quarta-feira, outubro 28, 2009

Vacinas e vacinas e a Espanha aqui tão perto....

Começou o protocolo de vacinação em Portugal com as recomendações, as fases e identificação dos grupos a que devem ser administradas.
Não vou aqui tecer considerações acerca das fases ou dos grupos alvo, são coisas da responsabilidade de quem desenhou o esquema.
Portugal comprou as vacinas aprovadas pela EMEA contra o vírus A (H1N1) segundo a informação de que dispomos e é pública, será a vacina da GSK (Pandemrix), igual à (Focetria) da Novartis.
Em Espanha foram compradas segundo os dados de que dispomos e portanto transmitidos pelos canais oficiais, as referidas e ainda a vacina da Baxter (Celvapan) para as grávidas, dado que é a única que não leva nenhum adjuvante, nem mertiolato, nem esqualeno por exemplo, para recordar.
As vacinas são obtidas através de vírus cultivados em embrião de ovo de galinhas sãs, o que é o caso da Pandemrix e da Focetria.
Só a Celvapan da Baxter está como já disse livre de adjuvantes e o seu desenvolvimento ou as culturas virais são feitas em células Vero (podem pesquizar na Net o que são).
Ora quem tem alergia às proteínas de ovo não pode também fazer estas vacinas, apenas pode fazer a vacina da Baxter, mas posso dizer também, que nos grupos de risco aumentado há pessoas com hipersensibilidade aumentada como é o caso dos asmáticos, pelo que deveriam fazer uma vacina sem adjuvantes.
Em Espanha este problema começa a ser levantado e com legitimidade científica, e é com factos científicos que eu coloco e tento colocar as questões, não discuto estados de alma, mesmo que venham de pessoas com graus académicos muito elevados, porque infelizmente neste país já se percebeu o que são alguns graus académicos que por aí andam.
Ponho as questões para que cada um pense e investigue por sua conta e na hora de decidir, decida como deve, minimamente informado como deve.
Eu espero que não vá descobrir que se importou vacina da Baxter para alguns aqui pelo sítio, porque vivemos num sítio de manhosos, porque a coisa podem crer é como o azeite e a água.

4 Comments:

Anonymous ramos said...

Nos EUA tem sido visto que a maior mortalidade é sobre crianças, adolescentes e grávidas, e o vírus não sofreu qualquer mutação. Lá a vacinação tem incidido sobre estes grupos de risco, enquanto cá andamos a vacinar deputados e gestores de empresas públicas, que ainda por cima estão nos grupos etários com menor risco. Pelo menos servem para se ir testando os efeitos secundários da vacina.

quarta-feira, outubro 28, 2009  
Anonymous Anónimo said...

Quem os elege, neles deposita confiança. Mas, bom povo, sempre que eles tenham de arrepiar caminho e protegerem-se, quem neles confiou, (O POVO), é deixado para trás! Proteger a estrutura do país, é importante. No entanto, proteger quem serve de alicerce à mesma, também deveria ser importante! Se a população são, 10 milhões de pessoas, as vacinas deveriam ser outras tantas! Por aqui se vê o ignorar das massas! Aliás, note-se o contra-censo: se prevenir é o melhor remédio, porque razão, esses anormais, não vacinam toda a gente?! A prevenção tem um custo aproximado de uma realidade. Já para a "cura," os números são sempre inquantificáveis!

quarta-feira, outubro 28, 2009  
Anonymous arauto said...

A vacina que está a ser usada em Portugal contra a gripe A não foi aprovada pelos Estados Unidos por conter substâncias na sua composição que podem alegadamente causar danos à saúde dos que a tomam. Trata-se da Pandemrix, vacina aprovada pela Organização Mundial da Saúde e escolhida pela Agência Europeia do Medicamento para ser usada em todos os Estados membros. E em relação à qual o Infarmed garante terem sido feitos todos os testes de qualidade.

quarta-feira, outubro 28, 2009  
Anonymous Anónimo said...

Pouco me interessa o que pensam, o que sei é que me destruiram o disco e me entraram nos ficheiros são piratas ao serviço de quem?
Cada um que se defenda e qu vão para o raio que os parta.
Façam o que os donos do rebanho diz

Toupeira

quinta-feira, outubro 29, 2009  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!