O "Exame Prévio" o lápis azul e a voltas dos coronéis estúpidos do dito...
Um título dedicado a uma pessoa que prezo e que me disse que não gostava de política.
Eu também não, desprezo-a mesmo e odeio os políticos e a política do depois de Abril, porque não me lembro de nenhum e nenhuma séria.
Lembro as palavras de um general, que me dizia há uns anos, que o que mais temia, era a desobediência civil e nesses tempos as coisas não se assemelhavam à tempestade que se aproxima e às nuvens que cobrem esta nossa sociedade em desagregação por corrosão dos pilares.
Dito isto, volto a uns pequenos pensamentos dedicados aos meus amigos que não gostam de política, porque, em verdade lhes digo, não vou falar de tal coisa.
Hoje vou falar sobre uma parte de um obra prima de Dostoievski, "Os Irmãos Karamazov", na parábola escrita sob a forma de poema, por Ivan Karamazov e que este recita ao seu irmão Aliocha. Jesus regressa ao mundo nos tempos da Inquisição espanhola. Embora tenha vindo discretamente, e fora do tempo, sem se mostrar, não se passa muito tempo até ser reconhecido pelo povo que lhe pede milagres a que Jesus na Sua Infinita Misericórdia e bondade acede e logo, devido ao tumulto provocado, é mandado prender pelo Grande Inquisidor.
Fechado numa cela do velho paço da Santa Inquisição, é interrogado, mas nenhum palavra lhe sai da boca.
O Grande Inquisidor explica a Jesus que a humanidade é demasiado fraca para suportar a dádiva da liberdade. Não procura a liberdade, mas pão - não o pão celeste prometido por Jesus, mas o comum pão terreno. As pessoas estarão prontas a adorar quem quer que lhes dê pão, necessitando assim, que os seus governantes sejam deuses. Assim, o velho inquisidor explica a Jesus que os seus ensinamentos foram corrigidos por forma a adaptar-se à humanidade tal como ela é na realidade : " Corrigimos a vossa obra e fizemo-la assentar no milagre, no mistério e na autoridade. E os homens regojizaram-se por serem de novo conduzidos como rebanhos e por essa terrível dádiva que lhes causava tanto sofrimento lhes ter sido enfim tirada dos corações."
A verdade que Dostoievski põe na boca do Grande Inquisidor é que a humanidade nunca procurou a liberdade, nem nunca o fará.
Trocou assim a pesada cruz de a suportar ( a liberdade), colocando-a aos pés do Grande Inquisidor.
Este, compromete-se a salvar os seres humanos da " grande ansiedade, e da agonia terrível que sofrem no presente , tendo que decidir livremente por si próprios. E todos serão felizes, todos esses milhões de criaturas, à excepção dos cem mil que os terão de governar. Porque só nós, nós que temos o mistério à nossa guarda, seremos infelizes."
Nesta parábola por muitos interpretada e que mostra o génio deste grande escritor, que nos fala na natureza humana, como poucos, leva-nos a pensar que não existem os Grandes Inquisidores, como é óbvio, pois teriam de ser santos que dedicassem as suas vidas para evitar que a humanidade fosse esmagada pela verdade.
Ao contrário de muitos afirmo que estes defensores "dos segredos para o bem comum", são humanos e muito piores que a personagem do Grande Inquisidor, porque não são personagens de parábola, são reais, são seres sedentos de vingança, dementes fanatizados ou carreiristas timoratos.
52 Comments:
Não haverá na praça nenhum advogado capaz de interpor uma providência cautelar que impeça esta gente de continuar a Governar um país que já tem 8 séculos de História, que merecia mais respeito?
Certamente o "ingenhero" tá á espera de ser deposto pelos militares, que tal ficar para a História de Portugal como o PM democrata que tentou uma ditadura e provocou um novo 25 de Abril ?? Mas pareçe que não pois eles lembraram-se dos militares e adoçaram-lhes a boca com mais investimento (vamos a ver para quando) !! Pois é estes orçamentos de estado quase nada se faz, promete-se, escreve-se lá e depois se vê !!
Viva Viva Viva O chefe, O chefe é tudo o Chefe é o PS, o PS sem o chefe não é ninguém. Para quê a liberdade. Eu com a liberdade, sinto-me só e assustado, mas a minha luz o meu amor, o chefinho, tira-me as angústias de perder o tacho não é xuxinhas-camaradas? Vão aparecer mais dados sobre os polvinhos e isso é uma violência. Tão limpinho é o menino d'oiro, cueiros tão belos, porquê remexer nesses pecadilhos. Eu, por mim, gosto de ser enganado. nem quero viver num país livre, pois a luz faz-me mal. Gosto da escuridão e o esterco cheira tão bem. Isto da Europa é giro desde que me paguem, mas essa modernice da liberdade...Nós não estamos preparados já lá dizia o camarada Salazar. Era do PS não ? Não sei bem e lá na secção ainda não me informaram sobre o que dizer...Eu por mim só queria ser presidente da Junta...
Força SOL e coragem nestas horas difíceis- é preciso desmascarar esta quadrilha, é preciso criarmos um movimento para moralizar as grandes reformas, acabar as duplas triplas reformas, as reformas douradas. Portugal devia aproveitar esta ocasião para sair à rua e lutar por uma justiça decente, uma democracia verdadeira, acabar com as mordomias dos adminsitradores das grandes empresas públicas, dos varas, etc. etc.
Felicito a liberdade de IMprensa que existe no Pais. Pode se dar opinião de tudo, falar de tudo, e ninguém é preso por isso. Por conseguinte, quando me dizem que o país está amordaçado, então não basta dar opinião de tudo e falar de tudo. E até pode se falar do Polvo. Mas quando se fala do Polvo é porque há outro Polvo na calha que se quer mostrar mas por outros meios.É pena o Sol não se vender muito. E porquê? ... Farto me de pensar e não chego lá...Se calhar o Sol ainda não descobriu qual é o Polvo que quer acabar com o outro Polvo. E tudo em nome da Verdade, que é apenas uma ideia que não corresponde realidade como dizia Pessoa
Há tempos alguém disse 'quem se mete com o PS, leva'... e também que determinados assuntos 'tinham que ser resolvidos à canelada'... pois aqui está o troco! Grande Sol, o que nos vai valendo é ainda a coragem da vossa direcção e dos vossos jornalistas, porque neste país, cada vez mais, da comunicação social ao governo, passando pela justiça, vemos um número crescente de vendidos e acobardados... bem-hajam! Restante comunicação social, sigam o exemplo, porque não falta muito, vamos todos olhar para trás, já com outro governo, e vamos saber distinguir muito bem o trigo do joio, e os homens das crianças.
Esta gente não tem vergonha na cara?..como se atrevem a pôr areia nos olhos dos portugueses?..todos que têm neurónios já perceberam que Portugal é governado por criminosos que usam o poder inerente aos seus cargos para satisfazer os seus caprichos de pessoas mal formadas...e ainda vêm para aqui uns quanto iluminados tentar defender o indefensável...com grandes prosas iluminadas e intelectuais...estão a fazer algum favor ao 'chefe', é isso?..tenham vergonha, seus otários...os Portugueses são bem mais inteligentes do que vocês pensam!..
São os robalos , agora é o polvo, vai para aqui uma bicharada... Que o abutre do Sócrates é capaz de tudo , já todos sabemos, que os seus apoiantes rastejantes (ratos de esgoto), estão à espreita para comer os restos, também sei. Só não sabia que os animais dignos que restam na selva, se deixem amedrontar com tigres de papel. É o bicho, é o bicho, vou-te devorar...
É esta a fossa séptica em que Portugal se tornou com 36 anos de governação PS+PSD!!! Espero que os seus eleitores estejam orgulhosos. Foram vocês que elegeram esta corja criminosa e traidora de Portugal! O povo português não merece a democracia pois não tem a inteligência nem a honestidade necessária para que este sistema politico seja bem sucedido.
Para gáudio dos interesses partidários e corporativos, a opinião pública é tratada como um bando de animais raivosos, atiçados por jornais e televisões sem ética ou idoneidade que tentam revogar na rua o que os portugueses escolheram democraticamente pelo voto. Esta ‘democracia’ comandada pelas empresas de comunicação social é uma farsa sem fim. Um povo ou nação que permite e se compraz com este tratamento não merece nenhum respeito. E é isso mesmo que tem recebido destas elites: desrespeito, desprezo e sobranceria
A verdade em nome da pretensa "liberdade de expressão" os verdadeiros censores lutam pelo poder! De notar que HItler e outros populistas tomaram atitudes semelhantes para lá chegar!! A direita fascista já controla muito provavelmente metade dos media ... gostava de ver clarificadas as liga~ções dos editores-chefe do Sol com os partidos de direita... assim como relembrar que ainda recentemente um certo jornalista ligado à direita também afastou-se deste mesmo jornal por "plantar" notícias... quem nos garante que isto não é mais um golpe mediático.. até agora é só fogo de vista!!!
"Ressalvando não estar em causa “legitimidade das autoridades judiciais”, que “exercem a sua competência e devem fazê-lo sem qualquer intromissão do poder político”, António Filipe frisou que para o PCP “tudo aquilo que se traduza em limitações da liberdade de expressão” é “motivo de preocupação”." mas quer o pc fazer de nós tontos? o juiz decidiu bem e tem de se respeitar, mas a limitação de liberdade é motivo de preocupação? Em que ficamos? deixa de haver lei? vamos para anarquia? está contido no ideário do partido? depois assumem o poder revolucionário? apoiados nas antigas liberdades soviéticas? ora tenham tento, alguma coisa ainda tem de ser respeitada neste país de treta....porque não apresentam, ao contrário, soluções viáveis, não mera demagogia, como todos sem excepção fazem? apresentem soluções realistas....
Com esta certeza toda não precisava, este cavalheiro Rui Pedro Soares, de se preocupar com acções cautelares, sim porque quem não deve não teme. Esta reacção só prova uma coisa. Estás metido nisto em conjunto com alguns dos políticos mais #mafiosos# que vejo nos jornais. A sabedoria popular diz que "não há fumo sem fogo" e este larga fumo por todo o lado... Pobre povo que tão mal governado andas... Lembram-se do General Inglês que um dia disse - Pobre povo que não se governa nem se deixa governar.
Este país mete-me pena lá está mais um com um cv invejável... Agora vinha esta marioneta com a providencia cautelar, pois é amanhã vou comprar o SOL para descobrir a escumalha que aqui vai. AVANÇAR COM OUTRO 25 DE ABRIL JÁ!!!
Pela boca morre o peixe, o socrates cantou de galo em Outubro de 2004 para agora ficar muitíssimo mais intalado.... como ele disse na altura, uma nódoa que lhe assenta como uma luva.
Estes jobs for the boys metem nojo! Morte aos polvos deste pobre país!
Meus caros animais do deserto! (ponto).Eu compreendo o vosso pensar e incómodo! (ponto). Claro que não houve ingerência do Governo em coisa alguma!(ponto).Eu sei que os jornalistas saniados são todos uns malvados!(ponto).Mas também sei que peo que vocês escrevem,são todos uma data de CABRÕES!(ponto).
Há montes de GENTE BOA por aí! Não podemos ficar reduzidos aos mediáticos que nos entram pela casa dentro todos os dias e que só nos dão vótimos.
Precisamos escolher bem:
1.º - não aceitar publicidade partidária;
2.º - julgar cada um per si, sem procurar ligações às entidades conhecidas como corruptas;
3.º - desconfiar de movimentos militares que tenham partidos políticos a apoiá-los;
4.º - conhecer pormenorizadamente as OPÇÕES DE VIDA de cada candidato (os curricula oficiais, às urtigas!);
5.º - Optar sobretudo por intelectuais mentalmente sãos;
6.º - repescar alguns democratas conhecidos, dos que têm sido ignorados pelos media, por ordens do poder instituído;
7.º - Exigir que todos os candidatos (seja a que for) apresentem relação de bens no país e no estrangeiro;
8.º - Meter na choldra todos os que levaram Portugal ao estado em que está e julgá-los, não permitindo que escolham os advogados de defesa (estes, devem ser oficiosos);
E, etc. etc.
Bem, vou-me deitar pois já estou a dever umas horas à cama mas quis certificar-me que o Sol não ia "morrer" hoje aos braços da máfia. Ainda assim, conhecendo bem a forma como estas cabecinhas pensadoras maçónicas pensam, estou ansioso para que chegue a manhã para saber se não ocorreram problemas na distribuição e/ou na venda. De qualquer modo, têm a internet.
São os mesmos que mandaram o avião de Sá Carneiro abaixo, incomodava muita gente, as caras é que mudaram, mas quem puxa os cordeis dos fantoches são os mesmos...aí que saudades que eu tenho desses grandes senhores, ai que falta faz aqui quem muito deu ao País...
O Noronha do Nascimento... Prematuro disse:
Eu só fiz 3 despachos, o primeiro e segundo mandei queimar porque continham elementos, o terceiro continua na prateleira porque não tem elementos.
Não era bem elementos... mas a gente compreendeu que era «O ELEMENTO»
Como aqui alguiém já disse, depois de ter acompanhado este artigo e os seus comentários (hoje também virei comentador, eu que sempre fui espectador), vou dormir porque logo quero levantar-me bem cedo para não perder o primeiro número do SOL que vou comprar desde que ele existe. E só pelo facto de todo o pessoal do SOL, todo sem excepção, ter mostrado a esta cambada dirigente que os tem no sítio (que as senhoras me desculpem mas para vós é em sentido figurado), vou ficar leitor deste jornal a partir de hoje. Será mais um leitor que ganham pelo vosso trabalho, pela vossa coragem, pela vossa desinibição frente ao poder instituído. Se antes lutei contra o fascismo, hoje luto pela devolução da Liberdade e da Democracia adquiridas pela Revolução de Abril. E vou dormir feliz porque sinto por constatar, pelos comentários expostos, que ainda existem Portugueses que não se vendem aos miseráveis. Quanto aos avençados do regime, esses sempre existiram, quer no tempo do Botas (Salazar para quem não é desse tempo), quer no regime em vigor. Nojo e desprezo absolutos pelo trabalho porco que fazem, sem direito a reply ou a uma palavra de controvérsia.
Os seus comentários são efectivamente dignos, mas dignos de quem tem uma concepção teórica da justiça e dos princípios fundamentais de direito, mas completamente desfasados da realidade.
E a realidade é esta.
O princípio separação de poderes não é aplicado. O PGR é plantado lá pelo Governo, o Presidente do Supremo é eleito por uns senhores nomeados pelos políticos. Portanto, quer que eu acredite nas decisões destes senhores?
Quanto ao direito à privacidade, além de, no meu entender, ele ser discutível no caso de titulares de altos cargos políticos, muito menos ele será aceitável quando há efectivos indícios de crime. E na gradação dos direitos, será que o PGR e o STJ conseguiram o medir o ENORME PESO que tem o direito à LIBERDADE DE IMPRENSA, que, não respeitado, pode levar à violação de OUTROS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DO ESTADO DE DIREITO. Sabe por onde começam as ditaduras? Pergunte ao amigo do Sócrates, o Chavez, ou ao Google, na China.
Será que, no mínimo, não tem dúvidas que o que está em causa nesta história da TVI não é muito mais importante do que o direito de Sócrates a não ser revelado o que ele diz ao telefone acerca de ASSUNTOS DE ESTADO? (E não da compra do andar na Castillo.)
Caro Foracomele,
Apesar da sua opinião Há uma efectiva separação de poderes, quer formal, quer funcional. Como sabe o poder judicial não reporta a nenhum outro poder, tem a mais absoluta independência do poder político.
A Democracia que eu ajudei a construir, organiza-se assim.
Poderá dizer-me, e provavelmente é verdade, que os partidos políticos, especialmente o PSD, tem um imenso poder nas magistraturas e sempre que pode e a oportunidade aparece, não de tem coibido de instrumentalizar a Justiça. Veja a criteriosa gestão política dos casos casa pia, freeport, face oculta…
Isto é um dos maiores problemas da nossa democracia, a pouca qualidade e discutível fiabilidade de alguns agentes da Justiça.
Por outro lado sobre a imprensa tenho a dizer-lhe o seguinte: è o negócio mais desregrado e selvagem da nossa sociedade não obstante a imensa legislação do sector. Como sabe a imprensa vive das vendas e não havendo receitas não há palhaços. Há quem venda batatas, arroz, bacalhau, estes senhores vendem informação popular que tem nos seus critérios editoriais os imperativos comerciais. Precisa de viver e tem a liberdade de imprensa como meramente instrumental. Serve para validar tudo e mais um par de botas. Cuidado, estão a deificar santos de pés de barro.
Não me diga como começam e como acabam as ditaduras, eu vi, é pena que muitos outros não tenham visto ou se tenham esquecido.
Os atentados contra a Democracia passam pela destruição dos seus pilares fundamentais, os políticos e os jurídicos. Isto é um atentado.
Convoco todos para uma festa no Terreiro do Paço no dia que o Sr. Sócrates e toda a sua "pandilha" se demitir! Tragam as famílias, o espumante e vamos celebrar o último dia do governo mais negro da história de Portugal!
Se os jornais e jornalistas se consideram acima da lei, que direi dos que políticos socialistas que pressionam magistrados, dos juízes socialistas que movem processos disciplinares a agentes a PJ por denunciarem casos como o Freeport, por um polvo que remete juízes como Rui Teixeira para a prateleira porque simplesmente se limitou a fazer cumprir a lei ou indivíduos ligados à política que se servem de uma complexa teia interempresarial para amordaçar a liberdade de expressão retirando a voz e o emprego aos jornalistas que comentam as cada vez mais numerosas suspeitas e crims graves contra o Estado português ?
Isto está feio, um 1º Ministro que não se safa das nódoas que deixa cair no fato. O Cavaco que em vez de Presidente da República, se arma em treinador do PSD e mestre de golpes palacianos. O PSD que sem rei nem roque mantém aquela velha senhora, a assistir impávida e serena ao bailarico eleitoral de barões e neo-barões. O CDS que entr polícias e ladrões, sempre se dispõe a dar a mão ao partido que puder assinar compras de submarinos. O PCP e o BE que vai não vai se aliam ao PSD e ao CDS. No fundo, se nem os jornais podem dar-nos um cheirinho de informação, como formaremos opinião para escolhermos qual o Mafioso que vai suceder ao Mafioso que está, que sucedeu aos Mafiosos que estiveram ??? A gente fala fala, mas quere-me que está aqui um grande molho de brócolos...
Digam lá uma coisa, anda tudo maluco?
Cova da Beira, Licenciatura, Freeport, Público, TVI, Face Oculta, Mário Crespo, mas alguém tem dúvidas?
Mas o que é que aquele político de plástico está à espera para ser ele a DEMITIR-SE?
Já agora, a vergonha que é ver o "pai da democracia" Mário Soares a defender o indefensável... mas, verdade seja dita, ele também nunca foi virgem nesta matéria...
Valha-nos a coerência da Ana Gomes. Parece que no PS só ela se afasta dos lambe botas.
Até o actual ministro da Justiça, um homem que aprendi a respeitar, está a estragar o prestígio que ganhou, quanto mais não seja na resistência ao antigo regime, prestando-se a este papel. Se calhar é como o outro, "...pai, já sou ministro"!
Atenção que o Presidente do supremo está a sentir o fogo a chegar ao rabo; diz que só lhe deram doze escutas. Parece que, além das fugas de informação, também há perda de informação! Tudo é política; daí a falta de isenção! Alguém accionou o botão, antes de tempo! Vamos lá a arrumar os gabinetes; primeiro há que destruir o que anunciamos que não temos! Que o Sol tenha sempre a ligeireza de expressar a verdade, seja contra quem for, a bem de Portugal!
Começo a acreditar, que o sol tem razão começa a estar em causa o estado de direito, mas não por via do que tem feito crer.
Quando uma Administração de um jornal, anda a brincar ao gato e ao rato com a justiça para poder desrespeitar uma ordem de um tribunal,o que é que está em causa?
Quando num comunicado de uma Administração de um jornal chama de "figura" um cidadão que tem direito a defender o seu bom nome, o que é que está em causa?
Afinal, as regras de um estado de direto é só para os outros.
Quem interpôs a providência cautelar ao Sol queimou-se e reflecte ter um desconhecimento do Poder da informação. Se o jornal não saísse para a rua, as notícias poderiam ser impressas em A4 e distribuidas na rua. Quiseram abafar o Sol mas com isso só lhe deram mais destaque, vai ter a maior venda, todos vão querer lê-lo. Se eu fosse o Director, aumentava a tiragem e até porventura o distribuia grátis esta semana, para provar que o poder não está no dinheiro, o retorno, esse virá a seguir, no aumento do número de leitores.
Sou uma leitora desde o primeiro número.
O direito á privacidade invocado pelo imberbe administrador da PT, que nunca fez nada na vida fora da política subterrãnea, valerá mais do que o direito à informação? Fazer o trabalho sujo não viola as regras de administração da PT? Henrique Granadeiro sempre vai abrir um processo interno face a uma violação grosseia do "jotinha" que foi obrigado a aceitar? E depois pior do que a censura não é a utilização do poder económico para silenciar as vozes divergentes e incómodas?
Depressa mandem para rua quem está na PT por imposição das "golden shares" ilegais face ao direito europeu e que motivaram um processo em vias de condenação do governo português por recusar a cumprir a lei e o Tribunal das Comunidades Europeias.
Rua com todos os chulos e oportunistas políticos que não acrescentam valor nas empresas! De uma vez por todas coloque-se a política fora do chiqueiro criadeo sob capa de hipócritas declarações sobre a democracia e a legalidade.
Não é verdade o que Sócrates disse sobre o caso Marcelo criado por Gomes da Silva? O que ontem tanto o indignava já não vale hoje? A mancha que atingiu o PSD não atinge o PS? Haja sentido de Estado, que é coisa que crescentemente não se vislumbra no pântano nacional. Regressemos aos valores éticos do republicanismo de servir a comunidade.
O SOL merece todo o meu respeito pela coragem face á ameaça pendente e por isso não consentiremos que o calem!
Noronha do Nascimento diz que «Supremo não tem nada a ver com escutas» do SolPor Redacção
O presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), Noronha do Nascimento, afirmou, esta quinta-feira, que aquela instituição «não tem nada a ver» com as escutas publicadas pelo semanário Sol.
«O que é que o Presidente do Supremo Tribunal de Justiça tem a ver com essas escutas? Não tem nada», disse Noronha do Nascimento em entrevista à SIC.
«O que acho incrível é que se insinue que o presidente do STJ tem a ver com escutas, quando ninguém teve a coragem e hombridade de dizer que ele não tem nada a ver», afirmou, antes de acrescentar que o «presidente do STJ funciona apenas para validar ou para não validar os despachos».
«Se querem discutir a responsabilidade política do primeiro-ministro discutam e não metam o presidente do STJ nisso», exortou.
Questionado sobre a providência cautelar interposta pelo administrador da Portugal Telecom, Rui Pedro Soares, Noronha do Nascimento disse não ter «conhecimento da decisão da providência cautelar», mas frisou que «situações destas são frequentes na Europa».
Espero que finalmente este governo saia e pela porta pequena.
Nenhum daqueles Senhores conseguiu sequer negar as escutas que foram publicadas... A sua defesa é apenas ter sido quebrado o segredo de justiça.
A desfaçatez chega a tanto que já nem se incomodam a negar (Porque não podem negar, porque é a verdade), a única defesa que conseguem fazer é dizer que foi violado o segredo de justiça??? Se foi e aquilo que foi publicado é verdade, então bem haja quem publicou.
Que vergonha... Meu Deus, que vergonha...
Sinto-me envergonhado... Não de ser Português (isso nunca) mas destes Senhores que nos governam e agora também dos Senhores que fazem justiça em Portugal.
Como é possível o nosso primeiro ministro ainda não se ter demitido? Bem... Estou a seguir atentamente as notícias, para tentar saber em primeira mão, para que país (sem acordo de extradição com Portugal) terá fugido o nosso PM. Mas de vez em quando chega a descrença... Pois quem aceitou esta vergonhosa providência cautelar foi um juiz... Outro (o maior de todos) mandou destruir escutas... Então se calhar ele não precisa de fugir... Vendo bem ainda vão para a cadeia os jornalistas do SOL por terem alertado o povinho... Ao nosso PM basta provavelmente encomendar mais uns computadorzinhos a alguma JP Sá Couto e distribuir (agora a custo 0) aos pobrezinhos deste pais (que devido à sua governação são cada vez mais) e vão ver que ainda ganha as próximas eleições com maioria absoluta...
Quando o País entra na confrontação de Juízes com a ideia generalizada do Povo, então o Estado está doente. O Povo quer saber a verdade e isso só se consegue com o conhecimento da realidade. Nenhum PM tem o direito de colocar em causa o que o Povo conquistou com muito sacrifício - liberdade. Nenhum político tem o direito de vedar ao povo a sua luta social - justiça. Nenhum cidadão, quando está inocente tem problemas em mostrar as ocorrências de facto. Então se esses senhores agem desta forma, pressionando com acções jurídicas, um jornal reconhecido, então a Democracia está doente e necessita de nova intervenção revolucionária. Segundo dizia Zeca Afonso "eles Comem Tudo e Não Deixam Nada"..... Como em muitas outras situações felicito o jornal SOL e reconheço que a luta é difícil, mas é nestes momentos que se conhecem os vencedores.
CONTRA A NOJICE
Anda tudo do avesso
Nesta rua que atravesso
Dão milhões a quem os tem
Aos outros um passou - bem
Não consigo perceber
Quem é que nos quer tramar
Enganar
Despedir
E ainda se ficam a rir
Eu quero acreditar
Que esta m**** vai mudar
E espero vir a ter
Uma vida bem melhor
Mas se eu nada fizer
Isto nunca vai mudar
Conseguir
Encontrar
Mais força para lutar...
Mais força para lutar...
Mais força para lutar...
Mais força para lutar...
(Refrão)
Senhor engenheiro
Dê-me um pouco de atenção
Há dez anos que estou preso
Há trinta que sou ladrão
Não tenho eira nem beira
Mas ainda consigo ver
Quem anda na roubalheira
E quem me anda a comer
É difícil ser honesto
É difícil de engolir
Quem não tem nada vai preso
Quem tem muito fica a rir
Ainda espero ver alguém
Assumir que já andou
A roubar
A enganar
o povo que acreditou
Conseguir encontrar mais força para lutar
Conseguir encontrar mais força para lutar
Mais força para lutar...
Mais força para lutar...
(Refrão)
Senhor engenheiro
Dê-me um pouco de atenção
Há dez anos que estou preso
Há trinta que sou ladrão
Não tenho eira nem beira
Mas ainda consigo ver
Quem anda na roubalheira
E quem me anda a foder
Há dez anos que estou preso
Há trinta que sou ladrão
Mas eu sou um homem honesto
Só errei na profissão
(Refrão)
Senhor enginheiro
Dê-me um pouco de atenção
Há dez anos que estou preso
Há trinta que sou ladrão
Não tenho eira nem beira
Mas ainda consigo ver
Quem anda na roubalheira
E quem me anda a ...
Senhor engenheiro
Dê-me um pouco de atenção
Dê-me um pouco de atenção...
A lista de 18 ex-deputados que pediram a subvenção vitalícia inclui personalidades famosas na sociedade portuguesa: Vasco Graça Moura, ex--eurodeputado do PSD, Luís Queiró, antigo eurodeputado do CDS-PP, e Alberto Arons de Carvalho, ex-secretário de Estado da Comunicação Social do Governo de António Guterres, e Luísa Mesquita, ex--PCP, são alguns.
Graça Moura é também poeta.
LISTA DE POLÍTICOS QUE APRESENTARAM PEDIDOS NO PARLAMENTO
DEPUTADOS QUE PEDIRAM SUBVENÇÃO MENSAL VITALÍCIA
Manuel António Santos PS
Vasco Graça Moura PSD
Luís Queiró CDS-PP
Joel Hasse Ferreira PS
Mário Albuquerque PSD
Rui Cunha PS
Luísa Mesquita ex-PCP
Manuel Alegre PS
Maria Carrilho PS
Paula Cristina Duarte PS
Miguel Relvas PSD
Alberto Arons Carvalho PS
José Augusto Carvalho PS
Rui Vieira PS
José Lamego PS
Leonor Coutinho PS
Pedro Santana Lopes PSD
Renato Leal PS
DEPUTADOS QUE PEDIRAM SUBSÍDIO DE REINTEGRAÇÃO
Aldemira Pinho PS
Ana Couto PS
Armando França Alves PS
Carlos Lopes PS
Cláudia Vieira PS
Elísio Costa Amorim PS
João Bernardo PS
Ventura Leite PS
Jorge Varanda PSD
Jorge Almeida PS
José Freire Antunes PSD
José Raul dos Santos PSD
Jovita Ladeira PS
Luís Carloto Marques MPT
Luís Pais Antunes PSD
Fátima Pimenta PS
Helena Terra PS
Isabel Santos PS
Matilde Sousa Franco PS
Teresa Portugal PS
Teresa Moraes Sarmento PS
Miguel Queiroz PSD
Nuno Câmara Pereira PPM
Ainda anda por aqui muita ratazana sem vergonha. Deveria era haver uma providência cautelar colectiva para esta gente que se apoderou do aparelho de estado deixe de roubar sem vergonha o erário público (nosso património colectivo). Quem não se lembra nas escutas da referência aos "nossos bancos". Há bancos do PS? Ou há bancos estatais em que os portugueses confiam (eu não!) que ninguém sabe qual o estado financeiro actual? Lembram-se da Argentina? Deixem de ser parolos. Bancos do Estado ficam mais cedo em situação de insolvência do que alguns bancos estrangeiros.
PELA LIBERDADE
Não me decepcionem mais.
Não podemos compactuar com todo o tipo de atropelos ao Estado de Direito e à Democracia.
A Democracia cumpre-se com o respeito do conjunto de regras e pelo respeito das diferentes instituições do Estado.
Não é aceitável que possamos defender o princípio de que o crime compensa.
Não podemos compactuar.
Não nos podemos deixar embarcar nas estratégias comerciais e editoriais dum qualquer jornal, atentando contra valores fundamentais.
O direito à privacidade, ao bom nome e à identidade são valores fundamentais. Nenhum homem, digno desse nome, se pode voluntariar para os alienar. Nenhum homem, digno desse nome, se pode prestar à prática do crime.
Há limites para tudo e para o abuso da liberdade de imprensa.
Estes espertos cavalheiros vão defender que não violam a lei de imprensa, nem tão pouco o valor constitucional da liberdade, uma vez que a fuga ao segredo de justiça é do sistema judiciário, e não do jornal O Sol.
Para vender jornais, numa situação de quase falência, O Sol vai defender aquele esotérico valor da liberdade de informação.
É bom que não compactuemos.
Lembram-se do Jorge Sampaio ?, esperou que o Partido Socialista tivesse um novo Secretario ( José Socrates ) para poder demitir o Santana Lopes ! - e mais, lembram-se que a data o Presidente Sampaio fez muita questão que o orçamento fosse aprovado !..........., pois agora inverteram-se os papeis :
O Presidente Cavaco só esta a espera que o Orçamento de 2010 esteja aprovado e o novo líder dos Sociais Democratas esteja encontrado, para dissolver o Assembleia.
A Vingança dos "Laranjinhas" - Quem com ferro mata, com ferro morre.......
Quando a política e a justiça se divorciam da ética, substituindo os princípios éticos básicos pelos princípios da eficácia e do respeito pelos formalismos da lei, a liberdade de informação e de expressão são a única garantia de que o bem comum não sucumbe aos interesses particulares de pessoas ou grupos.
Pode o Estalinismo ser "Delicioso"? Ou deverá ser definido como "Asqueroso"? O que se passou com a Manuela Moura Guedes, o Mário Crespo, o Eduardo Moniz e tutti quanti são à evidência manobras torpes dum político que deixa muito a desejar em termos de carácter. O fenómeno do provinciano que chega ao POder e julga que é um pequeno Rei-Sol, autocrata, absolutista,viu-se com Salazar e parece que se pretendem ressuscitar esses amaldiçoados tempos de mordaça, perseguições, retaliações e ameaças veladas ou expressas. Eu próprio que fui saneado no tempo do Cavaquistão (escrevia no semanário TEMPO sob o pseudónimo de Manuel de Portugal)tiro o meu chapéu aos jornalistas da fibra dos que escrevem no SOL chamando os boys pelos nomes e pondo às claras os escândalos, falcatruas e vigarices que a classe política dominante pratica com uma impunidade vergonhosa. Há que sobrepôr o interesse nacional aos mecanismos legais de protecção a este ou a outro qualquer primeiro-sinistro que se julgue acima de qualquer suspeita ou de qualquer punição. Força SOl a luta continua. Parabéns à equipa que tanta coragem exibe no meio do pântano de cobardia moral que grassa na sociedade portuguesa actual
Sócrates devia perceber que este tipo de atitudes só o prejudicam! Mário Crespo é um bom jornalista, com escola feita, e que não gosta que lhe mordam nas canelas!
Tem muito mais "pedigree" como cronista e pivot de um Telejornal, que muitos lacaios que diáriamente pululam nos jornais e na blogosesfera, incluindo nestes fóruns!
Admito que Sócrates fique muito mais tempo no poder, porque a cegueira do PSD chega a ser confrangedora! Mas é bom que o Primeiro Ministro não se fie na sorte!
O PSD é um partido com um caracter rural, provinciano e muito nacionalista! Dali pode sair o pior e o melhor!
Com os putativos candidatos que se perfilam no partido laranja, o Primeiro Ministro pode respirar de alívio, mas nunca se sabe o que vai sair de um congresso PSD!
Cavaco foi um bom exemplo disso! Só que Cavaco era um social democrata, ainda que conservador, acreditava no estado social como forma de contornar as desigualdades sociais, estes agora nem sabem o que são!
Só não privatizam a família, porque ainda não o podem fazer!
Já não me lembro de ver a Judite de Sousa tão "acirrada" contra um cidadão, que ainda por cima é o presidente do supremo tribunal de justiça, ou seja, o último bastião do ESTADO DE DIREITO no nosso país, pelo que o argumento dela de falta de liberdade cai logo aí por terra!!!!
Como é possivel pôr em causa daquela maneira a honestidade e seriedade de um cidadão???? Só os jortnalistas é que são impolutos neste país??? por favor....
Já não se acredita em ninguem... os Juizes e os presidentes do Supremo já não valem nada... QUEM MANDA É A COMUNICAÇÃO SOCIAL E SEUS CAPANGAS???... são os jornalistas... as Santas e impúdicas Manuelas Mouras Guedes e seus maridos (que exemplo de cidadãO ELE É....) É O Crespo com a sua maneira insidiosa de contar as coisas (eu disse CONTAR, NÃO DISSE NOTICIAR...) é a jornalista do SOL (será que ainda há sol?), Felicia Cabrita com as suas dramatizações de tudo o quer conta.... lembram-se da Casa Pia? Do apito dourado? da Noite Branca? da Face Oculta? da Moderna?... raio de mulher...sabe tudo e deve ter montes de amantes nos juizes e magistrados, pois consegue sempre romper com o segredo de justiça em todos os casos mediáticos...
pOR FAVOR, SOMOS UM PAÍS PEQUENO, TEMOS MONTES DE JORNAIS DIÁRIOS E 3 ESTAÇÕES DE tv, QUE PARA ALEM DOS CANAIS GENERALISTAS, TÊM DE MANTER OS NOTICIÁRIOS, nas outras três, 24 HORAS POR DIA....!!!
Por favor poupem-nos um pouco a este circo....
Se é verdade que os tribunais são o topo de qualquer País, também é certo que mais cedo ou mais tarde tudo se vai saber. Estamos a bater no fundo, mas talvez é isso que está a fazer falta a este país, chegar ao fundo. Só nesse momento é que é possível voltar a construir uma nação em condições. O 25 de Abril foi um acto de ruptura, que encerrou à força um conjunto de regras que eram impostas pelo regime e que não eram aceites pela quase globalidade das pessoas. Hoje, os militares não vão ter de intervir, mas os jornalistas vão ter de fazer o seu papel. Se as regras da nossa democracia permitem a ocultação de provas e a manutenção da impunidade em quem desrespeita as regras morais mais elementares, então teremos que saber da verdade à força e julgar os culpados na rua. Já chega de crimes que se conhecem e não são punidos porque as provas não são reconhecidas pela justiça. No Futebol já ouvimos de tudo e são todos inocentes, na política também, só falta aparecer um vídeo de sexo explicito no processo Casa Pia, sem poder ser utilizado em tribunal. Chegamos a um ponto em que um criminoso só é criminoso se não conseguir conviver habilmente com as regras da justiça.
Não sabia que já tinham escolhido o Primeiro Ministro e o Presidente da Républica. Já estava na altura de esta democracia madura ter como Presidente uma mulher, por sinal competente e o mesmo direi do Primeiro Ministro e já estou mais descansado, porque estou convicto, que vão terminar brevemente todos os nossos problemas com o desemprego, a Educação, a Justiça, a dívida pública e o défice. Na Justiça vão ser encerrados todos o Tribunais, porque não fazem falta nenhuma e os julgamentos continuarão a ser feitos na Praça Pública. Será assim poupado muito dinheiro. Esta será a primeira medida a tomar. Todas as outras serão ponderadas e tomadas em função das necessidades e conforme a dívida pública e o défice evoluírem. Em relação à segunda que é o desemprego, todos os que quizerem o subsidio, vão ter de ír trabalhar para as matas a fim de evitar os incendios no Verão, ou a cultivar as terras para que não se importem os produtos que estamos a comprar ao exterior. Não tenho duvidas que é desta que vamos saír da cauda da Europa.
Poucos, mas bons na manifestação.
Muitos são os chamados (os 10 mil asinantes) e poucos os escolhidos!
Ainda assim, temos 50 intrépidos defensores da liberdade! Entre quais a menina de bata branca e o Manuel Falcão que já foi chefe de gabinete de Santana Lopes.
Está visto, os blogueiros são como aquela mãe que estava aver o filho a morrer e em vez de o ir salvar relatava aos amigos o que estava a ver!
O blogaria nacional é mais ou menos como a antiga Legião Portuguesa: discursos de grande fervor e tiros de pólvora seca na altura do combate.
Os blogueiros nacionais são como os rafeiros: ladram muito mas não mordem
A blogaria só tem tesão na ponta dos dedos.
E os blogueiros iam de branco porquê? Tinham ido aos saldos das T Shirts?
E estes blogueiros para onde foram a seguir? Mandar emails? Comer chupa-chupas? Levantar o atestado médico para justificar a falta às aulas?
Dada a quantidade de blogues que assinaram a petição da concetração, e o reduzido número de manifestantes, deve haver muito boneco repetido, como nos antigos cromos dos jogadores de futebol.
É que não dá um blogueiro real por blogue virtual!
Afinal, malta, foi uma tarde bem passada! Agora atrirem postes uns aos outros. Postes, e não postas, nem bostas.
Estão mesmo convencidos, de que há liberdade de expressão?
Sim. aparentemente, há liberdade de expressão; todos falam, gritam e tal e tal..., mas os jornalistas, não a têm. mesmo que eles digam que escrevem o que lhes dá na vineta..., não é verdade: uns consciente, outros incoscientemente, eles só escrevem o que sabem que os patrões não se importam de publicar.
Ora, se os OCS, são fazedores de opinião..., como é que nós poderemos ter liberdade de expressão? Só a temos, para aquilo que sabemos, que é aquilo que nos é transmitido pelos ditos; nunca teremos liberdade de opinião e respéctiva expressão, do que ignoramos.
Que haja 10 mil peticionários a pensar deste modo,não me admira nada. Há certamente mais de 10 mil comunistas, mas esse facto não nos torna um país comunista ou governado por um país comunista. Não haverá mais de 10 mil contra esta petição? A mesma é colocada na internet, não haver mais de 10 mil que têm acesso á internet e, no entanto, não a vão assinar? Que alguém faça uma afirmação ou acusação é normal, mas os outros não são obrigados a aceitá-la ou a concordar com ela. Foram alegações falsas e não provadas e do tipo destas que correram com o Ferro Rodrigues ao Sócrates e apesar de diversas tentativas, ainda não o conseguiram fazer. Faça-se prova concreta e coloquem o homem em tribunal. Não façam acusações baratas porque nunca houve tanta liberdade de expressão. Antes havia jornais e rádios. Agora há jornais, rádios, televisões, bloques, mail's, jornais gratuitos, etc., e essencialmente muito pasquim. Pasquins a mais... Muitos deles pagos pelas empresas que se dizem grandes paladions da informação, mas também esses têm direito a viver...embora na imundíce. Não comprem boatos, rumores e jogadas baixas por certezas.
Não sei se alguém já comentou, mas a que me chamou mais a atenção foi o facto de ter feito três despachos, e não dois. Disse então que nos dois primeiros invalidou as escutas e mandou destruí-las, no terceiro validou as escutas, mas mandou destruí-las porque não continham nenhuns indícios de crime. As minhas questões são; porque é que validou as últimas e não as primeiras? Qual é o critério diferenciador entre elas? E se é coincidência ter validado as únicas escutas que não continham indício? Porque se as outras que mandou destruir também não contivessem, teria assumido, como assumiu que não existiam indícios nas outras.
Também acabou por revelar parte do conteúdo das escutas quando ignorando o segredo de justiça e mesmo os seus despachos de invalidação quando assume que o PR não era mencionado em nenhuma das escutas que lhe foram enviadas. Assumiu também que tomou conhecimento de escutas sobre as quais não tinha que se pronunciar. E porquê? Alguém me explica? Curiosidade talvez? compreendo, todos temos!
O PSTJ devolveu insultos e lançou suspeitas aos media e aos jornalistas, ao professor universitário travestido (onde é que já ouvi esta palavra??) de comentador, exaltou-se, enervou-se, confundiu-se com as escutas publicadas no Sol, que por não serem feitas ao PM, não têm nada que ver com ele. Enfim fez uma triste figura e não esteve à altura do cargo que ocupa!
Em comunicado dirigido aos diversos órgãos de informação, a Admimistração do "SOL", informou que o Jornal estará amanhã nas bancas, e por conseguite a poder ser lido pelo público.
A primeira página, segundo a SIC, tem como título " O POLVO" e com a fotografia ao lado de Jósé Sócrates.
Sousa Tavares em comentário que fêz, afirmou que este foi mais um PREGO no seu próprio caixão, pelos seus amigos mais próximos.
E que o sua carreira política aproxima-se do fim.
Por outro lado, V. Jorge Silva foi mais corrosivo:
Rui Pedro Soares foi um comissário político colocado na PT e que o mesmo não passa de um BOY, sem qualquer curriculum.
Acresecentou: Alguém acredita que Rui Pedro Sares e José Penedos se deslocaram a Madrid, sem ser a mando de alguém para comprarem a TVI ?
Estranhou ainda a rapidez com que o Juíz decidiu autorizar a Providência Cautelar, quando normalmente demora uma eternidade.
Por fim : De que tem medo Rui Pedro Soares em serem divulgadas as escutas ?
E, não acreditem que é só ele.
Por alguma razão o título de o SOL é "O POLVO".
EXERCÍCIO DE FILOSOFIA
Sokrátes buscava o Conhecimento. O seu método para alcançá-lo era o diálogo e a humildade em formular todas as perguntas.
Sócrates prefere o Desconhecimento. O seu método para alcançá-lo é o monólogo e a arrogância de calar todas as perguntas.
Um pensamento de Sokrátes - Quatro características deve ter um juiz: ouvir cortesmente, responder sabiamente, ponderar prudentemente e decidir imparcialmente.
Um pensamento de Sócrates - Quatro características deve ter um juiz: não ouvir escutas, responder obedientemente, ponderar nos riscos que corre e decidir se quer continuar a ter emprego.
Sokrátes provocou uma ruptura sem precendentes na Filosofia grega.
Sócrates provocou uma ruptura sem precendentes na auto-estima dos portugueses.
Sokrátes tinha um lema: Só sei que nada sei.
Sócrates tem um lema: Eu é que sei.
Sokrátes auto- intitulava-se "um homem pacífico"
Sócrates auto-intitula-se "um animal feroz".
Sokrátes foi condenado à morte por cicuta.
Sócrates foi condenado pelas escutas.
Sokrátes deixou-nos incontáveis dádivas.
Sócrates deixa-nos incontáveis dívidas.
Enviar um comentário
<< Home