sexta-feira, fevereiro 06, 2004

Embróglio.

Já quase passou um ano da invasão do Iraque e, das armas de destruição ( ADM ), nem sinal.

Sabe-se o quanto é importante encontrá-las para que os Estados Unidos e a Inglaterra possam justificar, a invasão do Iraque , ao mundo.

É um facto que David Kay não encontrou “grandes depósitos de ADM recentemente produzidas”.

Mas também é facto, que ele encontrou actividades relacionadas com a produção de ADM, com a investigação e desenvolvimento de mísseis ilegais, capazes de transportar produtos letais, bem como centenas de outras actividades proibidas pelas resoluções das Nações Unidas.

Além disso, foram encontradas salas de tortura e valas comuns, aonde o regime de Saddam “acalmava” e “depositava” os seus opositores.

Mas, se não foram descobertas as ADM, será que estes motivos, só por si, justificam a deposição do regime torcionário de Saddam pela força?

É que explicações como a que os cientistas iraquianos enganavam Saddam e este o mundo, originando um sistema interno de desinformação de que o mundo exterior e os serviços de informação nunca se aperceberam, não ajudam.

Dificilmente os cientistas iraquianos conseguiriam exagerar ou efabular o que estavam a fazer, sem que o ditador desse por isso, porque os serviços secretos do regime eram eficazes.

Eficazes de tal forma, que conseguiram manter o ditador no poder, apoiado por um partido minoritário, durante décadas, contra forte uma oposição Xiita.

Xiitas esses contra quem andou em guerra no Irão.



Divulgue o seu blog!