segunda-feira, julho 19, 2010

A enxada é de todos

"Você sabe o que é o carpooling? Não? Por sua causa é que o planeta está como está. O carpooling é a designação inglesa e "gira" para a partilha de um carro por vários passageiros. Ao que parece, se um sujeito conduz sozinho para o emprego põe em risco não só o equilíbrio orçamental como o ambiental. Se, por outro lado, todas as manhãs encher o automóvel com três ou quatro marmanjos, não saberá o que fazer a tanto dinheiro no final do mês e, de brinde, candidata-se a uma medalha da Quercus.

Mas isso é em países desenvolvidos, onde mesmo pessoas famosas apelam ao carpooling (e onde pessoas ficam famosas graças ao carpooling - quando o respectivo cadáver aparece horas depois do exercício). Em Portugal, um estudo agora divulgado conclui que pelo menos os residentes na Área Metropolitana de Lisboa padecem de uma "barreira psicológica" que os impede de viajar ao lado de desconhecidos, donde a fraquíssima adesão a esta fascinante modalidade.

Ai, as barreiras psicológicas. São elas que também nos impedem de repartir a sala de estar, a refeição ou o cônjuge com gente que nunca vimos na vida. Falta-nos em consciência comunitária o que nos sobra em individualismo, é o que é. Felizmente, para colmatar lacunas assim existe o Estado, e devem estar a rebentar por aí incentivos ao carpooling, género faixas rápidas ou desconto nas portagens. Por mim, acho óptimo, sobretudo porque trabalho em casa e há pouquíssimos candidatos a boleias entre o meu quarto e o meu computador no meu sótão. Até que, a pretexto de uma ameaça ecológica ou de pura birra, o Estado decida que o pronome possessivo está a mais
."

Alberto Gonçalves

Divulgue o seu blog!