sexta-feira, agosto 12, 2011

Devolvam-nos o futuro, sff

"Não há futuro", cantavam os punks de Londres, três décadas atrás, nas ruas que agora ardem. Dezasseis mil polícias não controlam 16 milhões de pessoas. A ordem apenas se mantém quando a maioria da população permite que ela exista. Os governos e os políticos destruíram a possibilidade de haver paz. A política tornou-se um prato único de austeridade para quem trabalha e mais riqueza para os do costume. Os cortes sociais abruptos e cegos e o aumento do desemprego fizeram com que haja cada vez mais gente que não tenha nada a perder. Os governos liquidaram o futuro, mas esta revolta também não traz nenhuma esperança. Apenas violência, chamas e caos.

Aqueles que saíram às ruas são uma caricatura da sociedade que os levou ao beco sem saída: o plasma que roubaram na grande superfície só lhes permite ver a versão local do "Preço Certo" em ecrã maior. É este o drama da nossa época. Precisamos de uma mudança revolucionária que ponha a vida das pessoas no centro da economia. De uma sociedade que se importe com os empregos e combata os lucros fáceis da especulação bolsista. Mas nesta Europa não vemos uma força que queira transformar o caos numa destruição criadora. No Reino Unido, a 5 de Novembro, as pessoas assinalam a captura de um homem que no meio da injustiça pretendeu destruir o parlamento. Esse ao menos tinha claro que o mal é uma questão política.
"

Nuno Ramos de Almeida

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Concordo perfeitamente.
Os políticos acenaram como se faz ao burro com a cenoura, depois tiraram a cenoura e querem que o burro siga o caminho.
Claro que a grande maioria dos fizeram os distúrbios em Londres não são ladrões, no entanto roubaram.
É verdade...
Foram só os da comunidade negra que o fizeram?
Não. Foram também os filhos dos brancos da classe média em extinção, foram todos aqueles a quem acenaram a cenoura e cujos pais estavam em casa e não sabiam.
Não sabiam, mas algures nos seus pensamentos depressivos, poderiam suspeitar ou temer, ou já sabem que os filhos não têm futuro e que o roubaram.
Quando há fogo na floresta todos os animais se juntam, ontem predadores e presas, hoje com o fogo, juntos, em fuga para a frente.
Se justifica?
Claro que não posso apelar à violência, mas se o voto nunca foi a arma do povo e a violência é a única coisa que os predadores dos sistemas políticos inventados como os melhores, porque não havia melhores, diziam eles, torna a violência a única coisa de que têm medo.
Bem pode Cameron colocar os militares na rua.
Bem pode ameaçar, mas o neo liberalismo aí está,de novo, pelas mãos do FMI que comanda a política do BCE.
Depois do subprime não aprenderam, fizeram a deslocalização das empresas para venderem os produtos feitos na China que idolatram secretamente porque apenas restou uma coisa na indústria e no restante sector primário, a indústria financeira.
Sendo indústria o que produz?
Produtos de casino que empobrecem o mais rico dos ricos, através das bolsas e da desregulação dos sistemas.
A Europa do pós guerra está em agonia graças aos políticos que deixaram criar os bancos de investimento e os deixaram fazer o que quiseram, produtos financeiros altamente destruidores e especulativos.
Os políticos que criaram os "mercados", que enriqueceram de forma despudorada e que não são incendiários, são o rastilho e a gasolina que provocam os tumultos, fogos e pilhagem e vão provocar mais tumultos pela Europa e pelos USA.
Não há diferenças entre democratas e republicanos é tudo história, foi Clinton que criou os bancos de investimento, Reagan antes baixou ou simplesmente não taxava as grandes fortunas, pudera! Eles eram os seus donos e mentores.
Portanto, os verdadeiros criminosos e incendiários colocados em ecrans gigantes também podem ser os políticos que levaram a acreditar que se podia viver sem indústria e sem agricultura e que os chineses e indianos tinham mão de obra escrava e têm para vender os seus produtos, a quem deixou de ter indústria e agricultura, o estado subsidiava e os bancos financiavam, o deixa andar.
Os políticos na Europa,não falo nos USA, esticaram tanto a corda que só falta molhar, para serem enforcados nela e há muita corda ainda, pelo que poderão haver muitas forcas.

sábado, agosto 13, 2011  
Anonymous Anónimo said...

(Continuação...)

Democracia?
Votar? O voto não alimenta aquilo que as pessoas comuns querem e precisam, é a poir das ditaduras porque é feita em nome da liberdade.
Vejam o caso Murdoch, as mentiras e controles, a favorecer políticos e financeiros. Murdoch vende as mentiras e os políticos agradecem, os especuladores, enriquecem ou empobrecem,(os que não fazem parte do clã)e a isto se chama de liberdade?
Os regimes hoje eleitos no Ocidente não são representativos de ninguém, apenas votam os idiotas e os criados dos políticos.
Os chineses engoliram o anzol com chumbada e tudo, porque pensaram que também podiam ter uma classe média capaz de criar uma economia keynesiana, mas não vão ter tempo, vão também entrar em recessão porque vão ficar com os produtos que ninguém vai poder comprar e a finança e os seus mentores do "laissez faire", não podem comer moeda, embora me desse, no íntimo prazer, em os obrigar a engolir, as notas que já nem são produzidas.
Por isso, depois de ouvir as não justificações do aumento do IVA no gás e electricidade no meu país percebi aquilo que já sabia, não vai ser possível pagar aos especuladores, os dos mercados, os do FMI e os do BCE.
Os partidos são teias de interesses, são as prostitutas e os anjos das nossas imaginações e nem já têm ideologias, que ram exactamente isso nos anos 60 d século passado, por isso fazem parte de sistemas que irão ser deitados no caixote de lixo da história das utopias, por serem arcaísmos a derrubar.

Toupeira

sábado, agosto 13, 2011  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!