sexta-feira, abril 29, 2005

Segurança.

"Não se pode sair à rua sem ser assaltado, violada ou agredido" Não exageremos. O país é relativamente calmo e as taxas de criminalidade até são baixas. As pessoas é que são demasiado cobardes e entram em pânico por tudo e por nada. Dantes, nas épocas salazaristas em que havia "autoridade" a criminalidade era muito pior. Lembro-me do meu avô dizer que não se podia andar á noite, de automóvel, nas estradas ao pé de Castelo Branco pois os carros eram sistematicamente assaltados, até punham troncos de árvore nas estradas! O mesmo para o Pinhal de Leiria. Infelizmente a memória é fraca e tende a mitificar o passado, Nunca deve ter havido tanta segurança como agora."

Comentário de O RAIO.

Lamentamos mas tal não é verdade. Para verificar tal, basta morar ao pé de um desses bairros ou andar de comboio na linha de Sintra. De noite não há praticamente ninguém nas ruas e nos comboios além dos gangs. Todos os dias a polícia entra nesses bairros para ir buscar carros roubados e são recebidos à pedrada, a tiro, etc. Os condutores não param nos sinais com medo de serem assaltados. O IC19 está cheio de carros pela simples razão que têm medo de andar de comboio.

Mais. Quem mora nas casas à volta tem barras nas janelas. Os preços das casas são dos mais baratos da região de LIsboa. A própria polícia não quer "trabalhar" na esquadra da Amadora.

Imagine só que próprio presidente da Câmara da Amadora, disse na TV que um dia teve de dar boleia a duas senhoras que vinham a ser perseguidas por um gang que as queria assaltar. Ele próprio sugeriu que a zona fosse considerada de excepção para efeitos de tomar previdências. Morreram 3 polícias em dois meses.

Bastar dar uma olhada (clikar no sublinhado):

Marcha pela paz;

Reorganização do patrulhamento;

Autarca defende videovigilância para a Amadora;

Agressões a polícias aumentaram seis por cento em 2004;

Aumento dos gangs;

Polícia aqui não manda;

Na região metropolitana de Lisboa acontece mais de metade da criminalidade de todo o país;

Amadora é um concelho de excepção.

Dúvidas:

Como explicar a certos cidadãos que nunca ouve tanta segurança como agora:

Reclusos em casa.

Ou que podem dormir descansados:

Carro roubado abalroou três.

Ou que o filho não é assassinado por causa de um telemóvel:

MORREU POR UM TELEMÓVEL.

Ou que os próprios polícias não são assaltados:

APANHARAM-ME MESMO DE SURPRESA;

Ou que morar perto duma esquadra não dá segurança, nem mesmo à própria esquadra:

CLIMA DE MEDO À PORTA DE ESQUADRA;

Mas o que teria mais piada era trocar de lugar com eles.

Medo dos tiros, das navalhas ponta-e-mola, dos gangs.

Divulgue o seu blog!