terça-feira, agosto 03, 2004

Lá vai ela.


"A NASA lançou, esta terça-feira, a nave «Messenger» a caminho de Mercúrio, naquela que é a primeira missão de investigação científica a este planeta em 30 anos. A sonda espacial enviada ao planeta mais próximo do Sol tem como objectivo esclarecer se existe gelo em Mercúrio, bem como analisar a geologia e os campos magnéticos deste local onde as temperaturas variam entre os 427 graus centígrados e os 149 abaixo de zero.

A nave, que está preparada para suportar temperaturas até aos 449 graus, apesar do seu revestimento em cerâmica ser apenas de 0,6 centímetros de espessura, vai ser o primeiro engenho a entrar na órbita de Mercúrio. Outra das curiosidades da viagem tem a ver com o percurso da «Messenger» até ao seu destino, uma vez que o engenho percorrerá oito mil milhões de quilómetros, apesar da distância até Mercúrio em linha recta ser apenas de 80 milhões de quilómetros.

De acordo com os cientistas, é impossível viajar em linha recta, o que faria com que a viagem demorasse apenas alguns meses, até este planeta.Como isto não é possível, a «Messenger» apenas vai chegar ao destino em Março de 2011, depois de virar uma vez depois da Terra, duas depois de Vénus e três depois de Mercúrio, tendo ainda que reduzir a sua velocidade quando chegar à órbita do planeta, onde o ano dura apenas 88 dias.

O lançamento da nave que irá até Mercúrio foi feita da base de Cabo Canaveral, na Florida, às 7:15 (hora de Lisboa), após um adiamento de 24 horas, em virtude do mau tempo. A missão, inserida no programa Discovery, está orçada em 427 milhões de dólares.

A última nave que se aproximou de Mercúrio foi a «Mariner 10» que fez três passagens próximas do planeta entre 1974 e 1975, captando grandes planos do local, com imagens de pouca qualidade, segundo os padrões actuais."

Link.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

That's a great story. Waiting for more. » »

quinta-feira, fevereiro 15, 2007  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!