quarta-feira, abril 27, 2005

Excesso de poder das minorias.

"O presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, aproveitou hoje as comemorações da autarquia portuense alusivas ao 25 de Abril para criticar o excessivo poder que, na sua opinião, as minorias têm em Portugal, nomeadamente a comunicação social. Face a um poder político democrático "fraco e com fraca capacidade de resposta", disse o autarca, surgem "poderes fácticos que actuam, naturalmente, segundo os seus próprios interesses e a sua própria lógica e não, seguramente, num quadro de referência global".

"É justamente por isso que hoje é tão complicado resolver problemas óbvios do ponto de vista do interesse da maioria da sociedade - porque as diversas minorias que, em cada caso perdem os seus privilégios, têm um poder exagerado, capaz de pôr em causa qualquer resolução que, para benefício do interesse público se pretenda tomar", disse. Tudo isto, considerou, cria um "quadro de crescente ingovernabilidade que tende, demasiadas vezes, a sobrepor o interesse corporativo ao interesse colectivo
".

Nem mais. Certas minorias têm mais poder que as maiorias. O país nunca andará para a frente com tal gente. Um exemplo é a visibilidade mediática que o Bloco de Esquerda tem. Muito mais do que os partidos mais votados em relação a eles. Como explicar isso a não ser pelo controle da comunicação social por elementos discretos nos sítios chaves?

Divulgue o seu blog!