sexta-feira, setembro 21, 2012

Balão de oxigénio

1/ "O que está em cima da mesa é um bolo de 2.000 milhões de euros” e que “o impacto que isto terá na economia depende do que as empresas façam", sublinhou à Reuters o CEO do BPI (Fernando Ulrich). Na sua opinião, pode ser que isto até “ajude a aguentar” uma empresa que esteja em dificuldades, dependendo do caso. “Uma empresa que esteja razoável, mas com dificuldade em vender os seus produtos, pode aproveitar para baixar os preços", acrescentou.

2/ "Por isso, a medida também tem lógica desse ponto de vista - de reduzir a atractividade dos negócios virados para o mercado interno e aumentar a atractividade dos negócios virados para mercado externo"

3/ "o BPI deverá ter um ganho de 10 milhões de euros (ME) em 2013, sendo que a Comissão Executiva do banco quer reinjectá-la a favor dos colaboradores do banco, da qualidade de serviço e da própria economia"

4/ "Outras das ideias será a de "investir em melhorias da qualidade de serviço, como renovações de balcões", estando também previsto o recrutamento de pessoas, mas sob regime de contratos a prazo. "A prazo por duas razões. Primeiro, porque não sabemos se esta medida se mantém eternamente, segundo porque o negócio bancário está a cair e provavelmente continuará a cair nos próximos anos (mais aqui)"
Interessante ele nunca falar em baixar os spreads à semelhança do que propõe para as empresas… Tem no entanto o cuidado de afirmar que a vai admitir a prazo porque o negócio dos bancos está mau… Engraçado ele incentivar a aposta nas exportações, um mercado em crise e aonde Portugal dificilmente conseguirá competir com as “chinas”…

Etiquetas: ,

Divulgue o seu blog!