terça-feira, novembro 24, 2009

O ministro com (demasiada) "boa imprensa"

"Teixeira dos Santos é um ministro com "boa imprensa". Demasiado boa. Não é que não mereça elogios (e temo-los feito nesta coluna) pela competência técnica que tem. Só que não merece tanta boa imprensa. Porque, se espremermos tudo o que fez nos quatro anos que leva à frente das Finanças, sai pouco sumo.

Durante dois anos, clamou que a redução do défice se devia mais ao controlo da despesa do que ao aumento da receita. Quando o Banco de Portugal, que inicialmente o elogiou, começou a torcer o nariz (dizendo que a consolidação orçamental terminou em 2007), o ministro passou a ser mais comedido. Mas não perdeu a "lata": recentemente apareceu a dizer que o défice de 2009 vai ficar acima da previsão inicial, por causa... da receita. Uma inverdade, como mostrou ontem o "Negócios", na linha do que defendem analistas independentes: descontando a queda da receita, o défice ficaria nos 6,8... Vá lá, quando muito, 7%. Longe dos 8% (???) finais.

Ontem, Teixeira dos Santos saiu-se com mais uma pérola: disse a este jornal que "acabaremos por ser penalizados" se não reduzirmos o défice. Ficamos-lhe todos agradecidos por mais uma declaração lapalissiana. Sim, porque até um caloiro de "Introdução à Economia" sabe dizer aquilo! Mas é chegada a hora de fazer o que deve fazer um ministro das Finanças sério: comece a trabalhar. Mesmo. Isto é, trace um plano e diga como vamos chegar a 2013 com um défice de 3%. Sem marketing!
"

Camilo Lourenço

Divulgue o seu blog!