sexta-feira, abril 06, 2012

Os meninos do Goldman, os economistas de casino em geral e os batoteiros do costume...

O FMI acaba de divulgar o seu novo relatório sobre a ajuda a Portugal, resultante da terceira avaliação do programa, realizada em Fevereiro, e as conclusões não são as mais optimistas. Apesar de dizer que o programa está a ser implementado e que as metas orçamentais são viáveis, a instituição admite que há “desafios significativos” pela frente.

“Grande parte do ajustamento orçamental ainda tem de ser feito nos próximos anos. E, à medida que este ajustamento for ocorrendo, e se combinar, possivelmente, com um ambiente externo mais fraco, uma recessão mais profunda do que a actualmente prevista é bem possível”, admite o FMI.

Mas o mais preocupante é o reconhecimento, por parte da instituição, de que a receita que está a ser seguida pela troika pode, afinal, revelar-se insuficiente para resolver os problemas nacionais. “A busca simultânea da austeridade orçamental, das reformas estruturais e da desalavancagem da economia – objectivos que podem ter efeitos cruzados – aumenta o risco de que o objectivo do programa de reduzir rapidamente os desequilíbrios macroeconómicos permaneça fora do alcance no curto prazo”, admite o FMI.

A instituição destaca ainda que as taxas de juro da dívida nacional nos mercados, apesar da recente melhoria, permanecem “elevadas e voláteis” e que, se Portugal quiser regressar aos mercados em 2013, tal como está previsto, ainda tem muito trabalho pela frente para recuperar a confiança dos investidores. Para isso, salienta o fundo, é essencial “redobrar os esforços para evitar deslizes orçamentais, sobretudo em 2012, quando a recessão irá intensificar-se, e implementar as reformas estruturais de acordo com o calendário”.

Crescimento e dívida colocam dúvidas

Igualmente preocupante é o facto de o FMI admitir, neste relatório, que as perspectivas de crescimento para além de 2012 se revelam “incertas”. As previsões do fundo apontam para um crescimento de 0,3% em 2013 e de 2% em 2014, mas, salienta a instituição, isto reflecte apenas uma “recuperação cíclica” e “há mesmo alguma incerteza” quanto a estas projecções.

Para contornar este cenário, a receita do FMI não é mais austeridade, mas, sim, a identificação e adoptação de várias reformas para estimular a actividade económica. A instituição recorda que, quando foi negociado o programa, se esperava que a desvalorização fiscal (descida da taxa social única compensada com subida do IVA) desempenhasse esse papel. Contudo, até agora, “houve poucos progressos em identificar uma alternativa a isso – uma falha que os técnicos [do FMI] pediram às autoridades para resolver o mais rapidamente possível”.

Na ausência de medidas de estímulo económico, salienta o fundo, “não se espera que Portugal recupere a quota de mercado que tem vindo a perder nos últimos anos”.

Além disso, avisa o FMI, se a recessão se revelar mais profunda do que o previsto, ou se as taxas de juro da dívida forem mais altas, o esforço de redução da dívida pública fica comprometido.

A instituição prevê que o endividamento atinja o seu pico em 2013 (115% do PIB) e que desça gradualmente depois disso, estabilizando abaixo dos 80% em 2030. Mas admite que “uma combinação adversa de baixo crescimento, altas taxas de juro e um saldo primário menor colocaria a dívida numa trajectória insustentável”.

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Eu não sou economista, nem a maior parte dos Portugueses e já previa-mos que com medidas de austeridade sem qualquér
contrapartida íam levar economia ao
descalabro, as falências íam disparar e o desemprego aumentar EXPONENCIALMENTE.
NÃO ACREDITO QUE NÃO O TIVESSEM PREVISTO. Penso que é mesmo isso que estavam à espera e de muito mais. Assim comprarão
empresas estratégicas a preço de SALDO. Salvam os seus interesse financeiros e as suas próprias indústrias porque já
não seremos concorrência aos seus produtos. Tudo faz parte de um plano maior para a aniquilação, e ocupação económica
de Portugal. A culpa é dos políticos que se venderam e venderam portugal aos estrangeiros.
Será que alguém acredita que o que nos dizem os estrangeiros são coisas boas para nós Portugueses? Não
estarão a salvaguardar os seus próprios interesses? Não querem que cresçamos porque não querem concorrência
para os seus produtos e serviços ? Querem quem lhes faça o trabalho que os seus nacionais não querem fazer ?
Quém será capáz de acreditar que as políticas impostas a Portugal por potências e entidades estrangeiras são
políticas que vão tirar Portugal da Pobreza ? Será que não repararam que eles não querem que vivamos melhor,
tenhamos mais meios de subsistência e sejamos motivo de preocupação em termos de concorrência de produtos e
serviços ? A europa quér manter o Status Quo desde a 2ª GM e daí as imposições políticas da srª Merkel, da
europa e Troikas.Um dos argumentos do 25 de Abril foi porque diziam que eramos atrazados em relação ao resto da europa. Pelos
vistos querem que continuemos a se-lo. Aínda vai chegar o tempo em que povo reclamará justiça e prisão para quem destruiu portugal
em todo os seus domínios. Economia, agricultura, turísmo, pescas, acabou com a igualdade de acesso à saúde, retirou
subsídios e roubou salários. Beneficiou a banca responsavel pela crise e destruiu as empresas nacionais, provocando
desemprego, fome e miséria. Tudo isto encapotado com a mentira do progresso. Ajudou os estrangeiros a tomar conta de
portugal e entregou as suas empresas estratégicas a preço de saldo. Salvaguardou os interesses da Maçonaria, da Troika
, de Nazimerkel, da desunião europeia e do moribundo euro. Ficarão na história como os maiores bandidos que governaram Portugal

domingo, abril 08, 2012  
Anonymous Ferreira said...

Nunca gostei de bons alunos. E, por isso, não gosto desta cambada de mentirosos que nos governam. Sempre o Passos Coelhos tivesse coluna vertebral, depois das declarações que fez antes de ser o 1º Ministro, demitia-se...Assim, faria qualquer HOMEM de palavra e honra. Mas, seria esperar demais destes badamecos

domingo, abril 08, 2012  
Anonymous MNovo said...

não vislumbro nada de bom para o futuro do pais, depois do governo de Sócrates ter deixado o pais à beira da banca rota, veio o governo de direita neoliberal de Coelho e Gaspar que em vez de tentar o equilibrio entre a redução do défice público e o crescimento económico entrou à bruta apenas com o abjectivo de reduzir o défice descurando a economia, o resultado está à vista, o empobrecimento da população que vive do seu trabalho, dos pensionistas, as dificuldades das pequenas e medias empresas, os bancos a não terem margem de manobra financeira para apoiar a economia deixando de sder financiadores da actividade económica para serem proprietários de casas, concluindo se o Sócrates nos deixou na pré falencia o Coelho levou-nos para a miséria uma espécie de um buraco negro de onde vai ser muito dificil sair

domingo, abril 08, 2012  
Anonymous JCR said...

O bom aluno que continua a chumbar nos mercados...

...às vezes ser bom aluno, não prova nada.

O grau de conhecimento não serve para nada, se não existe capacidade para a sua aplicação...

Em matemática Gaspar passará com 20 (21) valores, mas em política é um zero à esquerda...

Os países governam-se com políticas, económicas, financeiras e sociais, leia-se opções estratégicas, e não com contas de mercearia que qualquer um poderia fazer...

A desculpa do Sócrates, dos mercados e da troika, já não cola, porque as opções estão a estravazar essas três catástrofes, e apenas se está a acelerar o equilibrio das contas públicas para quando se chegar às próximas legislativas se poder distribuir uns "kinder surpresa" aos pobres...

...O problema é se ainda haverá empresas, empregados e país nessa altura...!!

Onde pára a política ???

Abaixo as "contas de merceeiro", ou vamos outra vez acumular as "não sei quantas toneladas de ouro", mas não existir um país digno desse nome ?

domingo, abril 08, 2012  
Anonymous Anónimo said...

No período tenso que antecedeu o pedido de ajuda externa, o governador do Banco de Portugal (BdP), Carlos Costa, e o Presidente da República, Cavaco Silva, estiveram em permanente contacto e dividiram, entre si, audiências com os principais protagonistas económicos para pressionar José Sócrates a recorrer à intervenção da troika.
Perante a resistência que o ex-primeiro-ministro revelou, até ao último momento, foram inúmeras as intervenções de banqueiros, do governador do BdP e do ex-ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, ao longo de várias semanas – na maioria das vezes nos bastidores – para conseguir que Sócrates admitisse o inevitável. Como acabaria por acontecer às 20h38 de 6 de Abril de 2011, numa declaração do ex-chefe de Governo ao país, através da televisão, – que ficará para a história –, e depois de Teixeira dos Santos cerca de duas horas antes (às 18h02) ter quebrado a fidelidade a Sócrates, empurrando-o para o cenário que este a todo o custo queria evitar. «É necessário recorrer aos mecanismos de financiamento disponíveis no quadro europeu em termos adequados à actual situação política», anunciava o ex-ministro das Finanças, em declarações ao Negócios online.

Teixeira dos Santos era um dos protagonistas que há mais tempo pressionava Sócrates para accionar o pedido de ajuda externa. As relações entre os dois foram-se degradando e, numa altura em que já estavam de costas voltadas, Sócrates tentava provar o contrário.

Surge, então, uma notícia do Expresso online a relatar um almoço entre ambos para, alegadamente, concertarem estratégias sobre o pedido de ajuda. Quando estava numa reunião da Ecofin com Carlos Costa, Teixeira dos Santos soube da notícia e acabou por desmentir o tal almoço. «Se me perguntarem qual foi a ementa digo que foi vichyssoise», ironizou, numa referência a um célebre 'almoço virtual' da política portuguesa.

Carlos Costa é um dos actores centrais das semanas que precederam a crise. Além dos contactos com Belém, o governador também falava, quase diariamente, com o ministro das Finanças e com o primeiro-ministro para actualizá-los. Porém, estas conversas acabavam sempre com Sócrates a contrapor: «Mas eu tenho outros dados».

Carlos Costa e Teixeira dos Santos, concertados, promoveram uma reunião com Cavaco e alguns dos principais banqueiros nacionais, como Faria de Oliveira, Ricardo Salgado, Fernando Ulrich e Santos Ferreira, em mais uma tentativa para pressionar Sócrates a avançar com o pedido de ajuda externa. Na manhã de 6 de Abril outra intervenção de peso chega a Sócrates. Durante três horas, numa conversa muito dura, Mário Soares tenta convencer o ex-primeiro-ministro a pedir o apoio internacional.

Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia, foi um dos apoios de Sócrates quase até ao fim. Acreditava nele e o líder do Governo telefonava-lhe frequentemente, muitas vezes já durante a noite, para a sua casa em Bruxelas. Outro apoio, fundamental, para o primeiro-ministro foi Angela Merkel. A chanceler alemã nunca escondeu que gostava de Sócrates. E acreditava nele. Acontece que o primeiro-ministro evitou sempre revelar-lhe a verdadeira situação financeira em que Portugal vivia

domingo, abril 08, 2012  
Anonymous Coyote said...

Há muito se percebeu que este (des)Governo se prepara para confiscar a pouca riqueza de milhões para a transferir para os poderosos. Há alguma dúvida? Nunca as tive. Zurzir estes Senhores até que a voz nos doa, impõe-se, não devemos deixar que nos tomem por parvos - afastá-los seria o ideal, todavia a dita democracia rpresentativa protege-os - sinceramente não sei como dar a volta à situação, sei, mas não me quero alongar em público (se o governo e o senhor presidente fazem leis lesivas dos direitos dos cidadãos às "escondidas", os cidadãos também podem começar a pensar em alternativas, nunca às claras, está bem de ver). Esta Europa já deu o que tinha a dar, acabar com ela é obrigação patriótica. Uma União onde um pato bravo do "plateau" se permite fazer considerações sobre a Espanha, da forma como o fez, há muito perdeu a credibilidade

domingo, abril 08, 2012  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!