quinta-feira, agosto 11, 2011

O ponto de ebulição

"O IVA não é uma pastilha elástica: não estica indefinidamente. E, em Portugal, está a atingir o ponto de ebulição. Um dia destes, o IVA passará do estado líquido para o de vapor. E aí deixará de ter efeito. Mas antes de isso suceder, qualquer Governo que o tenha colocado numa cafeteira para aquecer melhor pode queimar-se. Trocar o aumento do IVA, hoje já um dos mais elevados da Europa, por uma baixa reduzida da TSU parece um "bluff" num jogo de poker: para se ter sucesso, é preciso que os outros jogadores acreditem que ele vai causar o efeito pretendido.

É uma jogada psicológica, porque para ter efeitos reais teria de ser muito mais arriscada. Mas para isso suceder teria de haver capacidade para ir buscar receitas perdidas a um qualquer oásis. Aumentar ainda mais o IVA pode ter consequências ainda mais devastadoras no já débil tecido económico nacional. A partir de certo momento, não vai haver mais receitas porque não há dinheiro para adquirir. E sabemos onde está o resto de vitalidade da sociedade portuguesa: no consumo e na circulação de dinheiro. É por isso que a troca do IVA pela TSU pode queimar os dedos ao Governo. E mostrar à sociedade que as promessas de que não haveria um assalto fiscal continuado eram teatro musicado, com muita dança e declamação, mas nada mais do que isso.

Ninguém duvida de que os portugueses, a curto prazo, vão ficar mais pobres. Mas o combate à dívida e ao défice devem ser vistos não apenas em termos económicos e financeiros, mas também com um olhar político. De outra forma, estamos a atirar o País para um micro-ondas, onde cozerá rapidamente até torrar
."

Fernando Sobral

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Não espero que queime apenas os dedos, a estes e aos anteriores, esta gente não pode escapar impune!
Sócrates não pode sair impune do dinheiro que deu dos bolsos dos contribuintes, aos especuladores dos mercados, assim chamados e alimentados pelas agências de rating.
Também não pode ficar impune o Senhor Presidente da República porque deixou andar para ser reeleito.
Portanto não há virgens impolutas nisto e ainda por cima a pedirem mais sacrifícios.
O Senhor Cavaco Silva, então PM, sabe do que falo, ele fez coisas semelhantes ao que fez o senhor Sócrates, o Senhor Guterres e o senhor que depois serviu os americanos que já servia e foi para a desgraça que hoje é a Europa, para a fazer implodir, com ou sem Euro.

sábado, agosto 13, 2011  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!