quinta-feira, abril 01, 2004

Democracias filosóficas.

""Se a primeira regra de qualquer manual de guerra é conhecer o inimigo, perceber as suas intenções e os seus objectivos, qual é o objectivo de Bin Laden e da Al-Qaeda com as suas acções de terrorismo e propaganda?

Ao contrário do pensamento dominante, parece-me ser a de, numa primeira fase, se transformarem no movimento de referência de todo o mundo islâmico. É a acção clássica de uma minoria activa, voluntarista, determinada, militante para ocupar o poder e exercê-lo sobre uma maioria resignada. O objectivo de Bin Laden e da Al-Qaeda não é, para já, vencer o Ocidente, mas ganhar nele os trofeus que lhe permitam apresentar-se diante do seu povo como os seus heróis e salvadores. É nesta fase, de conquista de louros para garantir adesões e impedir contestações, que a Al-Qaeda se encontra. ""


Público

P.S. Não percebemos porque é que, sendo "a primeira regra de qualquer manual de guerra é conhecer o inimigo, perceber as suas intenções e os seus objectivos", o autor do texto pode afirmar que o objectivo de Bin Laden não é para já vencer o Ocidente.

Então não é preciso conhecer primeiro o inimigo para poder perceber os seus objectivos ?

Ou será que este camarada já estudou e não disse nada a ninguém?

Claro depois de bem estudado o inimigo e de muita troca de filosofia barata, já o Bin Laden venceu o ocidente há que tempos.

Estamos bem entregues.

Divulgue o seu blog!