segunda-feira, outubro 26, 2009

Os bobos da corte

"Foi mais uma semana cheia de excitações, de gente excitada e de muita música para ir animando a malta. Um comunista a quem a Câmara de Lisboa pagou uma fita sobre a sua vidinha familiar andou nas bocas do mundo por ter insultado Deus e ter descoberto ao fim de muitos anos que a Bíblia é um manual de maus costumes.

Imagine-se. O homem, comunista de gema que é capaz de apoiar António Costa por causa de uns dinheirinhos públicos, andou todo este tempo a conviver e a apoiar todos os crimes cometidos pelos camaradas e vem agora falar em maus costumes. Mas como o senhor ganhou um Nobel e é muito querido nesta terra de cegos, foi um fartote de programas, debates, opiniões e, obviamente, mais uns livrinhos vendidos à conta da publicidade gratuita. E desta vez não faltou ninguém à chamada.

Politólogos, comentadores, analistas, padres, políticos, teólogos e outra gente fina gastaram imensa saliva com um ignorante manhoso, ávido de dinheiro e cheio de golpes para andar sempre na ribalta.

Mas as excitações não acabaram com esta triste figura. O senhor presidente relativo do Conselho conseguiu ao fim de 25 penosos dias apresentar o seu Governo. Foi uma excitação para os seus fiéis e afins. Então não é que o senhor presidente relativo do Conselho conseguiu arranjar cinco mulheres e dois professores para o seu novo Executivo?

Uma façanha muito elogiada e que hoje tem o seu episódio de consagração com a posse solene dos senhores e senhoras que vão continuar a fingir que governam este sítio manhoso, pobre, cada vez mais pobre, deprimido, cada vez mais deprimido, cheio de larápios, e que larápios, cheio de mentirosos, e que mentirosos, e obviamente cada vez mais mal frequentado.

No meio de tanta excitação, é maçador lembrar aos indígenas alguns factos que andam meio esquecidos ou são rapidamente atirados para o baú das desgraças de que não interessa falar. Uma é o desemprego. No meio de tanta competência e de tanta gente séria e cheia de solenidades, acontece que o sítio já tem mais de 510 mil desempregados, um valor que nunca tinha sido atingido desde o 25 de Abril. Uma façanha que não enche de vergonha nenhum dos senhores e das senhoras que hoje vão começar a fingir que governam o sítio.

É maçador estragar tanta festa e tanta excitação de tanta gente de bem com tanta desgraça. O que faz falta é mesmo distrair a malta. E para isso tudo serve. Estúpidos, saramagos e outros que tais
."

António Ribeiro Ferreira

Divulgue o seu blog!