sexta-feira, fevereiro 12, 2010

O coração com paredes de papel


Para uma pessoa muito especial, pelas palavras que sempre ficam por dizer, porque viver é respirar e saber que o fazemos, e porque há coisas que não podemos ultrapassar, assim Deus não queira, e porque tempo não parou, para contemplarmos o que poderia ser, passado, presente ou futuro e para todos os meus outros amigos, aqui publico, (volto a publicar melhor dizendo), fora do contexto em que foi publicada há anos, quando dos grandes incêndios, esta aguarela de um humano meu conhecido, que por vezes veste a pele de um animal que gosta de um Deus que Espinosa dizia ser o seu, a Natureza, segundo alguns.
Hoje, não sei se estou tanto de acordo com Espinosa e do seu "Deus sive nature", estou mais interessado em saber se os Iluministas e a sua tentativa de moldar a humanidade por todos os meios e com toda a tecnologia, como liturgia de fé, e usando os métodos e no fundo as ideias dos Cristãos, mas com muito mais violência e muito mais arrogância, não sei se estou interessado em saber se estamos a chegar a algum lugar, e se a felicidade humana existe como por eles foi prometida, criando uma nova religião, o secularismo, que no fundo, acabou por copiar da pior maneira, o que de pior teve o cristianismo, e afinal demonstrou que o ateísmo é uma crença que se baseia nas religiões monoteístas ou mesmo nos cultos animistas de antigamente, para mim não existem.
Não os quero aborrecer, mas a oliveira é uma árvore com um simbolismo que os bons portugueses bem conhecem, e, esta, queimada, ressurgiu apesar de queimada, como se tivesse fé, como se a fé fosse uma coisa que nos comanda, como se a verdade que muitas vezes nos está na frente dos olhos, fosse um sol que nos cega, como o amor muitas vezes nos devora aos poucos e torna o nosso coração cada vez mais fino, como é dito na frase final do romance Dr Jivago, quando da morte da personagem, alguém observou, que morrera, porque o seu coração tinha colapsado cedo de mais, por estar fino como uma fina folha de papel velho.
Hoje, meus amigos ,não lhes quero falar das coisas que todos sabem ser verdade, das falsidades e dos Judas que nos atraiçoam a vida e o futuro dos nossos, por trinta dinheiros e por todas as mentiras que nos são todos os dias servidas por gente que afinal é "humana demasiado humana ", no dizer de Nietzsche.

25 Comments:

Anonymous Gil said...

oh Marinho Pinto já nem te posso ouvir!!! podias era mandar uma matriz cá para fora, para que o pessoal se possa preparar em condições para o exame de admissão que tu inventaste! onde é que ja se viu fazer um exame e não delimitar matérias??? E ALGUÉM SABE O QUE ESTUDAR PARA O BELO DO EXAME???

sexta-feira, fevereiro 12, 2010  
Anonymous OBVIAMENTE DEMITIA O SÓCRATES said...

antigamente havia o lápis azul, agora o lápis é cor-de-rosa! é isto a "democracia de esquerda" e os "democratas de esquerda". num país civilizado, o sócrates já teria sido demitido! ou então, ele próprio já se teria demitido. cada vez mais admiro os eua. nós, estamos sempre a criticar os americanos mas não se esqueçam do Nixon. por muito menos, mas por muito menos, demitiu-se do cargo! aqui é esta gente que nos governa. estamos entregues à bicharada. vergonha

sexta-feira, fevereiro 12, 2010  
Anonymous Anónimo said...

a foi uma crise em que ninguém ficou bem na fotografia. Um comentador na RTP referiu que foi uma crise com múltiplas dimensões e eu concordo. Foi uma guerra que envolveu lutas politicas, interesse económicos, interesses corporativos e antagonismos pessoais. Sócrates não é um anjinho e os seus cães de fila muito menos (Vara então!). A Manela muito menos. Mas Sócrates devia poupá-la. O Jornalismo que a Manela fazia não era era bem visto por muitos portugueses que não lhe prestavam grande atenção. Mesmo os que se reviam nessa informação, tinham no intimo a consciência, que aquilo era assim, pitoresco, e davam o desconto devido. Sócrates passaria por grande democrata, até permitia aquilo. Mas para Sócrates seria muito pior estar ali um jornalista competente e credível. Deu um tiro no pé. Certos jornais e jornalistas exageraram, na sua campanha anti-sócrates, promoveram a intriga e acabaram por perder a credibilidade que tinham. O PSD também não sai limpo disto. Sabendo-se a ligação que a direcção de muitos desses jornais, e os antecedentes que tem em manobras de bastidores, o aproveitamento politico que fizeram soou a hipocrisia

sexta-feira, fevereiro 12, 2010  
Anonymous ESTE "SOL" AFINAL É SÓ PARA ALGUNS !!! said...

Assim não conseguem derrubar o Homem. Segundo sondagem do Expresso PS, 38,1 ...PSD. 29,9 etc, Sócrates sobe também 2 pontos em relação a Janeiro. Bom, pensarão a escumalha, como será que o derrubamos ? ... O engraçado disto td. é que as famigeradas "escutas" não falam de Sócrates, o CM diz mesmo que o tribunal suspeita que ???????? Suspeita ? .... mas este País vive, alimenta-se, respira por todos os poros com uma "Justiça" que faz escutas e que depois especula para as direcionar ao 1º Ministro ? ..... Onde ? e em que lado se houve Sócrates ou alguém do Governo sugerindo algo parecido com as atordoadas lançadas por uma escumalha, que apenas pretende é protagonismo comercial e político. Com td. isto os escândalos dos biliões de €. do BCP, BPN, SLN, BPP, CTT , etc etc. deixaram de ser notícia. Porquê ? ...por acaso os Barões do PSD, que os limparam , já foram julgados e ilibados ?? .... O Povo à muito que entendeu que o que está em causa não é Sócrates, mas sim as políticas reformistas que este País precisava há muitos anos. Todos sabemos que quando se começa a mexer em lixo, ficamos salpicados pelo mesmo. Mas não faz mal, são apenas salpicos.

sexta-feira, fevereiro 12, 2010  
Anonymous Anónimo said...

Ouviram a Ana Gomes? estão a zangar-se as comadres e demtro de pouco tempo vamos passar a conhecer as verdades. quero saber quem foi que nomeou o tal senhor soares, ou então quem foi que o indicou para a administraçãO. Nisso bem vai a Ana Gomes, quando põe em dúvida os seus conhecimentos para tal cargo. Mas com este governo não são necessários os conhecimenyos, basta ser filho ou afilhado de qualquer socialista. Agora com esta atitude que ele teve, no que se refere a providência cautelar, ficaram a saber que tunham que o controlar com uma redea muito curta.

sexta-feira, fevereiro 12, 2010  
Anonymous Serras said...

Concordo com a sra. Ana Gomes quando afirma que o rapazinho de 32 anos não tem bom discernimento, mas quem o colocou como administrador da PT, após dois anos de permanência na empresa, tem mais? A não ser que eu esteja enganado e o rapaz seja em génio a nível profissional, menos no discernimento. Se pagassem a este administrador novato 200.000 euros ano, receberia por mês, na moeda antiga, cerca de 14.000 contos e com o milhão de euros que restava, dava para suportar o aumento do salário mínimo, durante um ano, a 2.830 trabalhadores. É obra! Agora multipliquemos os milhares de casos idênticos a este, porque "boys" há muitos, desde o rosa ao alaranjado, e haja alguém que negue que o centrão transformou o país num regabofe. Cada vez temos mais do mesmo, incluindo a sra. Ana Gomes.

sexta-feira, fevereiro 12, 2010  
Anonymous Ramos said...

O facto de o governo e as empresas do regime acederem a este tipo de nomeações como a de este rui soares constitui um crime, um total desrespeito por todos os portugueses que trabalham e lutam por uma vida minimamente digna, isto é um escândalo uma total falta de critério e de valores éticos e morais, mas isto é uma gota no oceano de escumalha que se apoderou das instituições deste pais, isto só muda com uma ETA ou coisa parecida, quando rebentarem umas bombas por ai pode ser que esta gente ganhe algum respeito pelo povo

sexta-feira, fevereiro 12, 2010  
Anonymous PS não é Socialista said...

O nome engana muito e este falsos socialistas possuem o nome de PS para enganar o povo e ganhar votos.O povo é que é culpado pois vota sempre neles mesmos sabendo da tramoia que eles fazem. Preparem-se para o que vem aí.E continuem a votar neles (ps/psd/cds) e a roubalheira ainda vai ser pior.

sexta-feira, fevereiro 12, 2010  
Anonymous Melo said...

nunca imaginei que em Portugal houvessem tantos mafiosos !!!! por meia duzia de tostões são capazes de tudo....estes politicos e administradores de empresas do estado!!!!! Será caso para dizer : a Mafia parece que já se mudou toda para Portugal !!!!

sexta-feira, fevereiro 12, 2010  
Anonymous Silva said...

Esta senhora tem uma virtude, a de falar sempre que lhe convém: desta vez e porque este senhor ganha mais que o seu marido, tece um comentário muito pouco agradável ao seu "camarada", que pode ter tido mesmo muito pouco discernimento, contudo uma língua desarticulada, perdida, também não é de louvar

sexta-feira, fevereiro 12, 2010  
Anonymous Anónimo said...

Este Governo e este País atingiram o cúmulo do ridículo e do inadmissível. Onde está o socialismo perante esta vergonha dos salários chorudos de gestores e administradores de empresas públicos e grandes grupos económicos? Demita-se o Primeiro-Ministro e feche-se em casa durante cinco anos. Não brinque com os portugueses que trabalham duramente para levar para casa uns míseros 500 euros

sexta-feira, fevereiro 12, 2010  
Anonymous Silva de Coimbra said...

Depilem os boys , ou escalpem-os , como pele vermelhas. Há tantos xuxas destes !!! Como há quem ache que são gatunos, eu também acho mas nós, que somos portugueses, gostamos disto senão...senão faziamos como a padeira de Aljubarrota pois anda por aí muito gatuno a servir-se... hoje até admiro um ladrão que vai a um banco e tem que fazer bem o seu trabalho e corre riscos enormes, inclusive de morte... É um acto de arte, a arte de roubar , tem que ter profissionalismo, saber, calma, personalidade...ao contrário dos gatunos de secretária que roubam comodamente sentados, roubam de telemovel na orelha como burros que sacodem a mosca, escrupolosamente sem escrupulos,na confiança plena dos amigos, dos padrinhos, dos correligionários.... como se vê todos os dias, andam por aí...cometendo os seus crimes de gravata não arriscando nada.... como era grande afinal um Zé Telhado, meu deus!!!!!! como não há nenhum spray para isto e como somos ao mesmo tempo gente inerte, sem aquilo que se devia ter num sitio que se adivinha, eles governam-se....e os outros , aninhados como cordeiros, baixam as orelhas...

sexta-feira, fevereiro 12, 2010  
Anonymous Bocage said...

1. A FACE MAIS OCULTA, A INJUSTIÇA SOCIAL TRADICIONAL A DESIGUALDADE SOCIAL EM PORTUGAL. A desigualdade nas reformas continua a aumentar em Portugal, com este desgoverno actual, cidadãos com mais de 40 anos de descontos para a segurança social, forçados a reformas antecipadas e com mais de 60 anos, vêm novamente a sua reforma a ser diminuída a segunda vez com o governo actual, com a fraude nas suas reformas a aumentar, ganhavam menos do ordenado mínimo nacional, nestes últimos dois anos aumentou esse diferencial de fraude e corrupção anti-constitucional, neste referencial de aumento de desigualdade social, haja moralidade política social em Portugal, daí e enriquecimento ilícito, a corrupção e a desigualdade social actual, perante as reformas de miséria em Portugal, os cidadãos sentem-se defraudados, Enganados, envergonhados e discriminados, com esta desonestidade política actual, promove-se a pobreza, desigualdade a indigência em Portugal, entre privilegiados do sistema e os discriminados do sistema de segurança social; onde aumenta a fome em Portugal; é a moralidade social, concordatária conservadora, corporativa dogmática tradicional, neoliberal a governar e dominar com o agravamento da injustiça social. A Europa foi destruída, reconstruída em metade dos anos que a democracia em Portugal. Os emigrantes portugueses em menos de trinta anos de trabalho, foram e são melhor tratados pelos países de emigração que a maioria dos cidadãos em Portugal. O sistema de justiça é uma vergonha social nacional, actual.

sexta-feira, fevereiro 12, 2010  
Anonymous Gomes said...

Pode-se extrapolar das palavras de Ana Gomes o seguinte: 1) que ela teria discernido de forma diferente para conseguir os mesmos fins. 2) que se sente revoltado pelo "boy" ou "boi" ganhar muito mais do que nunca ganhou o seu marido. Quanto ao ponto 1), a minha resposta é "nem assim, nem de forma nenhuma"; relativamente ao ponto 2), se a sua revolta é verdadeira, imagine como será a graduação da revolta dos que ganham o salário mínimo nacional, ou menos ainda

sexta-feira, fevereiro 12, 2010  
Anonymous LX said...

Havia uma altura da minha vida em que tentava votar naqueles que pensava poderiam melhor conduzir o País para um maior desenvolvimento. Quando percebi que o "socialismo democrático" lutava mais (exclusivamente) pelos privilégios dos seus associados e era uma organização de contornos maf...nunca mais tive respeito por esta gente. Claro, falo da organização e da maioria dos seus associados...Felizmente que dentro do partido ainda há gente que anda enganada. cabe na cabeça de alguém que, honestamente, se acha socialista que possam ser colocadas pessoas destas na administração de uma empresa desta envergadura a ganhar este salário? Assim não é difícil ser "socialista". .. PS: em qq circunstância estes salários são obscenos.

sexta-feira, fevereiro 12, 2010  
Anonymous Jorge said...

O azeite, que é a verdade, vem sempre ao de cima, diz o ditado. Ainda que Ana Gomes não esteja com os azeites, como se costuma dizer com ironia, deu uma bela e justa tacada no RPSoares. Agora, para reentrar no discernimento que lhe cabe a ela, devia também penitenciar-se das atitudes, que podem passar por anti-semitas pese ao seu querer, com que periodicamente e muito pouco judiciosamente nos costuma encher os ouvidos, num tom politicamente correcto. Seria um mea-culpa sensato. Não lhe ficaria mal - antes pelo contrário

sexta-feira, fevereiro 12, 2010  
Anonymous Anónimo said...

Já veio tarde...muitos dos ditos cujos bem se safaram, os restantes que somos todos nós pagamos... que rica vida...pudera..durante anos puseram em prática a migalhita, intitulando-se socialistas, não podiam de todo descurar a vertente social , base indispensavel para os votos nos actos eleitorais, façam as contas.... de resto para eles os bons ordenados, e todas as bordomias da vida , olhem á vossa volta ,,, somos todos parvos e imbecís, á muito que se diz até nos comem as papas da cabeça...vão começar as zangas , os que estão ou foram bem colocados não vão falar. obviamente desvalorizando , mas muitos outros, vão espirrar e finalmente o pântano produziu o que se esperava a podridão

sexta-feira, fevereiro 12, 2010  
Anonymous Outro Poeta said...

Lá vem a Felicia Cabrita.
Com o teclado na mão.
Para correr com a horda Pinoquista.
Que é falsa à Nação.

sexta-feira, fevereiro 12, 2010  
Anonymous Dr X said...

Eu já andava desconfiado que Socrates queria controlar a comunicação social, e tive a prova quando a CNN entrevistou o ministro "Fernando Santos" aquando da polemica aprovação do OE, não é que até a CNN, o nosso 1º ministro, controlou?
Ao pé de Socrates, Santana Lopes é um amador que não teve a brilhante ideia de comprar a TVI para silenciar o Prof. Marcelo.
Para terminar e a propósito das recentes declarações de Henrique Granadeiro em que disse "sinto-me encornado" (leia-se pelos dois administradores) vem á minha memória a célebre frase "uma cabeça sem cornos é como um jardim sem flores.
N.R.: Hoje vi um autocolante no vidro traseiro de um carro que dizia: "Não tenho culpa, não votei PS". Pois, eu também não.

sexta-feira, fevereiro 12, 2010  
Anonymous Dr X said...

Eu já andava desconfiado que Socrates queria controlar a comunicação social, e tive a prova quando a CNN entrevistou o ministro "Fernando Santos" aquando da polemica aprovação do OE, não é que até a CNN, o nosso 1º ministro, controlou?
Ao pé de Socrates, Santana Lopes é um amador que não teve a brilhante ideia de comprar a TVI para silenciar o Prof. Marcelo.
Para terminar e a propósito das recentes declarações de Henrique Granadeiro em que disse "sinto-me encornado" (leia-se pelos dois administradores) vem á minha memória a célebre frase "uma cabeça sem cornos é como um jardim sem flores.
N.R.: Hoje vi um autocolante no vidro traseiro de um carro que dizia: "Não tenho culpa, não votei PS". Pois, eu também não.

sexta-feira, fevereiro 12, 2010  
Blogger Toupeira said...

Peço desculpa a todos por o texto sair com algumas gralhas.
Já o disse aqui e deve ser do meu computador, ou então do programa windows que detesto.
Tinha como objecivo comprar um Mac, porque sãom de facto bons e com melhores sistemas operativos menos submissos aos sistémicos e oas big brothers que por aí andam.
A última vez que me lixaram um disco usava um antivírus carísssimo, bastou escrever coisas menos agradáveis para os sistémicos da DGS, do MS da OMS e da CDC para me lixarem.
Agradeço a todos os que ainda se escandalizam, se apoquentam com a desgraça que observam todos os dias no nosso querido país.
Adoro o meu país e desprezo todos os vermes e invertebrados que não exercem o poder como podem e devem e se armam em calimeros porque a culpa é do código penal, das manobras.
Quando ouço o que ouvi da boca de um homem que deveria ser o Presidente do Supremo se escudar e defender desconfio que o homem não deveria ali estar a ser ouvido, que não deveria dizer o que disse, porque assim apareceu à luz do sol deste país e essa figura não o pode fazer, deve sair está a mais.
Porque não tem que se justificar, tinha de bem actuar.
Aquilo pode ser uma doença que atravessa a nossa sociedade e é má consciência.
Sobre o PGR nem falo, é um orgão escolhido por gente eleita e não pelos pares, e como isto é a Guiné com luz às vezes estamos falados.
Os políticos, os jornalistas, os lambe botas, os boys, os militares que se acomodaram e todos os outros que se acomodaram, são o que são.
Os maus existem e exercem o seu poder corrupto porque a justiça não faz o que deve e isso torna o meu país um sítio com uma nação sem Estado.

sábado, fevereiro 13, 2010  
Anonymous Atento said...

Efectivamente o nosso país está cheio de vermes.

sábado, fevereiro 13, 2010  
Anonymous Pois é said...

Diria mais: parece que não há outros que não os vermes.

sábado, fevereiro 13, 2010  
Anonymous Anónimo said...

O Juiz de instrução do processo Face Oculta garantiu, ao Diário Económico, que todas as escutas que têm sido divulgadas na imprensa foram enviadas para a Procuradoria-Geral da República (PGR). Mas a dúvida persiste: terá, ou não, Pinto Monteiro analisado as conversas em que não intervinha directamente o primeiro-ministro no alegado plano de controlo da comunicação social?

sábado, fevereiro 13, 2010  
Anonymous Olha o "pesetero" said...

O ex jogador Luís Figo afirmou hoje estar "tranquilo" em relação às suas "ações", referindo-se à notícia sobre o alegado pagamento de 750 mil euros pela Portugal Telecom (PT) para participar na campanha de José Sócrates.

sábado, fevereiro 13, 2010  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!