um Provedor de Justiça, o Parlamento conseguiu um rápido consenso para alimentar as finanças dos partidos que o compõem. Legisla melhor sobre os seus interesses do que sobre o País. Agora, face ao veto do PR, os partidos já anunciaram que vão analisar novamente o que aprovaram. Sabe-se que o arrependimento é a melhor forma de anestesiar a asneira. Mas estes ziguezagues do Parlamento ilustram apenas a falta de talento existente no local. Devido ao talento, Cristiano Ronaldo pode ser egocêntrico e ter um salário que coloca em causa todas as lógicas morais ou imorais sobre a remuneração do trabalho. Por causa da falta de talento, é impossível justificar-se uma lei parlamentar onde se premeiam sucessivos erros legislativos e incapacidade de decisão. Na democracia portuguesa é o valor do seu Parlamento que pode começar a ser discutido
."

Fernando Sobral

Divulgue o seu blog!