domingo, maio 08, 2011

Mártires da pátria

"Depois da ‘euforia’ com o memorando da ‘troika’ (obrigado, Francisco Assis), a pergunta do momento já é outra: como aplicar as medidas previstas no documento?

Eu juro que não sei. Verdade que o dinheiro tem muita força – e, sem arrepiar caminho, não há pataco para ninguém. Mas, para sermos rigorosos, a União Europeia e o FMI não pretendem apenas tapar os buracos da pátria; pretendem, coisa diferente, refundar um regime com 37 anos de vícios que não se muda da noite para o dia. Ou alguém acredita que um Estado balofo, omnipresente e omnipotente, que serve de coutada exclusiva para fornadas sucessivas de próceres, lóbis e serviçais, encontra o caminho da virtude até 2013?

Falta-nos competência técnica, é um facto. Mas falta-nos também coragem política – e os partidos, antes de pensarem no país, pensam nas suas clientelas. Que, sem surpresa, já andam a rabiar por aí.

Aplicar as medidas da ‘troika’ a partir de 5 de Junho significa que os vencedores das eleições, sejam eles quais forem, não irão durar mais do que um mandato. Onde estão esses mártires?
"

João Pereira Coutinho

Divulgue o seu blog!