segunda-feira, abril 05, 2010

Russos e Judeus

"Por que motivo as pessoas se comovem tanto com o conflito israelo-palestiniano e não dedicam dois minutos à situação na Tchetchénia?

Arrisco uma resposta: porque os russos não são judeus; e uma ocupação russa não tem a mesma piada que uma ocupação ‘sionista’ (belo eufemismo). Se os russos fossem judeus, não faltariam por aí marchas indignadas contra o ‘imperialismo’ de Moscovo; fotografias de Putin com o respectivo bigode hitleriano; boicotes académicos a professores russos; e a erudição do nobel Saramago a fazer comparações medonhas entre Grozny e Auschwitz. Para já não falar de obras hagiográficas sobre as ‘viúvas negras’ e respectivos defuntos.

Como os russos são russos, o que se passa na Tchetchénia não levanta uma pálpebra dos nossos humanistas. Dos nossos e dos próprios muçulmanos, sempre dispostos a choramingar pelo destino dos irmãos da Palestina mas perfeitamente indiferentes aos irmãos do Cáucaso. Da próxima vez que ouvirem uma sumidade qualquer a dizer-se ‘anti-sionista’, e não ‘anti-semita’, tenham pelo menos a fineza de não rir demasiado alto
."

João Pereira Coutinho

Divulgue o seu blog!