quinta-feira, novembro 26, 2009

Deve-se aumentar impostos?

"O governador do Banco de Portugal pôs o ministro das Finanças e a oposição de acordo no que diz respeito ao aumento de impostos.

Vítor Constâncio admitiu ontem que será necessário aumentar impostos até 2013 porque, diz, "para fazer baixar o défice para menos de três por cento vão ser precisas novas medidas, quer do lado da despesa, quer do lado da receita". Só que o governador do Banco de Portugal está sozinho na cruzada pelo aumento de impostos, já que não encontra apoios entre os economistas, que discordam da subida da carga fiscal. Também os empresários e gestores se mostram contrários à ideia de Constâncio. Alexandre Soares dos Santos vai mesmo ao ponto de afirmar que "aumentar impostos é um convite às pessoas e empresas para saírem do país" e defende que o que é necessário é gastar menos.

No outro prato da balança, e a favor do aumento de impostos, está o facto de ser o método mais fácil e mais rápido de aumentar a receita, permitindo queimar etapas na consolidação orçamental, uma vez que o crescimento económico é insuficiente para reduzir o défice. A questão também não é consensual na Europa, já que Alemanha e Reino Unido estão a aliviar a carga fiscal, enquanto a França decidiu criar o imposto do carbono e Espanha vai aumentar o IVA, criar novos impostos sobre o capital e suspender as deduções fiscais já em 2010. No caso português, onde a carga fiscal já é das mais pesadas da Europa, aumentar impostos significaria asfixiar ainda mais as pessoas e empresas e funcionaria como um travão ao desenvolvimento económico, dificultando a retoma num momento crucial e diminuindo a competitividade da economia nacional
."

1 Comments:

Anonymous O Surdo das Donas said...

A múmia do BP veio dizer que não disse o que disse e toda a gente ouviu.

Para compor o ramalhete só falta o
o atadinho da silva dizer que também não disse o que disse e todos ouviram

Que grandes trapalhões e ainda nem ao Natal chegámos

Que pena tenho do Sampaio ter ido para férias pois caso contrário corria-os à biqueirada

sexta-feira, novembro 27, 2009  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!