quarta-feira, novembro 16, 2005

Novo tipo de integração.

"Não é fácil lidar com problemas que radicam na dificuldade de as populações autóctones verem território que consideram seu partilhado por cidadãos que não conseguem deixar de encarar como estranhos, mas se quisermos viver em sociedades abertas, livres e democráticas não há alternativa relativamente a uma integração plena dos imigrantes. "A população imigrante coloca hoje à sociedade portuguesa e aos responsáveis políticos desafios de integração com grande delicadeza e complexidade", afirmou Jorge Sampaio, na cerimónia de comemoração dos 70 anos do Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa (ISSSL). "

Que tal primeiro começar a controlar a imigração? Com o desemprego que grassa pelo país, controlando primeiro a imigração a integração ficava mais fácil.

Será que a solução desses desafios passa pela adaptação dos nacionais ao estilo de vida dos imigrantes? Ou seja, o próprio país é que tem de mudar para integrar os imigrantes? Antigamente eram os imigrantes que deviam respeitar as leis e as regras impostas pelo país de acolhimento. Mas a sociedade "evolui".

Se havia dúvidas que o Palácio de Belém ficava no planeta Marte, Sampaio ultimamente tem as dissipado. E não é por maldade ou coisa do género. Tal como nas outras gaffes, é mesmo por desconhecimento da realidade.

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Como emigrante que sou, ao sair de Portugal para o estrangeiro aceitei as leis e regras que me foram impostas pelo pais que me acolheu, nao foi esse pais que mudou para me acolher, mas eu, como a grande maioria dos Portugueses, que me adaptei e integrei na sociedade. Pelo que eu sei de Portugal a comunidade de emigrantes de leste esta a adaptar-se relativamente bem, qual a diferenca dos outros?

quarta-feira, novembro 16, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Este senhor não ouve noticias, está visto o desemprego aumenta e este PR vem defender a integração dos imigrantes o amigo Sampaio, não quer que os Portugueses imigrem não, não há meio de vir as eleições não para ver se este senhor vai de férias.

quarta-feira, novembro 16, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Em o Soares sendo PR, o colégio da famelga vai acolher apenas imigrantes, e as suas casinhas do Vau e de Nafarros (parece que a do Campo Grande é alugada) vão ser cedidas a organizações representativas dos ditos.

quarta-feira, novembro 16, 2005  
Anonymous Anónimo said...

"DESCONHECIMENTO DA REALIDADE " ? TANTOS POLITICOS PORTUGUESES A DESCONHECEREM A REALIDADE ?
TANTOS POLITICOS INCOMPETENTES ?
NÃO A TRAMA É MAIS PROFUNDA DO QUE O DESCONHECIMENTO...É PROPOSITADA

SEM PALAVRAS
HTTP://LATF.BLOGS.SAPO.PT

quinta-feira, novembro 17, 2005  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!