sábado, janeiro 05, 2013

A irresolução de Ano Novo da Europa

"A crise da zona euro terminará em 2013, ou arrastar-se-á ao longo do ano, podendo mesmo piorar? Esta questão será provavelmente não apenas crucial para o desenvolvimento da União Europeia, mas também uma questão fundamental que afectará o desempenho da economia global.

Embora a UE necessite claramente de reformas internas, dois factores políticos externos serão fundamentais para as suas perspectivas deste ano. O primeiro é a auto-imposta falésia fiscal da América, que, se não for evitada, poderá atirar os Estados Unidos para uma recessão, com repercussões enormes ao nível da economia mundial, e consequentemente para a Europa. Segundo, uma guerra no Golfo Pérsico, em que Israel e/ou os EUA confrontem o Irão sobre o seu programa nuclear, teria como consequência um aumento acentuado dos preços globais da energia.

Qualquer um desses cenários agravaria a crise na Europa: o aumento dos custos do petróleo ou outra recessão nos EUA prejudicariam até as economias fortes do norte da Europa, para não falar dos países já deprimidos do sul da Europa. Mas, ainda assim, as consequências humanitárias – especialmente no caso de outra guerra no Médio Oriente – quase certamente suplantariam o impacto de qualquer um destes cenários sobre a crise europeia.

Na verdade, a crise na Europa só aparentemente é de natureza económica ou financeira; na realidade, é uma crise essencialmente política, revelando que a Europa carece de duas coisas: um quadro político – ou seja, uma institucionalização – para a sua união monetária, e a visão e a liderança para a sua criação.

Desde a erupção da crise europeia em 2009, a UE e a zona euro têm sofrido mudanças sem precedentes. Hoje, a zona euro está a caminho da implementação de uma união bancária, provavelmente seguida por uma união fiscal, que por sua vez levará a uma verdadeira união política que centralize a soberania sobre as decisões económicas essenciais.

Mas estes desenvolvimentos não surgiram como parte de uma estratégia. Se não tivesse existido a crise, a chanceler alemã Angela Merkel e outros líderes nacionais da UE nunca estariam preparados para tomar estas medidas. E isto não deve mudar em 2013.

Mesmo hoje, com os principais intervenientes da zona euro aparentemente convencidos de que estão fora de perigo, a tacanhez nacionalista goza de revivalismo na UE, e o desejo de mudança parece afrouxar. Em particular, Merkel quer ser reeleita em 2013, e parece contentar-se em deixar a Europa para mais tarde. Infelizmente, com as eleições marcadas para Setembro, isso significa que três quartos do ano serão desperdiçados. E, porque uma outra coligação liderada por Merkel parece mais provável (pelo menos do ponto de vista actual) que uma mudança real no governo alemão, a Alemanha pós-eleições, em caso de ausência de uma pressão renovada da crise, permanecerá apegada a uma política de pequenos passos, deixando a Europa à deriva.

Como resultado, a evolução no sul da Europa permanecerá um factor chave na determinação do percurso europeu para 2013. A depressão vai continuar, reduzindo perspectivas de crescimento económico em toda a UE e a zona euro. O fosso entre o norte rico e um sul em crise irá acentuar-se, evidenciando os seus interesses contraditórios e agravando a tendência da Europa para a separação, principalmente entre o norte e o sul, mas também entre a zona euro e o resto da UE.

O Banco Central Europeu servirá como centro de poder da zona euro ainda mais do que hoje, por ser a única instituição da união monetária que pode realmente agir. Embora o BCE não tenha absolutamente nada em comum com o antigo Deutsche Bundesbank, o público alemão não reconheceu essa realidade. Mas o facto de que o poder do BCE é apenas um substituto tecnocrático para a falta de instituições políticas democráticas da zona euro permanecerá um problema crescente em 2013.

Isto também é verdade, mais genericamente, para o domínio alemão na UE. Se por acaso subsistir sem novos regulamentos institucionais que mutualizem a sua actuação na zona euro, 2013 será um ano de ainda maior desintegração.

Também será um ano decisivo para a França, cujo governo está ciente de que, sem reformas dolorosas, o país poderá estar condenado; a única questão que subsiste é se o governo as conseguirá implementar. A resposta determinará não apenas o futuro político do presidente François Hollande, mas também o futuro da UE, porque, sem um forte tandem franco-alemão, a crise na Europa não poderá ser superada.

Enquanto isso, as tendências políticas negativas na Europa são reforçadas pela incerteza por parte da Grã-Bretanha quanto à possibilidade de permanecer na UE, pela próxima eleição geral na Itália e pelo nacionalismo agressivo em muitos Estados-membros. Diante disto, a condição da Europa está obviamente longe da estabilização, apesar de declarações recentes de alguns líderes europeus que sugerem o contrário.

A Europa em 2013 vai continuar a precisar da pressão da crise para ser capaz de encontrar uma maneira de a superar de uma vez por todas. Independentemente dos resultados eleitorais em Estados-membros importantes da UE, os europeus continuarão a não poder esperar muito dos seus líderes políticos, porque as forças na oposição geralmente não podem oferecer muito mais do que os actuais governantes. Devemos desejar à Europa um ano de sucessos, mas seria tolice apostarmos nisso."

Joschka Fischer

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