terça-feira, fevereiro 10, 2004

Em defesa dos cidadãos????

A Comissão dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados a operação policial de quarta-feira no Intendente porque os operacionais da PJ, PSP e Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) terão "invadido locais de culto religioso, estabelecimentos comerciais e residenciais, envolvendo-se numa busca aleatória, aparentemente com base na raça e aparência de cidadãos imigrantes em situação ilegal e com ligações a redes de auxílio à imigração e tráfico de pessoas e de documentação falsa".
Pelo que conheço do Intendente, os únicos lugares de culto ali existente, são bares de alterne e pensões aonde se pratica a prostituição.

A ordem não explica, mas seria interessante que o fizesse, como podiam os operacionais policiais deter cidadãos indocumentados, portadores de documentos falsos, ou sobre quem pendiam mandados de captura, sem “invadirem” os locais aonde eles se escondiam.
Provavelmente, sendo chamados pelos nomes, eles apareceriam um a um espontaneamente.
Mas aqui colocava-se um problema. Saber o nome der todos os cidadãos ilegais que se encontravam naquela altura no Intendente. Talvez tudo se resolvesse facilmente chamando-os em sentido lato, tipo “senhores cidadãos ilegais queiram ter a bondade de se aproximarem”.

Claro que uma busca que visa deter cidadão imigrantes ilegais, não pode ter como base a raça e aparência de cidadãos imigrantes. É mais fácil encontrar esses indivíduos em cidadãos de aspecto mais vulgar.
Explicando melhor. Se quero carne, é mais fácil comprá-la numa peixaria do que num talho.
Também não deixa de ter piada, a afirmação sobre queixas de residentes no Intendente, devido ao facto de as ruas terem estado muito tempo cortadas, sem que ninguém pudesse passar. É que, como se viu na TV, os residentes estavam contentes com a presença da polícia e que devia aparecer mais vezes para combater a criminalidade naquele bairro, que compromete a segurança dos residentes.

É pena que a Ordem insista mais na mediatização do que na defesa dos direitos e garantias dos cidadãos.

Divulgue o seu blog!