quinta-feira, agosto 09, 2012

A ficção governamental

"Uma das missões possíveis de qualquer Governo é tentar conseguir um balanço entre a realidade e a ficção. Pelo menos deve tentar. As crianças conseguem fazer isso. Até porque os executivos jogam com as pessoas, com a história, com a política, com a economia e com a vida. O Governo de Passos Coelho não é, acredita-se, discípulo dos ensinamentos da Maga Patalógika e, por isso, presume-se que não deseje fazer ficção à medida das verdades em que acredita. Mas as dúvidas acumulam-se, como notas de crédito numa mercearia.

Os exemplos sucedem-se como espinhos de uma rosa. O Governo quer cortar a sério nas Fundações. Um objectivo louvável, porque há Fundações só de nome. Para isso pediu um relatório para depois poder justificar o que já decidiu. Claro que o resultado está repleto de disparates. Como é que a Gulbenkian, que durante anos foi o verdadeiro Ministério da Cultura de Portugal, surge com uma classificação ridícula? Porque se duvidou da "sustentabilidade", ou seja da sua viabilidade económica. Se não desse vontade de rir poderíamos imaginar que o Governo tinha pedido a roupa do palhaço Batatinha.

Claro que a esforçada avaliação dá nota negativa ao Inatel, uma entidade útil a nível social. O avaliador esquece-se que, por culpa do Governo, ela está em regime de gestão há um ano. Mas assim já há uma desculpa aritmética para a alienar. É bastante salutar que o Governo de Passos Coelho crie ficções para se entreter. Em vez de realizar telenovelas ou filmes de acções usa métodos mais requintados como relatórios e grupos de trabalho. Mas começa a entender-se que muitas coisas, neste Governo, são ficção científica."

Fernando Sobral

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Se fosse só ficção ficaria satisfeito, se fosse só incompetência também, mas infelizmente é nepotismo e tráfico de influências que é feito à conta dos contribuintes e ao roubo dos salários dos privados e dos funcionários públicos.

quinta-feira, agosto 09, 2012  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!